Sem sombra de dúvida. Prefiro este Saitek ao "Logitreco".
O mecanismo de FFB deste quebram com facilidade e perdem logo a
centralização. Aumentando as "deadzones" e o manche vira uma gelatina
com mal de Parkinson.
Aliás Sokol estou com um manche "TM Afterburner FFB" que quebrou esta porcaria de mecanismo acrílico com menos de 6 meses de uso. Se realmente contar não dá 2 meses de uso realmente. Vou mandar as fotos.
Estava pensando em usar a Saida do FFB dos motores e e amplifica-las para montar uma "motion plataform". Mas como ainda estou gastando no cockpit, quero vende-lo.
DOC
Posted: 04 Feb 2010 20:35
by 21_Sokol1
Your dream:
Mas:
For LO or DCS,it might a good joystick
But for IL2, it is not a good choose.
Doc,
Sinto lhe dizer, mas esta "idéia de jiriko" de usar a saida dos motores do FFB do Tm não vai funcionar: O TH69 tentou usar de um M$ FF2 para um simples pedal de leme - com engrenagens reforçadas - e não deu.
O objetivo dele era apenas de usar o FF para trimar o pedal do BS na posição certa. Nada de plataforma pinoteando/sacolejando...
Tem que projetar e construir um circuito amplificador, coisa que ele tentou e antes de ser considerado MIA não havia dado resultado (só circuitos e circuitos queimados).
E se for fazer isto, melhor pegar os projetos prontos (PCB, firware...) do www.x-flighsimulator.de e montar.
Sokol1
Posted: 05 Feb 2010 01:28
by DocFlyer
Sokol It´s magic in my hands... Só de olhar a caixa já dá vontade dar uns agrados na patroa.
Como Jirico é um bicho persistente já lí muita coisa sobre FFB e plataformas desde 2005, tenho inclusive vários teus e 2 mitos eu já testei:
1-Como já trabalhei num projeto com atuador linear da Kalatec, testei um par com o 3º apoio na parte frontal. :ok mito descartado
2-Os amplificadores de sinal (drivers) são duas "H Bridges" fáceis de confeccionar. :ok mito descartado
O 3º mito é o hardware de comunicação pois as "FFB routines" são válidas para todos os jogos que as tem. No entanto a interpretação depende de software embarcado.
Este é um projeto que desenvolví onde foi necessario mecanismos de alta precisão e 4 graus de liberdade (eixos).
Sokol,
Já fez uma cotação do Preço no PY? Posso tentar aqui no porto mas tá bem difícil Ultima... pra não não sairmos do assunto principal do tópico.
Estas placas em pé na caixa preta são "H Bridges digitais" mas que simulam PWM para controlar a velocidade.
DOC
Posted: 05 Feb 2010 17:59
by 21_Sokol1
Se mal acha X-52 vanila no Paraguay, é ilusão pensar que lá tem este X-65F.
E para mim não interessa, pois o FS não é adequado para Warbirds.
Note que o "Castle HAT"e o "Reverse HAT" podem ser intercambiados:
Sokol1
Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940
Posted: 21 Mar 2010 17:38
by 21_Sokol1
Opnião de um usuário:
Got the X65F the other day, works great with BS. Set trim and let it fly itself with finger tip corrections No spiking issues with this stick, all axis work just fine, including the mini stick. Full metal construction etc. As opposed to the G940 I had prior, where the rudder pedals and dials had spiking issues, and putting the stick to the left forward and none of the buttons on the stick worked.
Sokol1
Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940
Posted: 22 Mar 2010 00:18
by DocFlyer
Sokol
Vamos apenas supor, "vou falar baixinho que a patroa lê até pensamento"
Que eu pretenda comprar, qual seria a melhor forma eu tenho um primo em NY ele poderia enviar, mas o bicho é grande. Ou seria melhor outra forma. E qual empresa.
Para um pobre e velho piloto
Agradeço de coração
DOC
Re: SAITEK-X65F -Efeito do Logitech G-940
Posted: 25 Mar 2010 00:38
by 21_Sokol1
Bom, até onde eu sei o jeito mais "pratico" é arrumar alquem que traga na bagagem.
JoyTester do X-65F:
Muito bom o gráfico, indicando boa linearidade da resposta. Deixa os "X-qualquer coisa" no chinelo.
Review do X-65F pelo SimHQ - O "testador" disse que por se tratar de um josytick diferente dos existentes no mercado, testou por um periodo muito maior do que o normal, para se adaptar antes de emitir opnião. Que afinal de contas pode diferir da de outros usuários.
* Sensor de força nos eixos do aileron, profundor e leme (se você gostar deles).
* Muitos botões.
* Aparência e sensação de alta qualidade.
* Construido em metal.
* O sensor de força pode ser ajustado durante o vôo (por ex. menos sensível para pousar).
Contras
* Sensor de força nos eixos do aileron, profundor e leme (se você NÃO gostar deles).
* A sensação de uso do throttle é ruim, a fricção é alta, o throttle precisa ser fixado (velcro, parafuso...) na mesa para uso efetivo.
* Leme com sensor de força é impraticável, para um controle preciso é necessário usar pedais de leme.
* O software de programação não é igual aos dos outros HOTAS de alta qualidade (leia-se, CH Products e Thrustmaster).
* Os diais (rotaries) do throttle são duros de rodar de um extremo ao outro sem reposicionar a mão.
* Caro (comparado com o custo dos outros HOTAS disponíveis no mercado).
Principais problemas - do ponto de vista do "testador":
Curso do throttle muito duro - o primeiro recebido era mais duro e foi trocado pela Saitek (que alega ser problema do lubrificante usado, que aumenta a viscosidade em baixas temperaturas).
Os eixos X e Y afetam o eixo do leme e vice versa (O leme g@y pode ser travado, caso deseje usar um Pedal de Leme).
FYI- Esse efeito é caracteristico dos joy's com leme g@y (é só fazer o teste), porém parece mais acentuado no X-65F.
No iL-2- Diz não ter sido ruim como se comentava (baseado nas experiência de jogadores com os MODS "force" do Cougar no iL-2), embora a tendencia para estolar a aeronave tenha aumentado (assim como no Lock On).
"Lancei um Quick Mission dogfight no IL-2 1946. A indesejável mistura dos eixos X-Y (com o eixo do leme) dominou a experiência, mas alem disso não notei outra razão para o X-65F ser menos agradável do que um HOTAS tradicional. A uma tendência de estolar a aeronave mais do que o normal por causa da dificuldade de saber o quanto esta "puxando" nas curvas."
E sobre o uso em jatos - ex. Falcon 4.0 já que o side-stick do F-16 é com sensor de força:
"Não é nenhum Nirvana usar um joystick com sensor de força num simulador que modela uma aeronave com manche com sensor de força.
Resumo da Ópera: Tem potencial - do jeito que esta é bom mesmo para "pilotar Boeing" no FS/X, ou melhor Airbus, pois parece que o side-stick destes é por sensor de força.