Congonhas: cai avião airbus 320 TAM voo 3054

Aviação real no Brasil e no Mundo.
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Shinke
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Post by Shinke »

S!
vez que infelizmente vem sendo deturpado por conta de interesses políticos outros que os valham, e a imprensa que deveria informar com isenção não está cumprindo com o seu papel,
Falando nisso:

http://observatorio.ultimosegundo.ig.co ... =444IMQ002

Até agora é mera especulação...mas como eu já coloquei no início do post, fico do lado de quem pilota. Aliás, não sei se pilotar é o termo correto, pois não é mais manche, mas sim joystick. :roll: ... computador não reconhecer uma manobra do piloto? - e já aconteceu um incidente com um outro A320 DA MESMA FORMA????? :cry: fala sério
Vocês viram a cara do Brigadeiro Kersul de desconforto perante a situação??

Piada

SP!
Abraços,
Krauthein
02_Weissheimer
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Post by 02_Weissheimer »

09_Hades wrote::s:

Quem lembra daquele acidente com um A319 ou 320 numa feira aérea da França? O piloto queria arremeter e o computador entendeu que era pouso, e deu-se a merda.

Abraços
SP!
Depois desse acidente foi revisado todo o procedimento do controle do AIRBUS. Querem comparar acidentes? tem dois assim que a TV esta mostrando o tempo todo, ambos com manetes em posição errada.

Mais um detalhe o Controle do AIRBUS identifica e não permite que avião tome uma atitude de risco, isto o computador não deixa acontecer, ex. um tuneau, caso o piloto quisesse arremeter ele acelerava e ganhava velocidade e o computador ia deixar, o automatismo do avião é somente para evitar uma situação de risco ( looping , caso o piloto puxe rapidamente o Joy ou manche, tanto faz tudo é controle! )
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JRRJ

Post by JRRJ »

Tambem vi a materia no jornal nacional. Pra complementar, quando o reverso é pinado, o computador de bordo entende e NÃO acelera a turbina.

Uma outra questão que foi apresentada era que a manete poderia estar um pouco acima de idle e por isso o problema dos spoilers nao serem acionados.

Apresentaram tambem a entrevista de um especialista em acidentes (Francês), aopsentado, e atualmente presta serviços de segurança para a França que disse que as chances do computador interpretar errado um comando é de uma em alguns bilhoes(ou milhoes?).

Agora, depois de ler as transcrições, que o O Globo colocou o original em PDF, começo a pensar em falha da aeronave. Mais tem um detalhe importante me chamou atenção: no momento da falha do spoiler não seria correto arremeter imediatamente?.

E continuo com a certeza absoluta que o comandante não deixaria a 2 em posição de aceleração.

Realmente só com a integração da duas blackbox é que se poderá chegar a uma comclusão.

11_Aerroc wrote:Acho que minhas deduções estavam erradas!
A Globonews mostrou um procedimento da Airbus para pousos com um dos reversos travados, que é justamente puxar AMBAS as manetes para a potência em reverso!
Portanto, significa que o piloto realmente deixou o manete direita avançada... :sad:
Hades

Post by Hades »

:s:

Weiss não estou comparando acidente mesmo porquê aquele foi completamente diferente deste da TAM.

Se formos comparar tem que ser com um que acoteceu em Taipei (Taiwan) em 2004, onde um A320, também com problemas no reverso direito, que estava pinado, aconteceu a mesmíssma coisa, o avião não parou, o computador entendeu que não era para armar os spoilers, e não acionou os freios, lá felizmente não morreu ninguém, pois o aeroporto tinha condições de segurança melhores e mais pista que o de Congonhas.

Também é certo que depois deste acidente a Airbus mandou uma nota de correção para todas as empresas que operam o modelo para que não ocorrecem mais acidentes como aquele, porém a TAM não informou se recebeu ou se repassou para seus pilotos esta informação.

Abraços
SP!
Last edited by Hades on 02 Aug 2007 14:19, edited 1 time in total.
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Dado interessante:

Ontem no Galeão o "Aerolula" que é um A319 estava fazendo teste de pouso e arremetida.

Disseram que era rotina mas o bicho só sai do angar pra pegar o barbudo.

No mínimo suspeito. O Lula deve ta com medo de vaia e agora ta com medo de cair de Airbus.
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28_Condor
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Post by 28_Condor »

S!

Opa, quem sabe alguma coisa não melhora...
A Folha Online apurou que quatro dos cinco diretores da Anac já concordaram com o pedido coletivo de renúncia, inclusive o presidente da agência, Milton Zuanazzi. A única que resiste em deixar o posto é Denise Abreu, indicada para o cargo pelo ex-ministro José Dirceu. A diretoria é composta também por Leur Lomanto, Jorge Veloso e Josef Barat.

Interlocutores do governo informaram que o mais cotado para assumir o lugar de Zuanazzi é o brigadeiro Jorge Godinho Barreto Nery, ex-presidente do DAC. Ele assessorou o ex-ministro Waldir Pires na Defesa e continua na pasta --agora sob o comando de Jobim.

Outro nome cotado para integrar a diretoria da Anac é engenheiro aeronáutico Ozires Silva, ex-presidente da Varig e da Embraer e com um longo currículo de experiência no setor aéreo.

Fontes da Anac disseram que o clima dentro da agência está muito ruim e que dentro da agência há funcionários comemorando a saída dos diretores por considerar que eles não possuem perfil adequado para comandar a autarquia.

Para esses funcionários, a falta de capacitação ficou evidente no acidente da Gol, em setembro passado. Com a queda do avião da TAM, no último dia 17, o pessoal técnico da Anac deixou de respeitar a atual diretoria, formada por indicações políticas.

Dos cinco diretores da Anac, apenas Veloso pertence ao setor: é especialista em segurança de vôo. Zuanazzi --indicado pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil)-- é pós-graduado em sociologia. A advogada Denise Abreu trabalhou com Dirceu na Casa Civil. Lomanto foi deputado federal e assessor parlamentar da Infraero. Barat é economista.
Barat?? Não será Borat? :roll:


SP!
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37_Tupan
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Post by 37_Tupan »

S!

Não sou especialista, mas me parece muito estranho um piloto esquecer de zerar o manete. Sei que essa foi a explicação para outros dois acidentes semelhantes na Ásia. Mas é um erro tão básico que fica difícil acreditar.

Será que o manete não tem um dead-zone tão pequeno que as vezes o computador registra que ele está acelerado quando na verdade o piloto pôs em idle? Será que não houve um erro de software que interpretou errado as ações do piloto?

Aliás, se em duas ocasiões o software provocou acidentes por que, devido à posição do manete, continuava a acelerar o aviãono pouso a Airbus já devia ter reescrito o software do computador de bordo!!!

Sei não, essa história está muito estranha...

Nesse sentido é interessante a seguinte nota que tirei de um blog (Luis Nassif):

O depoimento do comandante

Ontem a CPI ouviu o comandante José Eduardo Batalha Brosco, que pilotou o airbus da TAM na véspera do dia do acidente. Um relato saiu no Globo Online.

A ênfase do comandante - e da matéria - é nas condições de Congonhas. O título, aliás, é "Piloto da TAM critica pista de Congonhas na CPI". O comandante é apertado pelo relator da CPI, deputado Marcos Maia (PT-SR) sobre supostos problemas enfrentados pela aeronave.

O relato que saiu no Globo Online:

"(...) O relator pediu ainda que Brosco ajudasse a CPI a entender alguns códigos escritos por mecânicos de manutenção das aeronaves da empresa em relatórios dos movimentos, feitos no dia do acidente, na aeronave que explodiu. O piloto informou que o relatório parecia indicar que teria acontecido uma falha no sistema de flap e no trem de pouso e frenagem da aeronave e que, depois de efetuada a manutenção, isso teria sido corrigido. Depois, ressalvou, diante da pergunta do relator se isso seria a demonstração de que a aeronave já teria apresentado problemas de frenagem em Campo Grande:

- Não diz que aconteceu um problema, diz que foi feito um check. Pode ou não ter tido problema.


Para o relator, os relatórios de manutenção da aeronave que explodiu terão que ser melhor analisados e isso poderá significar a convocação dos mecânicos que fizeram essa checagem.(...)

enviada por Luis Nassif
Apesar desse cara dar umas furadas, ele fez um comentário que achei interessante:
Explicando a operação-abafa

Alguns leitores pedem explicações mais detalhadas sobre o que considerei a operação-abafa.

É simples. Quando ocorreu a tragédia, como sempre tem ocorrido nesses momentos de catarse, a mídia saiu correndo atrás de um culpado. Com a politização a pleno vapor, o enfoque preferencial das matérias era procurar jogar a culpa no governo.

Muitas das falhas apontadas são reais, como a falta de regulação do setor, o fato das empresas aéreas terem se apropriado da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a imprudência de permitir a super-lotação de Congonhas, a pista recém-recapeada. Mas nenhum desses fatos foi decisivo para a queda do avião.

No início, a TAM escondeu qualquer informação sobre a manutenção do avião. Aí se descobriu a que o reverso não estava funcionando. Seguiu-se um festival de informações técnicas desencontradas, alegando que o reverso não era relevante. Depois, se admitiu que o reverso pinado exigiria procedimentos diferentes do pouso normal, e por alguma razão esses procedimentos não haviam sido seguidos.

Quando ficou claro que o reverso poderia ter provocado o acidente, havia duas hipóteses: ou erro do piloto, ou problemas mecânicos. Problemas mecânicos podem ser de estrutura (softwares com bugs) ou de manutenção. Se de manutenção, a responsabilidade é da empresa, a co-responsabilidade das autoridades fiscalizadoras.

Em geral, nesses acidentes, o resultado final das investigações leva tempo para aparecer, o caso esfria, é esquecido, morre. E, por uma questão de auto-defesa, o setor sempre evita incriminar-se. Por isso mesmo, a tese do erro humano era a mais cômoda e poder-se-iam jogar as conclusões para daqui um ano, quando o assunto já estivesse esfriado.

Quando a caixa preta foi para os Estados Unidos, e os deputados decidiram acompanhar a degravação, percebeu-se que não daria para manter as conclusões em sigilo. A caixa-preta inevitavelmente apontaria problemas mais sérios do que a pista ou um eventual erro do piloto.

O que as fontes fizeram? Se anteciparam à CPI, procuraram a “Veja” e a “Folha, que embarcaram na tese do erro do piloto. Só que, para embarcar nessa tese, tiveram que isentar as autoridades fiscalizadoras, e deixar de lado todas as acusações indevidas que haviam lançado contra o governo. A culpa ficaria sendo exclusivamente de um piloto que não poderia se defender. Esse foi o cerne da operação-abafa.

Quando os deputados da CPI se deram conta dessa jogada, decidiram liberar os diálogos dos pilotos na cabine. E aí a operação-abafa começou a ruir.

É possível que pilotos esquecessem que o reverso não estava funcionando e adotassem os procedimentos errados. Mas a degravação mostra que, na hora do pouso, ambos estavam alertas a esse problema. Como supor que cometeriam um erro minutos depois de terem constatado o problema?

Com isso, a tese do problema mecânico se fortalece. E aí, empresa e autoridades fiscalizadoras terão que prestar contas à opinião pública.

Comentário

Por questão de justiça, ressalve-se que Fernando Rodrigues, da “Folha”, não embarcou totalmente na versão da culpa do piloto. Em sua reportagem, mencionou o problema com o spoiler do avião.
SP!
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33_Costa
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Post by 33_Costa »

Vocês falam de pessoal tecnico habilitado para a ANAC, ok, sem duvidas eu concordo.

Mas onde você encontram eles? A melhor escola de engenharia aeronautica do Brasil é militar, todo o antigo sistema era militar, oque sobra? 99% do pessoal tecnico habilitado é militar, o 1% é pessoal que ocupa grandes cargos de grande cia aéreas.

Ai fica elas por elas, você cria uma ANAC que é justamente para desvincular a aviação civil dos militar mas coloca um monte de coronel da reserva. A mentalidade não muda.

Eu sinceramente não sei qual seria a solução. A unica coisa que eu imagino é que para um DIRETOR de uma Agência de AVIAÇÃO CIVIL ele deveria ser no mínimo do mínimo PILOTO,e não só Piloto Privado, mas Piloto Comercial.
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Post by 02_Weissheimer »

Pelo menos com os militares da aeronautica da reserva funcionava!! extinto DAC!

quem sabe voltando a mentalidade citada pelo Costa possa melhorar o sistema! haja visto que a sociedade civil não quis se organizar ou produzir tecnicos competentes para gerir o sistema!
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Hades

Post by Hades »

:s:

Não sei se repararam, mas depois da divulgação das transcrições e dos dados da caixa preta do A320, a notícia do acidente e suas consequências passaram para segundo plano, sei que é natural, porém até ontém era notícia de primeira página, pelo menos nas home da Globo, UOL e Terra.

Como está cada vez mais distante a culpa do Governo (INFRAERO), o acidente deixa de ser notícia interessante, o que acho um absurdo, pois a situação das Empresas Aéreas é de interesse público, e se estamos voando em aviões cujo a manutenção não é feita a contento temos que saber.

Abraços
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Post by Shinke »

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Muito boa esta, Tupan!
É possível que pilotos esquecessem que o reverso não estava funcionando e adotassem os procedimentos errados. Mas a degravação mostra que, na hora do pouso, ambos estavam alertas a esse problema. Como supor que cometeriam um erro minutos depois de terem constatado o problema?

Com isso, a tese do problema mecânico se fortalece. E aí, empresa e autoridades fiscalizadoras terão que prestar contas à opinião pública.
Já está público e notório que existem muitos interesses econômicos em vista. A publicação de notícias protegidas por sigilo é geralmente justificada. O dever do jornalista é informar, é isso que o leitor espera dele.

Em casos como o da catástrofe com o Airbus da TAM este dever torna-se imperioso, inadiável: o país está de luto, a sociedade está angustiada e muitos mortos continuam insepultos(inclusive, até entregaram um cadaver errado para uma família).

Porém, infelizmente por causa de precipitações e burrice intelectual a verdade não vem a tona: o vai acontecer se a empresa do airbus for responsabilizada? - e o que vai acontecer se a TAM for responsabilizada?... :-?

O fato é que dá mais notícia o "furo" do que a verdade...interrogado ontem o relator da CPI, Marco Maia, a respeito do vazamento das informações da caixa preta, afirmou textualmente que existem muito mais "interesses econômicos e políticos" do que a busca da verdade.

Do ponto de vista sociológico, vejo todo este circo esquizofrênico com apreenção, pois já ví este filme...64 bate a porta! - e a ética foi pro saco a muuuito tempo. :roll:

SP!
Abraços,
Krauthein
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Post by 17_Vulture »

Shinke wrote:Já está público e notório que existem muitos interesses econômicos em vista. A publicação de notícias protegidas por sigilo é geralmente justificada. O dever do jornalista é informar, é isso que o leitor espera dele.

Em casos como o da catástrofe com o Airbus da TAM este dever torna-se imperioso, inadiável (...)
Não senhor. O "dever" do jornalista acaba quando ele esbarra na legislação, seja ela nacional ou acordos internacionais.

Não há NADA que justifique publicação de notícias que têm sigilo garantido por lei, a não ser mais ganância: dessa vez da mídia em querer aumentar seu prestígio sendo a primeira ou a melhor a dar a cobertura.

Eu, sinceramente, ficaria muito mais impressionado com uma empresa que disesse que teve acesso mas que não veicularia por entender que fere os preceitos básicos de respeito à legislação, mas acho que isso só em outro país ou em 3019... :-(
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
Brun0

Post by Brun0 »

O que concluí desse acidente é que Congonhas é um aeroporto de risco, e deve ser fechado ou reformado.

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Post by Shinke »

S!

Vulture,
Não senhor. O "dever" do jornalista acaba quando ele esbarra na legislação, seja ela nacional ou acordos internacionais.
Concordo Plenamente!!! :ok - foi justamente isso que eu disse! - no caso em questão, a ética profissional foi pro saco...

e mais: é função sim do jornalista INFORMAR, mas não de formar opinião(o que vem acontecendo no país nos últimos anos). O ideal seria dar condições para que as pessoas por sí só formem sua opinião, mas isso, como você disse, só em outro país ou em 3019!!! :cry:

No final das contas, se não ficamos atentos à ela(a informação), vamos acabar botando as culpas em um piloto com 20 anos de experência de vôo que está morto e não pode se defender.

SP!
Abraços,
Krauthein
Hades

Post by Hades »

:s:
Brun0 wrote:O que concluí desse acidente é que Congonhas é um aeroporto de risco, e deve ser fechado ou reformado.
S!
Concordo que o Aeroporto de Congonhas é de risco, porém não é isoladamente o pior ou o com maior risco aqui no Brasil e no Mundo, só no Brasil podemos citar o de Vitória, que é cercado por montanhas, inclusive um morro com vários barracos que fica na linha da pista, como já foi mostrado na TV o de Ilhéus que assusta pela proximidade da cabeceira da pista com uma avenida movimentada. No mundo podemos citar vários outros, como o de Hong Kong em que pousa-se em pior condições que Congonhas e ainda tem o problema do vento de través, assim como o de Saint Martin onde pousam 747s passando a uns 30~40 pés sobre as cabeças de banhistas na praia.

O problema não está em si no aeroporto e sim na má ocupação da área em torno do mesmo, e de ganância das empresas aéreas que só querem operar naquele aeroporto.

Veja o caso em Belo Horizonte, onde a Prefeitura queria desapropriar uma área de escape do Aero Clube de Carlos Prates para fazer uma praça e outras coisas para a população.

Abraços
SP!
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