Re: Drop the bomb!
Posted: 21 Nov 2012 19:20
O mapa mostra o Norte Geográfico (True).28_Condor wrote:S!
O mapa te dá o hdg baseado no norte magnetico e aí voce tira -10 no sentido anti-horário para chegar ao valor baseado no norte geografico, é isso?
Então não ajusta o directional giro pela bússola magnetica?
A bússola magnética mostra o Norte Magnético.

Acontece que entre 1938 e 1942* o Norte Magnético (na Inglaterra) tinha um desvio de 10º para Oeste (Declinação negativa) em relação ao Norte Geográfico - e isto esta modelado no CLoD.

* Atualmente é (na Inglaterra) 1º e 34 minutos - preveem que seja 0º em 2050 e então começar outro cliclo de ~5.000 anos.


Então voce ajusta o direcional giro (DG) pela leitura da bússola magética, compensando -10 graus.
Ontem no Banana's o Robo ensinou um método para ajustar o DG sem precisar girar a escala da bússola.
Quando voce da "respawn" a escala vem com o 0º apontanto para 12 horas, mas dependendo do avião na pista, a agulha aponta o Norte (magnético) em outra direção. O que se faz é coincidir as linhas amarelas da escala com a agulha da bússola, verificar a leitura de quantos graus o Norte da escala esta indicando e ajustar o DG com este valor.
Para pular esta etapa simplesmente espelhe o valor da escala onde a agulha da bússola esta apontado e use o valor para ajustar o DG.

Exemplo, no "respawn" a escala esta (e sempre estará) com o 0º grau às 12 horas, mas a agulha da bússola (lado com T) aponta para 50º.
O espelho na escala de 50º é 310º (360-50), então ajuste no DG sera 310 menos os 10 da Declinação Magnética = 300.

Se girasse a escala até as linhas amarelas coincidir com a agulha da bússola, o 310 ficaria as 12:00 horas.
Outro exemplo: 285 = 75
https://dl.dropbox.com/u/10668862/ACG/N ... irror5.jpg
Obs. Considerando a "aréa de batalha" do ATAG's este ajuste nem faz diferença prática.
Mas para ser "histórico" ajuste compensando.

NOTA - Assim como tentar voar pelos "Pilots Notes", esta dica da "RL" não funciona bem no CloD.
Acontece que a sua visão da bússola é inclinada, não da para ver com precisão o número que a agulha esta apontando - no máximo estimar, com uma margem de erro de 5~8 graus.
Então melhor usar os números do "HUD".
Como exposto acima, o DG deve ser ajustado pela leitura na Bússola Magnética -10º.Então não ajusta o directional giro pela bússola magnetica?
Porem note que no exemplo que dei da missão de Blenheim no ATAG's descrito acima eu não usei a escala da bússola na base da Wimperis para mostrar o Norte Magnético e sim para mostrar o HDG que pretendia seguir.
A bússola e o DG na cabine do piloto foram ajustados para o Norte Magnético.
Sokol1