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Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 04 Feb 2011 02:44
by DocFlyer
Lobo wrote:LuisF wrote:Lobo, eu gostaria de saber no momento como você fez o protetor da coifa pra ele? Hoje estou usando o saco de fábrica no qual ele veio embalado para fazer a proteção, fica uma coisa muito feia na minha mesa. Gostaria de saber o que você usou e se possível, você poderia tirar uma foto?
Grato desde já.
Luis Felipy
Pior que a sua: pedaço de sacola de supermercado e fita crepe! Hahahaha!
Tenho vergonha de tirar foto, mas meu "cockpit" parece um barraco de uma favela indiana, chei o de fios e gambiarras dependurados, então está compondo o "estilo"!
Mas funciona, ao menos não entra poeira e não atrapalha o movimento! E ajudo a natureza mantendo este pedaço de plástico!
Abraço!
Comprem coifas de borracha em casas de auto-peças. Pode ser tanto a de câmbios antigos (fusca) quanto de ponta de eixo que também são cilíndricos.
DOC
Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 04 Feb 2011 08:42
by 38_Soares
S!
Só que coifas de ponta de eixo tem varios parafusos

(ja tive um fuscão)

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 04 Feb 2011 17:12
by 40_Griffon
Show Doc, vou falar com o Tio da minha namorada que é mecânico. Vou ver se consigo uma com ele.
Grato.
LuisF
Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 04 Feb 2011 17:59
by 21_Sokol1
Eu acho estas coifas de borracha muito duras. O Tm F22PRO e o Cougar vem com este tipo,
da uma boa diferença sem ela. Tem gente que substitui por uma de
meia.
Uma alternativa é comprar um pedaço de Courvin (Couro ecologico) e levar num
sapateiro para costurar um "funil" - com fecho de Veltro® ou não
desce pelo "pescoço"do joy. A vantagem é que fica sob medida, e barato.
Ou comprar uma coifa de Courvin pronta numa loja de Xunig, tipo esta de Fiat:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... m-base-_JM
Sokol1
Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 07 Feb 2011 02:06
by DocFlyer
Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 07 Feb 2011 11:22
by 21_Sokol1
DocFlyer,
Voce esta esquecendo que para colocar uma coifa desta ai (seja siliconada, lubrificada, purpurinada...) é preciso que o joystick seja desmontado, pois o grip (empunhadura) não vai passar pelo buraco previsto para o cano de uma alavanca de cambio.
Não esta se falando do Thrustmaster Cougar (ou Warthog), que basta soltar uma porca na base do grip que o mesmo separa da base, a foto acima foi apenas para ilustrar a opção da meia.
Para remover o grip do
Tm T16000.M do cano (eixo) central será preciso separar as duas metades do grip, desconectar os fios da placa do HAT - caso isso seja possivel ??? - ou cortar e depois emendar.
Duvido que o LuisF vá fazer isto, e muito menos aparafusar o necessário anel de metal na base do joy - que não prevê lugar para isso.
Por isso sugeri a coifa de Courvin, mais facil de instalar e até mais (IMO) "elegante".
Para prender a coifa na base use Velcro® com fita dupla face.
A coifa de borracha+anel seria uma boa opção para um joy DIY, ou modado (extensão) como o do Lobo.
Nem sempre a solução mais prática é a "melhor" solução.
BTW - A excessão dos modelos de coifa siliconados

os outros linkados tem um péssimo acabamento...
My 0,02$.
Sokol1
Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 07 Feb 2011 13:07
by 40_Griffon
Que mané coifa colorida o que
Pessoal, agradeço a ajuda de todos, resolvi o problema comprando 1mt de TNT (pano é claro

) e costurei uma capa para os meus dois equipamentos. Quando eu termino de jogar é só colocar a capa em cima e pronto.
Grande abraço.
LuisF
SK_Griffon
Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 22 Feb 2011 23:20
by 40_Griffon
PROBLEMA DETECTADO!!!
Fazendo exatamente um mês de uso, o meu T16000m começou a apresentar problemas de centralização leve, porém muito inconveniente no que se refere à luz verde que se ascende e não apaga quando os eixos X e Y são movimentados. Para ela apagar é necessário um leve toque no mache para frente.
Alguém que também o tenha está passando por está experiência?
Abraço
Luis Felipy
SK_Griffon
Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 23 Feb 2011 22:09
by Furias
Uso o meu há pouco mais de um ano ( 13 meses) e ele apresenta este " problema " . Basta um toque pra centralizar e pronto

Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 24 Sep 2012 14:55
by 21_Sokol1
Aproveitando a ida de um parente aos EUA encomendei um T1600-M, por ser relativamente barato lá e usar sensor HALL.
A idéia era ter um parametro para comparar com alguns "Franksticks" que MODei para HALL.
Gostei do joystick, imaginava que por ser "entry level" tivesse um acabamento pior, mas é bem acabado,
os botões embora sejam de membranas respondem bem, o acelerador - através de potênciometro Ching Ling - é macio de usar e responde bem progressivamente, apenas não espere que sua posição física, exemplo 50% do curso corresponda com a aceleração no jogo, mas se não ficar olhado para o slider isso não atrapalha.
Os eixos X e Y também como esperado (HALL) são precisos, o mecanismo de centralização é que não é grande coisa, exige mais força para sair da posição central, comum a joysticks que usam uma mola helicoidal.
Depois de algum uso no IL-2 e no Beta do War Thunder posso dizer que vale a pena o valor investido. Talvez use-o para alguma modificação, como extensão do eixo do grip umas 10" e ligando um Pedal de Leme no eixo do do leme "gay" e eixo do acelerador, bem como os 12 botões da base do T16000M num throttle D.I.Y.
E, comparando com um CH F-16 Combatstick com sensor HALL D.I.Y. nos eixos X e Y, posso dizer que minha gambiarra funciona muito bem, não se nota diferença em termos de resposta/precisão em relação ao T16000-M.
E, pelo menos enquantos novos, não vejo diferença entre usar o acelerador com um potenciometro Ching Ling (T16000-M) ou com os "lendários" potênciometros CH Products (F-16 Combatstick)...
Sokol1
Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 02 Sep 2013 19:57
by 21_Sokol1
T.16000M por menos de 100U$ - em terras brasilis:
http://www.digitalcompras.com.br/loja/p ... ceiro=5857
Link do Buscapé - loja com bom conceito lá.
Sokol1
Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 29 Sep 2013 13:38
by 21_Sokol1
Um defeito - dificil de notar - do Tm.16000M é uma "end course deadzone".
A variação na qualidade da fabricação, faz com que o sensor HALL complete sua leitura antes da alavanca completar seu movimento.
Exemplo no jogo o profundor já esta em 100% (porque o sensor informou) mas voce só moveu o grip 90~95%, ai estola e não sabe porque.
Isso é um problema de geometria, uma solução (feia) é reduzir a abertura do quadrado de acrílico no topo do joystick limitando o movimento do grip à leitura do sensor.
Por acaso um sujeito descobriu uma solução fácil e elegante.
Ele havia desmontado o josytick dele ("para ver como era"...

) e não apertou os parafusos do gimbal completamente, e o joystick não apresentava esta "deadzone". Quando apertou apareceu.
Então a solução e afrouxar uma ou duas voltas os parafusos e testar.
Dependento de quantas voltas for necessário é melhor comprar parafusos maiores por segurança.
Como não tem nada melhor (preciso) nesta faixa de preço, "tune up".
O meu esta desmontado (deve ser o 5 ou 6º joystick desmontado por aqui...

) estou mudando os botões do lado direito para o grip.
Sokol1
Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 08 Oct 2013 23:15
by 21_Sokol1
Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 09 Oct 2013 16:59
by 28_Condor
S!
Sokol,
Pra mim que sou um end-user de hardware, vale a pena esse? Tá barato em razão do sensor, mas seria dinheiro jogado fora se depois eu tiver que fazer "re-engenharias"...
Em relação ao Aviator a precisão é realmente muito maior?
SP!
Re: Thrustmaster T16000-M "inside view"
Posted: 09 Oct 2013 19:09
by 21_Sokol1
Condor,
Veja esse joy como um joy de 2 eixos e 4 botões+HAT, que são o que fica no topo, portando facilmetne acessíveis. E o joy de 2 eixos porque o controle de aileron e profundor, é por sensor HALL.
O leme gay (pot') é ruim e da spykes logo (o meu com uns 10 meses), o acelerador até serve mas tem pouco curso, os botões da base do lado esquerdo são usaveis - do lado direito só para canhoto (o joy é reversível).
Se voce tem Throttle e Rudder Pedal standalone é uma boa pedida.
A mola dele é mais dura que do Saitek Aviator, Cyborg.
Já para quem "esta no mato sem cachorro" vale porque não compra nada com melhor custo benéficio.
Sokol1