Viva o pai da aviação! :7
14 bis: 100 anos!
14 bis: 100 anos!
Já estamos o ano todo comemorando o grande feito de Santos Dumont, mas o aniversário do vôo é hoje, 23 de outubro - 1906/ 2006
Viva o pai da aviação! :7

Viva o pai da aviação! :7
*Alis Grave Nil*
-
- Veterano
- Posts: 7408
- Joined: 22 Aug 2004 21:00
- Location: Santos/SP
- Contact:
S!
Salve Santos Dumont, aquele que tornou possivel realizar o maior sonho do homem: voar! :s:




SP!
Last edited by 31_CrossBones on 24 Oct 2006 15:03, edited 1 time in total.
S!
Ainda falta um GRANDE filme voltado para este fantástico personagem da história da aviação!!
Em matéria publicada no caderno Mais! da Folha de S. Paulo deste domingo, historiadores da aviação bateram o martelo em que se não se pode considerar Santos Dumont o pai do avião (porque um invento teconlógico tem muito pais, e, às vezes mães
), com certeza é o pai da aviação, porque resolveu o aspecto crucial do vôo: a decolagem e a aterrisagem por meios próprios, enquanto o Flyer do irmãos Wright (mesmo o protótipo avançado de 1908) era um beco sem saída evolutivo na história da aviação!
Um Grande ADELPHI para ele! :s:
SP!
Ainda falta um GRANDE filme voltado para este fantástico personagem da história da aviação!!
Em matéria publicada no caderno Mais! da Folha de S. Paulo deste domingo, historiadores da aviação bateram o martelo em que se não se pode considerar Santos Dumont o pai do avião (porque um invento teconlógico tem muito pais, e, às vezes mães

Um Grande ADELPHI para ele! :s:
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
- 36_Killer-Ants
- Veterano
- Posts: 3880
- Joined: 21 Apr 2003 21:00
- Location: 1° GAvCaVi
- Contact:
S!
Nenhum dos dois - tanto o 14bis como o Flyer foram aperfeiçoados o suficiente para serem aproveitados em meios práticos na aviação - mas com certeza o 14-bis foi o primeiro AVIÃO no sentido lato da palavra e não uma Asa-voadora ou um planador motorizado como foi o Flyer 1 de 1903.
Em tempo os Wright que vão para CATApulta que os paiu!!!
O gênio por trás do mais pesado que o ar é indiscutivelmente Santos Dumont! :ok

K-A
PS: alguém já postou alguma coisa no SimHQ
Nenhum dos dois - tanto o 14bis como o Flyer foram aperfeiçoados o suficiente para serem aproveitados em meios práticos na aviação - mas com certeza o 14-bis foi o primeiro AVIÃO no sentido lato da palavra e não uma Asa-voadora ou um planador motorizado como foi o Flyer 1 de 1903.
Em tempo os Wright que vão para CATApulta que os paiu!!!



O gênio por trás do mais pesado que o ar é indiscutivelmente Santos Dumont! :ok

K-A
PS: alguém já postou alguma coisa no SimHQ

"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
M.L.K
- 36_Killer-Ants
- Veterano
- Posts: 3880
- Joined: 21 Apr 2003 21:00
- Location: 1° GAvCaVi
- Contact:
S!
Postei um texto muito bem escrito que um gringo fez para um site extinto sobre os pioneiros da aviação, lá no SimHQ.
http://www.simhq.com/simhq3/sims/boards ... 4;t=006649
Evitem dar replys polêmicos e falar dos Wright, isso não é produtivo em vez de diminuir os outros temos que exaltar os nossos

K-A
Postei um texto muito bem escrito que um gringo fez para um site extinto sobre os pioneiros da aviação, lá no SimHQ.
http://www.simhq.com/simhq3/sims/boards ... 4;t=006649
Evitem dar replys polêmicos e falar dos Wright, isso não é produtivo em vez de diminuir os outros temos que exaltar os nossos

Alberto Santos-Dumont
23 de outubro de 1906
Hoje é um dia muito agitado para todos que estão hoje no Campo de Bagtelle, em Bois, e novamente o homem que criou toda essa excitação é Alberto Santos-Dumont.
Após alguns experimentos com balões, Dumont começou a dedicar-se aos aparelhos mais-pesado-que-o-ar, como uma evolução natural para o vôo mecanizado. Em parceria com Voisin começaram a conceber o aeroplano.
As asas do Engenho são baseadas nas pipas-caixão de Lawrence Hargrave e suas superfícies principais tem um ângulo de diedro. O motor Antoinette está localizado entre as asas e a hélice fica atrás. Os controles de vôo estão na parte anterior, que é outra célula em forma de pipa-caixão que se movimenta para cima e para baixo. Finalmente tem um cestame de onde Santos, de pé, pode pilotar o engenho.
É chamado 14-bis
Eu estive com ele algum tempo atrás enquanto testava sua maquina pendurada num balão chamado Nº14. Era uma combinação bizarra! O Aéro Club anunciou um prêmio de 1.500.000 de francos para a primeira aeronave que voasse 100 metros. Monsieur Archdeacon acrescentou ao prêmio um montante para 3.000.000 de francos para quem voasse os primeiros 25 metros. Ontem Santos-Dumont informou ao Aéro Club que tentaria quebrar esses 25 metros hoje.
Um amigo do Aéro Club veio a minha casa noite passada e me contou a respeito disso, mas esqueci de perguntar a hora exata, cheguei aqui muito cedo pela manhã, Bagatelle tinha apenas algumas pessoas, então percebi o quão cedo havia chegado... Após algum tempo Santos chegou com seu 14-bis e alguns ajudantes. Falei com ele enquanto fazia os ajustes finais. Ele disse que estava esperando voar a distância estabelecida com aquela máquina, mas precisava testar algumas coisas antes de sua tentativa.
Logo após, Bagatelle estava lotada. Havia muitas pessoas: membros do Aéro Club, Monsieur Archdeacon, Fotógrafos, Repórteres e uma multidão enorme aguardando o “Petit-Santos” como ele é chamado por aqui em Paris. Ele sempre nos surpreende! A popularidade de Santos por essas bandas de Paris é impressionante. Acho que cada cidadão aqui o conhece, seus feitos no balonismo criou uma verdadeira febre pelo vôo em todos nós. Observá-lo voando é tão corriqueiro quanto ver um amigo dirigindo um motocarro.
Às 8:45hs Santos tomou sua posição dentro da cesta de comando e pôs o motor para funcionar. Ele tentou algumas corridas pela grama, e numa dessas passagens as suas rodas de pouso caíram. Foram substituídas e ele recomeçou. Ele não saía do chão. Após algumas tentativas, a hélice saiu voando e foi prontamente substituída. Os observadores do Aéro Club estavam céticos. Após esses infortúnios, Santos explicou que precisava fazer alguns ajustes, mas que mantinha a esperança firme de conseguir voar na máquina ainda hoje, Santos e seu Mecânico Chefe, Albert Chapin, juntamente com seus auxiliares trabalharam pesado e por volta das 15:45, Santos estava pronto para outra tentativa.
Mais de 1.000 espectadores compunham a multidão, esperando que Bagatelle entrasse para os anais da história da aviação. A multidão começou a cercar Santos deixando-o com muito pouco espaço para manobrar ele gesticulou para que recuassem e então o 14-bis começou a se mover através do gramado, cada vez mais rápido e mais rápido, então chegou a hora. Por alguns segundos ele se sustentou no ar como um pássaro encantado. Não lembro de ter ouvido som algum, acho não havia nenhum ruído no ar...
Então o aparelho fez uma curva graciosa para a esquerda e iniciou a descida. O pouso foi tosco e as rodas ficaram danificadas, mas o aeroplano estava intacto. A multidão estava estupefada, muitos gritavam e corriam para o aparelho e seu piloto. Santos foi arrebatado de sua cesta e carregado nos ombros de seus assistentes em triunfo! Os membros do Aéro Club estavam tão aparvalhados com aquela visão que não tomaram as medidas para validar o vôo, porém muitos espectadores, incluindo a minha pessoa, calculou que ele voou cerca de 60 metros numa altitude de 2,5 a 3 metros. O Prêmio Archdeacon havia sido ganho.
O pôr-do-sol se aproxima. A equipe de solo já levou o aparelho embora. Falei com ele enquanto deixava o campo com Monsieur Archdeacon e os membros do Aéro Club. Ele estava muito, mas muito alegre mesmo! Eu não conseguia deixar Bagatelle. Eu precisava escrever essas palavras aqui, no mesmo local, no mesmo dia. As novidades sobre Bagatelle já circulam pelo ar a nossa volta.
Paz...
Paul Tessandier
Correspondente do WWW
Nota do Editor: Em 12 de novembro, Monsieur Dumont voou seu 14-bis novamente em Bagatelle. Ele voou por 220 metros em 21 segundos e conquistou o Prêmio do Aéro Club.

K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
M.L.K
Adelphi!!!!!!!!!
Do Sonho aos Ares (Santos Dumont). Documentario de dominio público.
37MB
http://www.dominiopublico.gov.br/pesqui ... obra=17623
Do Sonho aos Ares (Santos Dumont). Documentario de dominio público.
37MB
http://www.dominiopublico.gov.br/pesqui ... obra=17623
Um conteporâneo de Alberto Santos Dumont foi Louis Blériot com que Santos Dumont chegou ate mesmo a competir na construção do "mais pesado que o ar".
Dumont e Blériot eram bons amigos e quando Blériot executou sua maior façanha, atravessar o Canal da Mancha em um aeroplano muito semelhante ao Demoiselle. Santos Dumont enviou uma carta ao amigo o parabenizando pelo feito e até mesmo "profetizando" que num futuro não muito distante o próprio Atlântico seria transposto via aérea.
Blériot enviou uma carta resposta ao amigo brasileiro com as seguintes palavras?
"Eu não fiz mais do que segui-lo e imitá-lo. Seu nome para os aviadores é uma bandeira. Você é o nosso líder."
Dumont e Blériot eram bons amigos e quando Blériot executou sua maior façanha, atravessar o Canal da Mancha em um aeroplano muito semelhante ao Demoiselle. Santos Dumont enviou uma carta ao amigo o parabenizando pelo feito e até mesmo "profetizando" que num futuro não muito distante o próprio Atlântico seria transposto via aérea.
Blériot enviou uma carta resposta ao amigo brasileiro com as seguintes palavras?
"Eu não fiz mais do que segui-lo e imitá-lo. Seu nome para os aviadores é uma bandeira. Você é o nosso líder."
Interessante esta montagem, com fotos de epóca, sobre o nascimento do avião, que como diz acima o KA uma invenção de muitos:
http://www.trekbrasilis.net/sn/cwsd/ilu ... nais.shtml
Um fato que parece desconhecido dos brasileiros:
O Flyer1 não decolava com ajuda de catapulta, e sim correndo sobre um trilho, contra o vento, já que não tinha rodas.
A catapulta passou a ser usada no ano seguinte, para compenssar os dias que não tivesse vento forte o suficiente.
O Flyer 2 em 1905 voou um percurso circular, e o Flyer3 voou por percurso de 39km!
http://en.wikipedia.org/wiki/Wright_Flyer_III
E vivas a Santos Dumont.
Sokol1
http://www.trekbrasilis.net/sn/cwsd/ilu ... nais.shtml
Um fato que parece desconhecido dos brasileiros:
O Flyer1 não decolava com ajuda de catapulta, e sim correndo sobre um trilho, contra o vento, já que não tinha rodas.
A catapulta passou a ser usada no ano seguinte, para compenssar os dias que não tivesse vento forte o suficiente.
O Flyer 2 em 1905 voou um percurso circular, e o Flyer3 voou por percurso de 39km!
http://en.wikipedia.org/wiki/Wright_Flyer_III
E vivas a Santos Dumont.
Sokol1