Page 1 of 1

Avião da TAP falha pista em São Paulo

Posted: 10 Mar 2006 16:47
by 08_Goose
Um avião da TAP, com mais de 200 pessoas a bordo, em vez de aterrar na pista pousou no caminho de circulação de aeronaves ('taxiway') do Aeroporto de Guarulhos (São Paulo). Este é um incidente de extrema gravidade.
Fonte: Correio da Manhã

Tecnicamente significa que o avião aterrou num parque de estacionamento. A TAP abriu um inquérito para determinar responsabilidade do piloto.
Na torre de controlo de tráfego aéreo, os brasileiros gelaram perante a imprudência cometida pelo piloto nacional. Concluída a aterragem, o piloto estava convencido de que tinha aterrado na pista principal, a 27 R. Só mais tarde se apercebeu do erro.
Só a sorte evitou a tragédia

A sorte esteve do lado do aparelho nacional a 21 de Fevereiro. O 'taxiway' é a pista utilizada pelos aviões para se deslocarem para o estacionamento junto da aerogare depois de aterrarem. Caso outro aparelho estivesse a efectuar essa operação teria ocorrido uma tragédia.
O incidente não provocou vítimas nem danos no aparelho, que depois de efectuada a manutenção regressou a Lisboa. Os passageiros do voo da TAP também não se aperceberam que o airbus 340 estava a aterrar numa pista de 20 metros de largo e não na correcta que tem 40 metros. "Para os passageiros, tirando um pouco mais de trepidação, a aterragem decorreu normalmente", referiu ao CM fonte ligada ao incidente que preferiu manter o anonimato.
Vários factores levaram o piloto português a confundir a pista com o 'taxiway'. Nesse final de tarde, chovia torrencialmente em São Paulo. As aterragens e descolagens realizavam-se no sentido contrário ao habitual. Uma das duas pistas do aeroporto estava em obras.
Língua Portuguesa Confunde

Ao chegar a São Paulo por volta das 19h00, o piloto aterrou tendo pela frente um pôr-do-sol muito intenso que lhe tirava grande parte da visibilidade.
Também a conversação em português - língua materna do controlador aéreo e do piloto - agravou a confusão instalada. O controlador aéreo, observando que o avião estava a entrar pelo acesso ao estacionamento, gritou "arremeter! arremeter!", para que o piloto português abortasse a aterragem. No entanto, o piloto entendeu que a indicação era para um outro aparelho e fez-se então à pista. Ou melhor, ao 'taxiway'. Em Portugal, o termo usado para abortar uma aterragem é 'borregar'. 'Overshoot' é o termo correcto a usar nestas situações, sendo o inglês a língua obrigatória neste tipo de comunicações.
João Saramago
Fonte: Correio da Manhã (03/03/06)

Posted: 10 Mar 2006 16:55
by 33_Costa
:lol: :lol: :lol:

Ora pois pois.

Posted: 10 Mar 2006 17:59
by 37_Tupan
S!

Vi em uma reportagem do Discovery que, alguns anos atrás, um piloto inglês morreu no aeroporto de Paris em uma colisão em terra por que os controladores de vôo franceses se recusam a falar em inglês.

Nacionalismo burro.

No caso citado, acho que foi um pouco de desleixo. Os caras esquecem que as gírias e expressões técnicas são bastante diferentes aqui e em Portugal.

SP!

Posted: 15 Mar 2006 18:05
by 09_Guerra
Eu em ...