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Uso do Prop Pitch

Posted: 15 Jul 2006 00:00
by hawkice
Amigos desculpe a ignorância, mas eu nunca havia usado este comando e agora que estou usando o controle avançado do motor gostaria de dicas sobre isso. Se puderem ajudar... Obrigado

Estive testando o uso do controle de passo (Prop Pitch) mas fiquei com dúvidas da melhor maneira de usa-lo. Ajudem por favor... :-D

Posted: 16 Jul 2006 12:49
by widowmaker
Tbm gostaria de saber..

A unika coisa q sei usar no motor é w.e.p e radiador:
Radiador abro ele totalmente em combate e fecho para vôos nivelados.

Pro-pitch. qndo tentei usar eu sempre fundia o motor :)

Posted: 16 Jul 2006 14:08
by 28_Condor
S!

Bom, o pitch é como uma espécie de marcha pra hélice, onde a numeração (0 a 100) indica o quanto a hélice está inclinada para "cavar" o ar, no zero ela não cava nada e o avião não vai pra frente, no 100 tá no máximo. Isso serve para regular o quanto de ar se precisa cavar com a hélice: em altitudes altas o ar é mais rarefeito e é preciso um maximo de pitch. No nível do mar, onde o ar é mais denso, o pitch pode ser abaixado. Eu costumo abaixar o pitch de alguns planes que tendem a esquentar mais no nível do mar, por que com o pitch mais baixo o motor é menos forçado a trabalhar contra a resistência do ar sobre as hélices...

Táticamente, eu não sei usar o pitch com caças, mas com bombers eu o diminuo (numa proporção 70% de power e 80% de pitch, mais ou menos) para manter a velocidade mais constante e assim chego no alvo sem ter que mudar nada no cálculo do ângulo de release das bombas...

Bem, se não falei nenhuma asneira, é mais ou menos isso ae 8)


SP!

Posted: 16 Jul 2006 15:01
by 19_ALPHA
S!

Hummm ...


Eu ainda me confundo bastante com isso nos caças. ..costumo deixar no "auto" o pro pitch mas se alguém souber qual a proporção para caças POTÊNCIA MOTOR -> PRO pitch . ..seria legal postar!!

Grande abraço

SP!

Posted: 17 Jul 2006 10:44
by hawkice
Alpha, vc consegue deixar o Pro pitch em auto em todos os aviões?

Eu notei que somente os aviões alemães tem pitch automático com a potência do motor, ou seja quando aumentamos ou reduzimos a aceleração do motor o passo da hélice é ajustado automaticamente.

Nos aliados isso não acontece e eu ficou tendo que monitorar o aquecimento do motor e abrir e fechar o radiador muitas vezes.

Andei testando algumas sugestões que recebi e notei que no caso usando um P-47 quando em vôo nivelado (cruzeiro até o alvo) eu colocava o motor a 75% e pitch a 65% o avião mantinha uma velocidade constante e não esquentava muito, em combate motor a 100% e variava o pitch em acordo com a situação, notei que o motor não necessitava tanto da abertura do radiador.

Bem se alguem puder ajudar com mais contribuições...

Posted: 17 Jul 2006 18:19
by Buono
S!

Em decolagem e em climb (subir) deve-se usar sempre passo de hélice em 100% (precisa-se de força e potência).
Em vôo de cruzeiro (nivelado patrulhando) deve-se usar velocidade e menos força, passo de hélice em 90 % ou 80% . Isso com o acelerador reduzido a 80% mantêm uma boa velocidade e reduz consumo de combustível pois você pode diminuir um pouco a aceleração.

Passo de hélice pode-se comparar com um carro. Ao começar a rodar o carro exige a 1ª marcha (marcha de maior força a frente) também é a marcha que gasta mais combustível. Depois se estiver numa estrada ou pista longa usa-se a 4ª ou 5 ª marcha que é a de velocidade e menor consumo.

Numa subida de serra, usam-se as marchas menores que tem mais força e menor velocidade, mas mantém o carro subindo numa velocidade constante. Numa ladeira íngreme tem que se usar a 1ª marcha que é a de força. Em 4ª ou 5ª não se sobe uma rampa muito inclinada.

Com o avião numa descida seja suave ou muito inclinada, o passo pode ser passado para 70% ou se quiser mais velocidade até para 50%. Como num carro descendo uma serra ou ladeira você não precisa de força nem de potencia.

Se não quiser muita velocidade na descida (manter a velocidade) num carro, basta colocar uma marcha de força média (3ª por exemplo), no avião com inclinação para baixo passe o passo de hélice para 90% e reduza o acelerador ao mínimo.

Então pra subir em qualquer situação passo de hélice em 100%.
Pra descer reduza o passo para 70% (e voce ganhara velocidade) ou aquela que achar mais apropriado para a situação.

Posted: 17 Jul 2006 21:55
by 19_ALPHA
S! Buono


Muito bom cara. ..obrigado!!

SP!

Posted: 18 Jul 2006 09:40
by Brun0
As aeronaves da 2ªGM tinham Prop Pitch automático como no jogo?

Posted: 18 Jul 2006 10:49
by hawkice
Valeu Buono, agora acho que ficou bem mais esclarecido, agora é só acostumar com o uso !!!! Muito bom mesmo.

Mas surge uma outra dúvida quanto ao uso em conjunto com o radiador, estou certo?

Posted: 18 Jul 2006 13:49
by 37_Tupan
S!

Para quem lê inglês está aqui uma boa referência nesse assunto (e não só nesse) está no Airwarfare.

Todas as aeronaves aliadas (eu acho) tinham um sistema de "costant speed propeler" que fazia um ajuste automático para manter as RPM´s na faixa ideal. Quando você ajusta o pitch nesses aviões o que é ajustado são as RPM´s desejadas e o sistema mecânico se encarrega de ajustar as pás da hélice de forma automática. Não sei o quão realista o jogo é em relação a isso, não pretendo entrar na infinita discussão sobre a modelagem dos aviões no Il-2, mas funciona muito bem.

Eu só mexo no prop pitch em longos deslocamentos, na descida para pouso e para evitar overspeed nos mergulhos em alta velocidade.

Já para as aeronaves alemãs a conversa é outra. É facílimo fritar o motor de um Me-109 ou de um Fw-190 com alguns segundos de RPM´s além do limite.
Mesmo que o sistema automático seja lento nas respostas, não recomendo a ninguém desligar o automático nesses aviões. É pedir para ficar sem motor.

SP!

Posted: 18 Jul 2006 14:13
by 28_Condor
S!

Excelentes referências, Tupan :ok



SP!

Posted: 18 Jul 2006 17:06
by Brun0
Mas Hawkice, por que você quer usar o prop pitch manual? Acho que isso não vai te beneficiar. Você vai fritar motor pelo menos no começo, além disso você terá que operar mais um comando durante o combate, o que pode te distrair de coisas mais importantes.

S!

Posted: 18 Jul 2006 18:45
by Buono
S!

nos aviões alemães o passo de hélice é sempre automático. Mas pode-se usar em manual.

Mas para isso você terá de treinar muito pois eles tem o "costume" aliás um mau costume de fritar muito rápido.

Se você estiver subindo com um avião alemão colocar o acelerador em 75 ou 80% abrir um pouco o radiador e passar o passo de hélice para manual, em 80 ou 90% você vai ganhar potencia de subida.

Mas isso depende muito da inclinação que voce conseguir manter.

Tem de treinar muito off line para conseguir usar essa potencia com bons resultados.

Obs:Em combate esqueça, deixe no automático senão vai ficar sem motor em menos de 3 minutos.

Alguns muito bons pilotos de planes alemães usam isso todas as vezes que querem ganhar altitude rápido.
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Passo de hélice nos aviões aliados pode-se usar sem receio de fritar motor, isso não acontece só por uso dele. E ele te dá melhor velocidade ou força conforme as necessidades do combate.

É como em uma corrida de carros. Ninguém anda só em 1ª marcha nem em 6ª, usa-se aquilo que acha melhor para a situação.

Ele existe nos aviões para ser usado. Se for automático e não tiver manual é porque ou é uma carroça muito antiga ou no automático ele te dará melhor resultado (assim diziam os engenheiros).

Se tem manual pode ser usado.
Em automático perde-se potencia e ou velocidade em várias situações. Para testar coloquem dois aviões iguais em condições iguais (fuel, armamento, etc) e um usa o passo de hélice nas condições citadas (subida, nivelado, mergulhando) e o outro não, usa apenas em automático. Vejam se mostram as diferenças citadas, na velocidade, na força, e no consumo de fuel.

Lembrem-se que tudo que foi colocado nos aviões pilotaveis do jogo para gerenciamento de motor é porque tem sua serventia e sabendo usar não vai faltar nem sobrar.
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Quanto a radiador você abre quando percebe pelo instrumento do painel ou quando aparece mensagem que o motor está quente. Neste caso de aparecer a mensagem vai demorar mais para esfriar, e muitas vezes se precisa reduzir aceleração para menos de 70% para ajudar a esfriar o motor.

Se voce se acostumar a fora de combate ( em patrulha ou indo para o alvo) manter o radiador aberto uns 40% você terá um pouco de arrasto, isto é perde uns 10km/h da velocidade final mas ao entrar em combate terá o motor com melhor resfriamento (melhor condição) podendo fechar enquanto dura o combate.

Acima de 4000m voce pode manter só 20% de radiador aberto em qualquer situaçao que o ar mais frio manterá as temperaturas do motor em condições normais.

Mas lembre-se radiador aberto causa arraste (bem como bombas, foguetes, flaps abertos, então arraste = a redução na velocidade final.

Posted: 19 Jul 2006 12:19
by hawkice
Bruno, eu quero usar em manual somente os aviões aliados, exatamente pelas considerações que o Buono fez acima, noto que quando jogo com o pitch em automático acontece exatamente o que ele fala, ou seja, as vezes demoro muito para conseguir alcançar o inimigo ou não tenho a potência igual a dele quando em climb, embora sabendo que meu plane tem uma característica semelhante ao do alvo, então comecei a utilizar o pitch, mas como não tenho muita experiência eu extrapolo os limites, agora com as dicas comecei a entender melhor o uso.
Nos planes alemães é realmente melhor deixar em automático já que me parece que a modelagem no jogo e bem próximo do real dos planes.

Posted: 19 Jul 2006 14:36
by 42_Hildebrand
S!


Grande Buono! És um verdadeiro manual de instruções!
Valeu pelas dicas!!


SP!