AAR da "12 Moneys time machine" - uma experiência curiosa e cruel.
Cacilda, nunca vi uma missão tão sacana quanto esta "12 Monkeys" em jogo nenhum.
Depois de tentar ~29 "táticas" para aproximar do objetivo desisti e fui jogar outras missões... mas o estilo meio
"RPG Lone Wolf" 
me fez voltar.
Desisti do modo
"harcore": 1 save + a barraca, que na prática significam 2 saves, e recomecei no modo
"custom", que permite 6 saves, e setei a "acuracy" da AI para 60%.
Depois de um recomesso desastrado, fui atropelado pelo meu próprio carro...

e um que deu spawn no norte da ilha, onde não tem praticamente nada a não ser KM e KM para andar,
recomecei no meio da ilha e andei uns "10Km" para encontrar meu MHQ* (um caminhão com um caixote para guardar coisas), catando umas latas de feijão, cola-cola e água pelo caminho,
além de granadas e munição 7.62 e 5.56mm, que são as melhores. Inicialmente tinha uma SMG 9mm com 1 pente, mas além de munição encontra armas ou pode capturar do inimigo, um
tal de Katiba 6.5mm que deve ser feito na China de tão ruim que é - menos para a AI.
Como já conhecia o esquema, peguei o caminho mais curto para o objetivo, evitando trocar tiros com guerrilheiros que aparecem esporadicamente.
A aproximação final para a ilha fiz num mini-submarino a partir de uma base militar perto.
Nesta base, enquanto decidia "com que roupa eu vou" - digo arma, esparramadas pelos cantos da base, recebi "visita" de uma patrulha inimiga, que virou 2, 3...
E deu um baita trabalho limpar a aréa para poder sair de lá, mesmo estando nos andares superiores do prédio blindado, onde a AI não sobe.
Parece que vai só até o segundo andar das construções.
Depois de juntar munição e provisões desembarquei na praia perto do alvo e dei com os burros n'água, 5 ou 6 patrulhas cercando por todos os lado, mas duas vindo por por trás... nadando!
Depois de duas "retiradas estratégicas" - uma para procurar feijão

e outra pegar munição para uma MG 7.62 que peguei de um inimigo notei
que se ficasse parado no mar em frente a area a maioria das patrulhas na praia começava a nadar na minha direção...
Assim esperei um bom número estar na água e desembarquei em outro ponto, desta vez conseguindo entrar num sobrado perto o objetivo.
Depois de gastar um box de 150 tiros da MG - usada em tiro a tiro - e a barriga do mané começar a roncar, o cara tem que comer de meia em meia hora...
resolvi sair e com cuidado "limpar" um corredor na direção do alvo.
Coloquei uma satchel, setei ~1 minuto e corri para praia onde tinha deixado o mini-submarino.
A satchel detonou e... tive uma "bela" supresa.
OK, peguei o caminhão MHQ e fui para onde a Intel mandou, região montanhosa, sem vilas com poucas casas e estradas.
Andei para lá e para cá mais de hora (o tempo do jogo já passou ~20 horas - 12 das quais "dormi" para não ter que andar a noite),
e de repente avistei uma patrulha inimiga ao longe, sai da estrada, subi num morro e fiquei observando - vinham na minha direção
e pior atrás vinham várias outras - pelo menos umas 10. Se fosse para outro morro logo corrigiam a rota para lá...
Para acabar de danar o combustível do caminhão MHQ estava acabando, decidi voltar para a região com vilas onde lembrei ter visto um posto de gasolina,
quem sabe a salvação.
Driblei as patrulhas, sai de lá e achei o posto - mas a bomba estava "trancada"...
Lembrei de ter visto "Jerry Can" em algumas casas e fui procurar, depois de visitar metade da vila achei, mas não consegui pegar...
Não muito depois ouvi vozes e logo estava cercado, resisti o que deu no segundo andar de uma casa, mas vi que só de oficial na aréa tinha uns
10, o que significa uns 60 inimigos...
Desisti e recomecei com save mais conveniente, mas sempre terminava na mesma situação,
"outnumbered, outgunned e com a barriga roncando".
Por fim entendi a "mecânica da coisa": toda a AI inicial que apareceu para defender o objetivo na ilha esta me seguindo mapa a fora - demoraram a aparecer lá na região
de montanhas pois tiveram que - além de nadar, andar uns 50Km (em amarelo no mapa).
Em roxo uma (demorada) tentativa de despistar a AI, fui de barco e realmente pude andar um bom tempo nas montanhas e os grupos numerosos não apareceram,
mas eventualmente topei com uma patrulha que defende a área - já tinha encontrado numa das primeiras jogadas, chegando ai por acaso.
Agora se escapo dela e paro na cidade próxima para procurar feijão, em pouco mais de 5 minutos chegam lá... Além do número de guerrilheiros ter aumentado nestas areas...
Comparativamente a AI do FarCry é até mais sofisticada, mas pode ser desengajada e despistada - persistente igual essa do ARMA3 nunca vi.
* Engraçado é que o caminhão MHQ - que a AI deveria destruir, é invisível para ela. Ela sabe que você esta na aréa, mas não pode te pode ver dentro dele. Num carro comum é detonado em dois tempos.