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Re: Drop the bomb!

Posted: 21 Nov 2012 19:20
by 21_Sokol1
28_Condor wrote:S!
O mapa te dá o hdg baseado no norte magnetico e aí voce tira -10 no sentido anti-horário para chegar ao valor baseado no norte geografico, é isso?
Então não ajusta o directional giro pela bússola magnetica?
O mapa mostra o Norte Geográfico (True).

A bússola magnética mostra o Norte Magnético. :P

Acontece que entre 1938 e 1942* o Norte Magnético (na Inglaterra) tinha um desvio de 10º para Oeste (Declinação negativa) em relação ao Norte Geográfico - e isto esta modelado no CLoD.

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* Atualmente é (na Inglaterra) 1º e 34 minutos - preveem que seja 0º em 2050 e então começar outro cliclo de ~5.000 anos. ;)

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Então voce ajusta o direcional giro (DG) pela leitura da bússola magética, compensando -10 graus.

Ontem no Banana's o Robo ensinou um método para ajustar o DG sem precisar girar a escala da bússola.

Quando voce da "respawn" a escala vem com o 0º apontanto para 12 horas, mas dependendo do avião na pista, a agulha aponta o Norte (magnético) em outra direção. O que se faz é coincidir as linhas amarelas da escala com a agulha da bússola, verificar a leitura de quantos graus o Norte da escala esta indicando e ajustar o DG com este valor.

Para pular esta etapa simplesmente espelhe o valor da escala onde a agulha da bússola esta apontado e use o valor para ajustar o DG.

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Exemplo, no "respawn" a escala esta (e sempre estará) com o 0º grau às 12 horas, mas a agulha da bússola (lado com T) aponta para 50º.
O espelho na escala de 50º é 310º (360-50), então ajuste no DG sera 310 menos os 10 da Declinação Magnética = 300.

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Se girasse a escala até as linhas amarelas coincidir com a agulha da bússola, o 310 ficaria as 12:00 horas.

Outro exemplo: 285 = 75

https://dl.dropbox.com/u/10668862/ACG/N ... irror5.jpg

Obs. Considerando a "aréa de batalha" do ATAG's este ajuste nem faz diferença prática.
Mas para ser "histórico" ajuste compensando. :)

NOTA - Assim como tentar voar pelos "Pilots Notes", esta dica da "RL" não funciona bem no CloD.
Acontece que a sua visão da bússola é inclinada, não da para ver com precisão o número que a agulha esta apontando - no máximo estimar, com uma margem de erro de 5~8 graus.
Então melhor usar os números do "HUD".

Então não ajusta o directional giro pela bússola magnetica?
Como exposto acima, o DG deve ser ajustado pela leitura na Bússola Magnética -10º.

Porem note que no exemplo que dei da missão de Blenheim no ATAG's descrito acima eu não usei a escala da bússola na base da Wimperis para mostrar o Norte Magnético e sim para mostrar o HDG que pretendia seguir.

A bússola e o DG na cabine do piloto foram ajustados para o Norte Magnético.

Sokol1

Re: Drop the bomb!

Posted: 21 Nov 2012 22:45
by 28_Condor
S!
Acontece que entre 1938 e 1942* o Norte Magnético (na Inglaterra) tinha um desvio de 10º para Oeste (Declinação negativa) em relação ao Norte Geográfico - e isto esta modelado no CLoD.
Bem, se alguém perguntar de novo porque vale a pena experimentar o CLOD vou apontar este post. Essse (e outros) detalhes pelo menos compensam as trapalhadas no engine.

Mãos à obra 8)


SP!

Re: Drop the bomb!

Posted: 23 Nov 2012 00:42
by 28_Condor
S!
Porem note que no exemplo que dei da missão de Blenheim no ATAG's descrito acima eu não usei a escala da bússola na base da Wimperis para mostrar o Norte Magnético e sim para mostrar o HDG que pretendia seguir.
Como não usei até hoje essa bússola da base, não entendi como funciona.... (não mostra nada quando passa o cursor por cima)

Onde tem um tutorial para usar o tools do mapinha? Dependendo de como usava o cursor dava os resultados mais espatafúrdios.
Então voce ajusta o direcional giro (DG) pela leitura da bússola magética, compensando -10 graus.
Embora já tenha feito isso varias vezes, às vezes dá uns resultado estranhos, como eu apontar o nariz do avião pra França e o DG dar 200~270 :drunk:


SP!

Re: Drop the bomb!

Posted: 07 Dec 2012 10:27
by komet163
Olá Sokol e Condor,


Dificilmente faço voos com bombardeiros, principalmente porque sou péssimo em navegação, onde vejo que vocês tem boa fluência. Mas, quase sempre não consigo acompanhar o raciocínio por traz dos textos nesses tópicos que falam sobre navegação ou coisa mais técnicas como munições, anglo de tiro etc.

Bom, gostaria que vocês, se possível, utilizassem uma linguagem mais clara e de fácil entendimento, acho que isso vai ajudar muita gente!

Outra coisa importante, vocês tem algum manual para iniciantes na navegação, que possa ser aplicado no CloD para os dois lados (alemães e ingleses)? Com certeza também isso deverá ajudar muito!

Obrigados meus caros.

Re: Drop the bomb!

Posted: 07 Dec 2012 11:40
by 28_Condor
S!

Komet, tem também este post que deixa as coisas um pouco mais claras:

viewtopic.php?f=70&t=20814

Não temos um manual sobre navegação no CLOD, infelizmente, também porque acho que só eu e o Sokol usamos Blenheim aqui no Brasil :P

Mas não se assuste com a complexidade da coisa, no inicio achava que ligar o Blenheim era como startar o ônibus espacial, mas hoje é tão fácil quanto ligar meu carro :)

Conselhos:

- Primeiro se familiarize com os controles, startup, e trimagem.
- Depois se familiarize com os mostradores de altitude, velocidade, razão de subida e bank - apenas voe intuitivamente mas observando o que acontece com cada um a medida que muda velocidade, trimagens e ângulos de arfagem (nariz pra cima ou pra baixo).
- Depois disso estude navegação, porque a navegação é muito afetada por esses fatores.
- A partir daí poderá treinar skipbombing e depois bombardeio nivelado.


SP!

Re: Drop the bomb!

Posted: 07 Dec 2012 11:44
by 21_Sokol1
utilizassem uma linguagem mais clara e de fácil entendimento...
Komet1

Mas a gente esta falando em "abobrês". :rofl:

Bem, manual a não ser os voltados para a aviação real, e por isso em linguagem técnica "pesada", eu não conheço.
Os "simuleiros" sérios do FSX/XPlane usam estes.

Fora isso apenas estes "fragmentos" adaptados para a simulação de vôo, espalhados pelos foruns por ai.

No CloD a navegação é bem simples, pois a aréa do mapa usada online é pequena.

O jeito mais fácil (IMO) de começar a lidar com isso é imaginar um relógio sobre o mapa, com o Norte às 12 horas.

Depois substitua o relógio pela "Rosa dos Ventos" e aprenda a espelhar os rumos, exemplo se vai rumo 90º a volta
deve ser 270º.

Eu, voando de bomber não costumo voar em linha reta para o alvo, pode ser o caminho mais curto, mas é o mais perigoso.
Vôo seguindo waypoints que determino, o que torna necessário um certo "Dead Reckoning" se um dos waypoints é sobre o mar - mas nada
cronometrado, é na base do "achometro". :) Como no CloD os alvos são "perto", eventuais desvios não influenciam, corrige-se
visualmente na perna final.


Sokol1

Re: Drop the bomb!

Posted: 07 Dec 2012 15:15
by 28_Condor
S!

Se quiser treinar (a forma mais rápida de aprender os macetes acima) podemos nos encontrar no ATAG, geralmente apareço lá as sextas-feira pelas 22:30~-+ se a anti-aérea da patroa não estiver afiada :P

Qual o seu nick no ATAG?



SP!