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Criação de skins..

Posted: 11 Jul 2006 09:58
by widowmaker
Pessoal gostaria de obter ( se possivel ) informações sobre, desgastes e envelhecimento na confecção de skins para planes....

Possuo fireworks, photo-paint 11...

Gostaria de alguma dicas de vcs.. já q as skins dos p47 brazucas confeccionadas por vcs são primorosas :)

Obrigado :)

Posted: 11 Jul 2006 10:18
by Gutierrez
Pergunta muito pertinente camarada, uma dúvida que também possuo. Se o Mestre Kyrodus aparecer, por certo esclarecerá a dúvida. Ao meu ver ele é de fato um gênio! :-D

Posted: 11 Jul 2006 12:46
by 34_Bodoque
S!

Gutierrez e widowmaker, tudo gg?

Dá uma olhada aqui ;)

SP!

Posted: 11 Jul 2006 17:25
by 33_Costa
Eles querem saber sobre weathering bauduco, esse tutorial do Kyrodus é só sobre como criar template.

Baum, oque eu posso dar de dica é primeiro mudar para o photoshop, e aprender a lidar com mistura de cores e formas de pinceis.

http://67.15.36.49/team/tutorials/2d_cu ... rushes.asp

(Essa é só a primeira parte, procure pelas 2 outras também).

http://67.15.36.49/team/Tutorials/brush ... rush01.asp
Mais sobre pinceis, esse lida também com opacidade.

http://67.15.36.49/team/tutorials/antro ... ush_02.asp
Esse lida sobre efeito de sujeira usando pincel, excelente para ser aplicado em skins.

Posted: 11 Jul 2006 17:31
by widowmaker
Vlw´s...

é q vai ser minha 1° vez na criação de skins ( perder a virgindade nisso ).

Posted: 11 Jul 2006 18:58
by 20_Kyrodus
S!

Bom, wheathering é um processo que exige prática, muita observação e o mais importante: traduzir essa observação em resultado.

A primeira coisa a fazer é recolher o máximo de fotos possível do avião que quer pintar... não necessariamente com a pintura que quer reproduzir, mas sim fotos do modelo do avião. Cada avião, pela sua engenharia, vai exigir um tratamento diferenciado.

Com esse material de referência, já é possível começar a pintar. O Photoshop sem dúvidas é o software de referência, mas acredito que com o Paint Shop dê pra se ter uma versatilidade parecida. O principal mesmo é saber mexer nos pincéis, como o Costa falou acima.

Existem diversas técnicas para se pintar descascados de pintura, por exemplo. Eu gosto é de criar uma camada só para o efeito de descascado, que fica por cima da pintura. Nessa camada eu uso um pincel de 1 ou 2 pixels de largura e pinto de pouco a pouco os descascados em uma cor próxima ao bege claro. O grande macete é usar as linhas de painel como referência para colocar os desgastes... É na junta das placas da fuselagem onde mais aparecem os descascados...

É importante saber quais as partes do avião são mais manuseadas, como as portas de munição em cima das asas e as placas do cowling. Essas são as partes que sofreram mais desgaste de pintura, assim como os bordos de ataque.

Ainda sobre os descascados, eu uso bastante a borracha, talvez até mais do que o pincel em si. Eu gosto de fazer um bloco de tinta e ir moldando ela com a borracha mais e mais vezes até que fique como eu quero... Se sair pintando direto, sem usar a borracha, não fica natural. O importante é que a borracha tenha a opacidade abaixo de 100%, pra ir apagando aos poucos e não de uma vez só.

Agora, sobre manchas de óleo, eu gosto de usar um tom marrom escuro e dar só uma "espreiada" na saída de óleo. Aí eu seleciono a "Smudge Tool" (o "dedinho" do Photoshop) e começo a fazer o formato da mancha.

Um dica para simular manchas na pintura é usar as ferramentas "Dodge" e "Burn"... Com elas é possível clarear e escurecer partes da pintura, simulando tinta fresca ou tinta desgastada. Para fazer o efeito de tinta desbotada nos P-47 do Pacífico que fiz, usei estas ferramentas.

Muito por alto é isso. O importante é conhecer bem a ferramenta que está usando, assim você sabe exatamente o que é possível de ser feito ou não. Ajuda e muito se tiver uma caneta digital, como as da Wacom. Mas, geralmente é um investimento que vale a pena apenas para profissionais da área, pois gastar uns R$ 1000,00 por um modelo barato é um passatempo caro... ;)

Lembrando: a prática leva à perfeição, então não esperem conseguir resultados ultra-realistas logo de cara.

SP!

Posted: 11 Jul 2006 19:23
by Brun0
É muito bom aprender a técnica do weathering, mas você não precisa saber logo para a sua primeira skin. Duas dicas:
-arranje um Photoshop;
-baixe o chamado "Template" para a aeronave que você quer pintar, vem em formato .PSD, aí é só você ir ativando as camadas que desejar, muitos já incluem camadas de weathering, reflexo da luz, marcas de bala, etc.

Eu esqueci os links para baixar Templates, alguém conhece?

S!

Posted: 11 Jul 2006 20:54
by 33_Costa
O ideal mesmo é fazer o seu proprio Brun0.

Assim você se "acostuma" mais com a linhas da aeronave. E também é dificil de encontrar realmente bons templates.

Posted: 12 Jul 2006 10:23
by widowmaker
Galera, eu tenho uma skin padrão.. oq quero fazer é modificar umas coisinhas.. tipo, mudar as insígnias dos aviões ( A1, B1, C1... já que a padrão que possuo é a D4 ).. Mas não é para o IL2 compreenderam :), é para outro sim..

Eu não vou pintar um avião inteiro ( ainda ).. só qro aprender wheatering para que as designações não pareçam pintadas em pástico :)


Obrigado pela ajuda galera :)

Posted: 12 Jul 2006 10:50
by 36_Killer-Ants
S!

Saiu uma versão tipo Deli.cious para tutoriais: http://www.tutorialism.com/

Tem "de um tudo" :-D

:drink:
K-A

Posted: 12 Jul 2006 10:55
by Gutierrez
Valew a s dicas Kyrodus. Olha, uma pergunta. Vc teria uma imagem dos emblemas dos A-20K da FAB? Estou fazendo um skinpack com o nariz que vc criou e desejo lançar em breve.

Importante dizer que lançarei ele como um trabalho conjunto meu e seu. Nada mais justo.

Posted: 12 Jul 2006 13:29
by 20_Kyrodus
S!

Gutierrez... nem.. nunca fiz nada pro A-20 a não ser aquele nariz de vidro... Alguém postou no fórum aqui um link onde tem um monte de insignias pra baixar, inclusive do Brasil... Procura no fórum ou dá uma olhada no Google...

Se algum Jambock lembrar o post, por favor coloque o link... 8)

Edição: Achei o link.

SP!