Congonhas: cai avião airbus 320 TAM voo 3054

Aviação real no Brasil e no Mundo.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Sons gravados:
18h45
Cabine: Pista à vista
Cabine: Pergunte à torre sobre condições de chuva e se pista está escorregadia
Cabine: TAM em aproximação final
Torre: Está molhado e está escorregadio....
... TAM 3054 autorizado para pousar, a pista está molhada
Cabine: Tira
Vot 2 - Ok
Hot 1 -
18h48
- Retardar
- Som do movimento do acelerar
- Som do aumento do barulho do motor
- Reverso número um apenas
- Spolier nada
- Olhe isso
- Desacelera, desacelera
- Vai, vai
- Vira, vira
- Pára, pára
- Vira, vira
Som de barulhos de batida
- Ah, não
Pausa nos barulhos de batida, sons de gritos, sons de barulho de batida
Olhe isso, desacelera,

eu não consigo,

oh meu deus, oh meu deus, vira, vira”.

E há um barulho de batida em seguida.

Depois ouve-se uma voz masculina dizendo “ah não”.

Som de gritos, uma voz feminina e um som de batida.
Sokol1
Hades

Post by Hades »

:s:

Querem criticar o Aeroporto, que o pouso é difícil??

O que diriam os pilotos que pousam em Hong Kong, na Malasia, em St Martin, na Ilha Madeira.

Para isso basta ver as aterrissagens no Youtube, cada situação de pouso horrível e mesmo assim os aeroportos funcionam muito bem e com grande número de pousos e decolagens.

O problema é que querem sempre achar um culpado, geralmente é o governo ou o piloto (morto), quando na verdade são N fatores que contribuem para o acidente, e pela transcrição parece que o spoilers não funcionaram.
"...
Som do movimento do acelerar
Som do aumento do barulho do motor
- Reverso número um apenas
- Spoiler nada
- Olhe isso
- Desacelera, desacelera
- Eu não consigo, eu não consigo
- Vai, vai
- Vira, vira
- Pára, pára
- Vira, vira
..."
Com certeza foi um dos fortes fatores que contribuiram para o acidente, sem esquecer que o A320 tem auto throttle, e isso pode também ter contribuído a não redução do avião, já que para fazer o reverso o motor ganha potência, então não é difícil de supor que o motor direito estava acelerando quando deveria estar na lenta.

Preferia mil vezes que estes sanguessugas fossem mais coerentes e tivessem divulgado apenas dados técnicos, ou gráficos do acidente.

Abraços
SP!
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca

Post by 11_Aerroc »

Paisinho de merda!

Ao invés desse bando de inúteis estar discutindo como resorver os problemas da aviação, estão fazendo um picadeiro pra ter audiência. E em cima de um assunto que não possuem a mínima, a menor condição de julgar. E alguns lá ainda querem falar em não divulgar a gravação pra preservar a população... vai se fuder, já desrespeitaram tudo, quem não quiser ouvir que mude de canal. Pelo menos assim dá pra ter alguma noção da merda que estão fazendo. E até parece que fariam essas seções reservadas...e a audiência!? :evil:
E mesmo assim, isso é Brasil, enquanto o "único" (:lol:) original estava sendo trancado num cofre em Brasilia, o conteúdo já estava na edição de um grande jornal do país!! :shock:

Isso é Brasil!
Sinto muito aos patriotas, mas concordo com o Costa, estou aqui porque nasci aqui e não tive oportunidade de ir pra outro lugar melhor.
A única coisa que me orgulho é da natureza que tem aqui, e AINDA não terminamos de consumir. E neste assunto, só quando se fala em internacionalização que aparecem os patriotas...
Aerroc
Light as air, hard as rock!
22_Ponte
Engrenado
Engrenado

Post by 22_Ponte »

S!

É tudo um nojo mesmo.

E nós aqui no site também estamos colaborando com isso ao postar as transcrições.

Falamos mal deles mas estamos fazendo o mesmo.

É a minha opinião a de que estamos agindo da mesma forma. :sad:

SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
Shinke
Marraio
Marraio

Post by Shinke »

S!

Bem, creio que o problema não é ser patriota ou não...mas sim a questão de direito. Não sou advogado, mas me sinto lesado. :evil:

Pra mim, o pior é ver um tremendo circo, com palhaços engravatados discutindo a "morte da bezerra"...mostrar ou não o que aconteceu não vai trazer de volta as pessoas que morreram. :evil:

Eles não tem MESMO a mínima condição de julgamento. Ví o próprio Brigadeiro avisando que o País devera arcar com as consequências da divulgação do material... :twisted:

É duro ver que o próprio congresso brasileiro é motivo de piada...é duro ver o deputado QUE EU ajudei a se eleger(Marco Maia) colocando dentro de um cofre um material que já tava sendo editado pelo jornal...p.s. e todas as emissoras de TV gravando... :loco:

como eu já coloquei em outro post.:

http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... ic&t=12954

CHEGA! :nuts: :x

SP!
Abraços,
Krauthein
01_Urubu
Engrenado
Engrenado

Post by 01_Urubu »

Espera aí Ponte, uma coisa não tem nada haver com a outra!

O Brigadeiro responsável pela investigação, bem como o Ministro da Aeronáutica deixaram muito claro que o Brasil é signatário de um acordo internacional que proibe a divulgação destes dados ANTES de concluída a investigação.

Foi ressaltado que um tratado internacional não sobrevalece sobre uma lei nacional, e isto é verdade. É um dos princípios de direito estatuídos na nossa constituição.

O problema é que, com relação à esta matéria ( acidentes aéreos, divulgação de conteúdos de investigações de acidentes aéreos) , não há lei brasileira que tenha revogado o tal tratado de segurança de vôo. A Lei brasileira é NÃO DIVULGAR ANTES DE CONCLUÍDA A INVESTIGAÇÃO!

Se os deputados queriam saber do conteúdo, tudo bem, eles estão investigando, mas não poderiam ter vazado a porra toda, e pior, como fizeram!!!! eles tomaram conhecimento do que estava alí registrado junto comigo porra, que nada tenho com isso!!!!! Em cadeia nacional!

Foi uma barbaridade, ao "arrepio da lei" como gostam de escrever os causídicos mais antigos. Rasgaram o acordo, a constituição, a vergonha, a responsabilidade, tudo, na frente da TV, mais uma vez, só para aparecer e fazer jogo de cena, não tenha dúvidas!

CPI é investigação e julgamento político apenas, e só! Justamente por isso, e por darmos o enfoque equivocado, de leigos aos que estes pulhas fazem é que nossa sensação de insegurança e de impunidade cresce a cada dia, pois só o que eles estão fazendo alí é jogo politico. Só isso.

Uma palhaçada atrás da outra, tô de saco cheio, puto da vida!!!
*Alis Grave Nil*
22_Ponte
Engrenado
Engrenado

Post by 22_Ponte »

S!

Uruba.

Posso ter generalizado ao comparar a gente com aquele bando de pulhas, mas publicar as transcrições da cabine é, para mim, fazer a mesma coisa que o UOL, G1 e qualquer outro meio de comunicação faz.

Isso não diferencia o nosso ato do deles.

O desejo de publicar em primeira mão os últimos minutos de vida de um monte de gente é terrível e errado do meu ponto de vista. E os familiares dessas pessoas, e o pai do piloto como deve estar se sentindo. Aqui no meu trabalho todo mundo já diz que a culpa é do piloto.

É brincadeira. Até parece que o cara levantou de manhã e pensou "hoje vou me matar e levar mais uns 200 comigo."

Eu acho errado isso.

SP!
Jambock__22 - Ponte
Nabakov
Marraio
Marraio

Post by Nabakov »

Caros amigos,

Não vejo maior gravidade em divulgar as gravações diante do acontecido. Acho que foi um reflexo dos desatinos cometidos diante da tragédia. Acusações precipitadas (feitas por leigos), oportunismo político (para atacar adversários e esconder outras falcatruas que esquecemos), falta de ética jornalística e etc. Todo um conjunto de coisas que, aí sim, nos faz corar de vergonha do nosso país.

Tragédia de avião é raridade! Seja qual for a falha, isso não importa, é manchete. Ao contrário dos acidentes de automóveis que, nestas férias de julho, mataram o equivalente a 5 aviões da TAM. Quem se importa com isso? De quem foram as culpas? Dos motoristas, do carro com defeito, das estradas com chuva e aquaplanagem? Não vão fazer Groove nas estradas? Mas o motorista não estuda para tirar a carteira e sabe como se portar com a pista molhada? Nada disso importa, não rende manchete, nem seriado de TV, nem vira munição na mão de político leviano. Esquecem que motorista também tem família.

Aprendemos cedo a vaiar os políticos, logo vamos aprender a vaiar a imprensa e todo o resto. Quem sabe um dia vamos aprender a nos vaiar olhando no espelho, afinal, nosso espelho hoje é tudo isso que está aí.

Nosso país já ficou para trás, numa curva qualquer, numa estrada qualquer.

Abraços,

Nabakov
01_Urubu
Engrenado
Engrenado

Post by 01_Urubu »

Ponte, eles são jornalistas, nós somos a sociedade. Estamos debatendo, eles noticiando.
*Alis Grave Nil*
Andre_Lutz

Post by Andre_Lutz »

01_Urubu wrote:Na boa....sou contra divulgar a gravação da caixa de voz. Até engulo uma trasncrição, mas ainda assim acho errado. Isso só compete aos investigadoresw e autoridades envolvidas na investigação.

Mas como ela já foi requisitada pela CPI, eu dou a cara a tapa que até o fim de agosto essa porra toda aparece na mídia. Vai vazar, com certeza absoluta.
Deixar nas mãos das mesmas pessoas que não sabiam o que era uma caixa preta e mandaram um pedaço qualquer do avião enquanto a caixa preta ia para o depósito junto com o entulho.

Não confio no governo, quanto mais oculto as coisas mais falcatruas ocorrem, informação é para ser divulgada e não escondida.
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca

Post by 11_Aerroc »

Acho que minhas deduções estavam erradas!
A Globonews mostrou um procedimento da Airbus para pousos com um dos reversos travados, que é justamente puxar AMBAS as manetes para a potência em reverso!

Portanto, significa que o piloto realmente deixou o manete direita avançada... :sad:
Aerroc
Light as air, hard as rock!
Hades

Post by Hades »

Ponte

Pode estar certo que você tem muito, mas muito mais, condições de saber o que estava acontecendo na transcrição do que os membros da CPI, que até hoje não tiveram a descência de se declararem ignorantes neste assunto, e chamarem uma assessoria ou consultoria para ajudá-lo, tando que a leitura foi interrompida várias vezes para que o Brigadeiro Kersul explicasse o que tal frase ou nomenclatura dizia, até a palavra touchdown a Deputada ou Senadora, nem me lembro que raça é, que é professora de inglês não teve a noção de associar a palavra com o toque do trem de pouso na pista, tamanha a ignorância sobre o assunto.

O nosso intuito aqui é simplesmente debater para que cada um possa formar uma opinião sobre o fato, vez que infelizmente vem sendo deturpado por conta de interesses políticos outros que os valham, e a imprensa que deveria informar com isenção não está cumprindo com o seu papel, está mais desinformando a sociedade do que informando, isso sem dizer que está manipulando as informações, como assisti mais tarde o apresentador do "Em Cima da Hora" Globo News, falando que pelas transcrições o piloto tentou frear o avião até o fim. e pelas trasncrições notasse que há uma luta dos pilotos para tentar DESACELERAR o avião, e que os SPOILERS não funcionaram, estavam na posição ZERO (NADA), aí veio o espanto dos pilotos (OLHA ISSO).

Como todos nós sabemos são vários fatores que causam um acidente desta proporção, porém entendo que o menor contribuinte neste caso foi a pista, não que a pista curta e molhada esteja isenta, mas que não foi o fator causador, isso não foi.

Aerroc

Entendo sua decepção, pois também estou decepcionado, revoltado e triste com toda esta palhaçada, não estão respeitando a dor dos cidadãos que perderam seus entes queridos, porém, não é o País que é de Merda, infelizmente todos nós temos culpa, quando não cobramos uma participação mais decente do nosso representante político ou do partido que temos simpatia. Temos que nos aliar e começar a fazer pressão, cobrar mudanças sérias e já, não podemos simplesmente falar que o país é de merda e não fazer nada para mudar.

Abraços
SP!
Hades

Post by Hades »

Ontém veio aqui em casa um amigo que é piloto comercial, ele estava me explicando, que o A320 tem a questão do computador de bordo que pode não ter entendido que motor da direita estava sem reverso.

Que quando o reverso é acionado, a turbina se abre mudando o fluxo de ar, porém para isso acontecer, coloca-se o motor em lenta (idle), e quando puxa as manetes para reverso o motor ganha potência, ou seja, reacelera, então sendo que o motor da esquerda estava funcionando o reverso e o da direita não, muito provavelmente o da direita estava acelerando, tranvando os Spoilers e não acionando o freio automático.

Quem lembra daquele acidente com um A319 ou 320 numa feira aérea da França? O piloto queria arremeter e o computador entendeu que era pouso, e deu-se a merda.

Abraços
SP!
22_Ponte
Engrenado
Engrenado

Post by 22_Ponte »

S!

Ok pessoal, entendo o ponto de vista de vocês.

Só não acho certo fazer um circo sobre os últimos segundos de vida de duzentas pessoas. É o que estão fazendo ao publicarem as transcrições da cabine. Então que divulgassem os dados do computador de bordo.
O jeito como foi feito, pra mim parece que estão exumando em praça pública todos os mortos.

SP!
Jambock__22 - Ponte
wolfxx
Manicaca
Manicaca

Post by wolfxx »

Reconstituição do acidente pelo El Pais

http://www.elpais.com/graficos/internac ... int_1/Ges/
Post Reply