S!
Sokol, relatos como esse eu já li algumas vezes. Até mesmo se encontra alegações de pilotos britânicos dizendo que foram supersônicos com Spit's!
Há que se levar em conta que os medidores de velocidade na Segunda Guerra não eram projetados para medir velocidades tão altas: os erros eram grandes e, próximo à barreira do som, efeitos aerodinâmicos interferem nos instrumentos. Esse cara realmente chegou a 1100 km/h? Essa velocidade era supersônica na altitude em que foi atingida?
Honestamente acho pouco provável que o Me-262 tivesse estrutura e perfil aerodinâmico para suportar as tensões envolvidas na passagem do vôo subsônico para o supersônico.
A principal questão, na minha opinião, é que, se ele tivesse chegado ao vôo supersônico, não sairia do mergulho já que um dos primeiros problemas que surgem nessa situação é a total perda de eficiência dos profundores!
Supersonic aircraft lack elevators, because early supersonic flight research revealed that shock waves generated on the tailplane rendered hinged elevators ineffective. Instead, supersonic aircraft combine both aileron and elevator inputs into one control surface.
Resumindo, é possível? Sim. Provável? Não.
S!
PS: Na verdade há
várias alegações de quebra da velocidade do som anteriores ao Yeager.