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Posted: 12 Jun 2006 08:54
by 36_Killer-Ants
S!

Final de semana corrido sem babá :roll:

Nos últimos dias do Reich a luftwaffe acelerou o desenvolvimento de diversas aeronaves. Uma delas apresentou uma característica inusitada no seu vôo de prova.

Pergunta 28: Qual o avião e qual seria essa característica especial?

:drink:
K-A

Posted: 12 Jun 2006 13:44
by 28_Condor
S!

Ka, "característica inusitada em seu vôo de prova" não é lá algo muito pesquisavél... não dá para especificar mais a dica?

Se fosse do plane uma característica inusitada seria a do Do-335 com os dois motores nas extremidades do avião...


SP!

Posted: 12 Jun 2006 14:29
by 36_Killer-Ants
S!

O "inusitado" era uma característica muito bem vinda que não era esperada pelos construtores.

Dicas: "Hopeless Diamond" e causou um susto na equipe que monitorava o vôo ;)

:drink:
K-A

Posted: 12 Jun 2006 16:01
by 28_Condor
S!

Seria a característica de enflexamento das asas do Me-262, que de improviso virou um achado em termos de aerodinâmica?



SP!

Posted: 12 Jun 2006 17:10
by 36_Killer-Ants
S!

Eles "perderam" o avião em questão do radar durante o vôo de teste ;)

:drink:
K-A

Posted: 12 Jun 2006 17:37
by 37_Tupan
S!

Seria o Horten Ho IX (ou Ho 229), futuro Gotha Go 229?

Já ia esquecendo! Apresentou características Stealth.

SP!

Posted: 12 Jun 2006 17:59
by 36_Killer-Ants
S!

:ok

Sua vez Tupan.

Só esclarecendo, "hopeless diamond" era o nome dado a uma forma provável de avião com tecnologia stealth que culminou no desenvolvimento do F-117.

Apesar de hoje em dia se falar em tecnologia stealth, naqueles idos os rudimentares radares dificilmente conseguiam captar o Ho-229, devido a sua pequena secção transversal e ao fato de ser construído quase que inteiramente de madeira.

Num dos primeiros testes de vôo enquanto tentavam medir a velocidade de cruzeiro da aeronave a equipe de terra entrou em pânico quando o avião sumiu da leitura do radar, pouco depois passou voando sobre suas cabeças, despertando a curiosidade sobre o porque dele não ter sido detectado.

http://www.luftarchiv.de/

:drink:
K-A

Posted: 13 Jun 2006 10:11
by 37_Tupan
S!

Killer, pelo que eu consegui achar, a baixa assinatura de radar desse avião não teria sido uma surpressa tão grande: os projetistas já esperavam issso e até planejavam usar materiais que absorviam ondas de radar. Mas eu fico desconfiado se essa não é uma daquelas "lendas" que surgem posteriormente.

Bem, como não sou nenhum especialista, aí vai uma fácil...

Mesmo não tendo sido um dos maiores ases americanos ele se tornaria uma lenda na aviação militar do Tio Sam. Contudo sua carreira militar quase foi interrompida prematuramente na Segunda Guerra, quando só tinha uma vitória aérea. Contudo, foi "salvo" por uma decisão inédita.

Pergunta 29: Quem era o piloto, o que quase o impediu de voltar a combater e qual a decisão (e de quem foi) que salvou sua carreira?

Dica: "Ace in a day" ou "five in a day".

Posted: 14 Jun 2006 13:27
by 21_Sokol1
Ô povo preguiçoso. ;)

"Ace in a day" esta na Winkpedia:
"..gaining one victory before he was shot down over France. He escaped to Spain without being captured and was soon flying with the 363rd Fighter Squadron once more, despite a strict policy that no escaped pilot should fly over enemy territory again. "
"With the help of the French underground, he evaded capture and, after carrying his appeal to return to combat all the way up the chain to Supreme Allied Commander Gen Dwight D. Eisenhower, he resumed combat operations in August. Blessed with exceptional 20/10 vision, Yeager had eyes that could “see forever.” "

Depois de sua primeira vitória aérea o Charles Elwood "Chuck" Yeager foi abatido sobre a França em 05/03/44 ao tentar um "head on" com um grupo de Fw-190, mas conseguiu escapar via Espanha, e o regulamento dizia que piloto que escapasse não poderia voar novamente sobre território inimigo. O Comandante supremo Aliado, o Gen. D.D. Eisenhower permitiu a excessão, ele voltou a ativa e pilotando seu P-51 Glamorous Glenn II em 05/10/44 abateu 5 Bf109 e em 27/11/44 04 FW190.

Image

www.chuckyeager.com

No pós guerra foi oficializado como o primeiro homem a quebrar a barreira do som - em vôo nivelado.

Sokol1

Posted: 14 Jun 2006 13:47
by 37_Tupan
S!

É isso aí Sokol. A proibição de pilotos que escaparam voltassem a oar visava proteger as redes clandestinas da resistência. Se eles fossem capturados poderiam revelar informações sobre a resistência.

Yeager e um piloto de bombardeiro conseguiram voltar a voar pois o dia D já havia ocorrido e a resistência já estava em luta abera contra os alemães. Então não havia mais o que proteger.

Se sua carreira terminasse naquele ponto, Yeager dificilmente continuaria na força aérea nem faria a carreira que fez posteriormente.

Sua vez.

SP!

Posted: 14 Jun 2006 21:22
by 21_Sokol1
Gato preto é simbolo de azar, e para a tripulação de um certo avião da WWII isto foi bem real. Porem pode-se dizer que este avião teve a "sorte" de passar para a história.

Pergunta 30: De que avião se trata, e porque passou para a história?

Dica: Apareceu até em selo postal.

Sokol1

Posted: 14 Jun 2006 23:11
by 28_Condor
S!

Esse avião foi um B-24, que passou para história como último bomber aliado a ser derrubado quando acabava a WWII...
O nome do avião era Black Cat, "Gato Preto", e parece que o nome deu azar mesmo: esse vôo era para ser cancelado mas não foi.

Os dez tripulantes morreram :sad:

Pô, que história triste :sad:


SP!

Posted: 14 Jun 2006 23:27
by 21_Sokol1
Isso ai Condor!

Consta que após o bombrum, que naquele estágio da guerra era para ser uma "corrida de leiteiro", fizeram a curva para o lado errado e foram parar sobre uma bateria de flack, que teve a sorte de acertar uns dos primeiros disparos que partiu o B-24 em dois.

Image

Toca a bola. ;)

sokol1

Posted: 15 Jun 2006 00:17
by 28_Condor
S!

Esta aqui é interessante :)

Dos aviões experimentais dos alemães, existiu um que sobreviveu "renascido" no projeto de uma das potências aliadas que invadiram Berlim e que se apossou dos projetos germânicos, desenvolvendo um modelo muito semelhante na aparência. Posteriormente, houve até uma versão "hermana".

Pergunta:

31: Que avião era esse e qual foi o jato desenvolvido por esa potência e pelos hermanos?

Dica: o fabricante do caça experimental também era o fabricante de um dos mais famosos caças alemães....

SP!

Posted: 15 Jun 2006 00:25
by 37_Tupan
S!

Ué, não seria justamente o Horten Ho IX (ou Ho 229), que virou Gotha Go 229?

Ele virou o B2 Spirit!

SP!