O SE5 geralmente não é sequer considerado porque foram feitas apenas 77 aeronaves de um total de aproximadamente 5200 aeronaves.
Até mesmo as SE5 originais provavelmente foram convertidas em SE5a.
Apenas dois meses após as SE5 entrarem em serviço, as SE5a entraram e as SE5 foram abandonadas.
O SE5 entrou em serviço em abril de 1917, o SE5a em junho e o Fokker Dr.I em agosto de 1917.
Ou seja, se no filme não era SE5a, poderia ser.
Foi um momento difícil para os alemães, o aviões aliados eram sempre mais velozes e ninguém precisava ficar se matando em dogfights contra ases alemães, bastava cumprir a missão e fugir.
Inclusive existem relatos que alguns esquadrões, quando viam o avião vermelho, simplesmente davam a volta e procuravam contornar ou fugir.
Ah, outra coisa, o motor do SE5a era de 200 hp contra 180hp dos DVa e Pfalz DIII.
Engraçado que o Dr.I tinha um motor de 110hp, talvez sua aerodinâmica e tamanho reduzido em relação aos outros compensasse o motor, mas o DVa era mais rápido que o Dr.I.
Talvez se os pilotos da época conhecessem as táticas da WWII o Dr.I não teria esse sucesso todo.
santo.