Page 1 of 1

Exército boliviano ocupa duas refinarias da Petrobras

Posted: 01 May 2006 16:18
by 31_CrossBones
:skull:

S!

Duas refinarias da Petrobras foram ocupadas, nesta segunda-feira, por militares e funcionários da estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). A operação começou depois do presidente Evo Morales anunciar a nacionalização do setor de hidrocarbonetos, que corresponde ao petróleo e ao gás.

Toda a toda a indústria petrolífera boliviana, incluindo 53 campos produtores, dutos e refinarias também estão sendo tomados pelo exército. Pelo menos 54 postos de gasolina particulares de empresários bolivianos já foram ocupados.

A operação foi confirmada pelo vice-presidente da Bolívia, Alvaro García Linera, durante um discurso por ocasião do Dia do Trabalho ocorrido na principal praça de La Paz. "Nestes minutos, na cidade de Cochabamba e em Santa Cruz, (duas refinarias da Petrobras) estão sendo ocupadas e controladas pelas Forças Armadas e pela YPFB. Hoje as refinarias são de propriedade majoritária dos bolivianos", disse García Linera.

Agencia Efe

SP!

Posted: 01 May 2006 19:23
by 11_Aerroc
Esse idiota vai acabar com a economia da Bolívia :roll:

Acabou de assumir o poder e deve estar crente que o país é auto-suficiente... depois destas atitudes ninguém vai investir um cent naquele país.

Posted: 01 May 2006 22:07
by 31_CrossBones
:skull:

S!


E vai piorar ainda mais.......

Petrobras tem 180 dias para se adaptar ou deixar a Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou nesta segunda-feira que as empresas estrangeiras, incluindo a Petrobras, têm 180 dias para passar o controle de seus campos de petróleo e gás natural para a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). Do contrário, devem deixar o país.

"Acabou-se o saque de nossos recursos naturais por empresas estrangeiras", disse Morales, ao ler seu decreto presidencial. Por telefone, a YPFB disse que só vai se pronunciar oficialmente amanhã (terça-feira).

Duas refinarias da Petrobras foram ocupadas, nesta segunda-feira, por militares e funcionários da estatal boliviana. A operação começou depois do presidente Evo Morales anunciar a nacionalização do setor de hidrocarbonetos, que corresponde ao petróleo e ao gás.

Em nota, a Petrobras diz que tomará as medidas necessárias. O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que não vai se manifestar sobre o caso. Ele está em Genebra, em negociações com a Organização Mundial do Comércio, mas planeja antecipar a sua volta ao Brasil.

O governo brasileiro marcou uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, às 11h30, para discutir o assunto. Participam do encontro o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o ministro interino das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães.

O ministro Silas Rondeau classificou de "inamistoso" o gesto boliviano e pode ser classificado como rompimento dos entendimentos que o governo brasileiro mantinha com a Bolívia. Segundo a Globonews, o ministro acredita que, apesar na iniciativa do governo boliviano, não há risco para o abastecimento de gás para o Brasil.

Os campos de exploração de gás da empresa brasileira são calculados em cerca de 40% das reservas provadas e prováveis de todo o país. O investimento da Petrobras no país já passa de um bilhão de dólares.

O governo boliviano não encampou somente a Petrobras. Toda a indústria petrolífera boliviana, incluindo 53 campos produtores, dutos e refinarias também estão sendo tomados pelo exército. Pelo menos 54 postos de gasolina particulares de empresários bolivianos já foram ocupados.

Terra

SP!

Posted: 02 May 2006 00:35
by Hades
:s:

Isso vai dar merda... :roll:

Abraços
SP!

Posted: 02 May 2006 01:01
by 13_Diniz
Hades,

se fosse em outro País, eu até poderia achar que sim, mas no Brasil?!! :lol: Em ano de eleição?!! :lol: É capaz deles(políticos) deixarem os Bolivianos invadirem o Brasil! :lol: A que ponto eu cheguei com relação a minha nação!! :roll: Jesus!! :shock: :sad: mas a culpa é minha!!! Fui votar nesse cara que está aí, servindo cafezinho em bandeja de prata para "traira", é isso que dá! :evil:

Agora esse Boliviano tá parecendo Hitler! Nacionalista radical ele hem?! :roll: Alguém precisa cortar as asinhas desse cara... :evil:

Posted: 02 May 2006 09:54
by 04_Nospheratus
É um trabalho para Chuck Norris!! :lol:

Posted: 02 May 2006 13:03
by Hades
:s:

Em termos diplomáticos e políticos é muito ruim para América do Sul, em termos econômicos, este doido abriu as portas para a falência da Bolívia.

É praticamente um suicídio econômico, as bolsas de valores lá despencaram, empresas dos outros países já estão batendo em retirada.

É só deixar passar o tempo que a própria população vai tirar este doido da presidência.

Abraços
SP!

Posted: 02 May 2006 21:31
by 13_Diniz
04_Nospheratus wrote:É um trabalho para Chuck Norris!! :lol:
Pode crer Phera!! :lol: :lol:

http://www.gavca.com/modules.php?name=F ... ic&t=10021

:lol: :lol: :lol:

Posted: 03 May 2006 21:27
by 42_Hildebrand
S!
É isso aí! Só o sapo barbudo poderia estar desprevenido!!! Ele nunca sabe de nada né? Canalhas!!! Os governantes sul-americanos são populistas de nascimento!! Como pode? Não podemos dizer que o Evo "Imorales" nos pegou de surpresa, ele disse pra quem quisesse ouvir durante a sua campanha que o bicho ia pegar!! Enquanto isso o sapo barbudo foi lambendo o saco do cara... Agora guenta!
Ah, é o seguinte, só idiota pra acreditar que o nosso Governo não sabia, a coisa deve ter sido combinada antes, o cara dá um aperto e já já solta, cês vão ver, foi só pra dar um golpezinho de popularidade, pra mostrar que quem manda lá é ele, porque a Bolívia num se segura sem vender gás pra nós. Quem deve tá dando risada é o cara da Venezuela.

S!
SP!

Posted: 04 May 2006 11:44
by Hades
:s:

Hidelbrand

Normalmente não discutimos política aqui no forum.

A situação da Bolívia é uma questão de soberania, na qual o Brasil não deve se meter, a não ser em caso de guerra, coisa que ninguém quer.

A situação Governo Bolíviano X Petrobrás é uma questão comercial, e a empresa está buscando nos organismos nacionais (Bolívia) e Internacionais, OEA e etc.... o devido cumprimento dos contratos.

Em todo caso como disse antes, este doido está decretando a falência da Bolívia, ele já perdeu muita popularidade, está deixando de ser o Governo Populista que todos estão cantando.

Para o Brasil te garanto que a princípio pode ser uma pequena dor de cabeça, mas temos condições de reverter isso e curtíssimo prazo.

Abraços

Posted: 04 May 2006 11:49
by 32_Mariocar
Vocês perceberam que o Brasil não recebeu nenhuma mensagem de apoio de nenhum pais da América do Sul?

Posted: 04 May 2006 12:51
by 15_Nymer
32_Mariocar wrote:Vocês perceberam que o Brasil não recebeu nenhuma mensagem de apoio de nenhum pais da América do Sul?
S!

Como sempre, os países da América do Sul querem mais que nos lasquemos... :lol:

SP!

Posted: 04 May 2006 13:38
by Hades
:s:


Pois é!

Para muitos destes países o Brasil é imperialista também, logo, melhor não esperar nenhuma manifestação de apoio. :-D

Abraços
SP!