Cindacta-3 coordena resgate de avião dos EUA
Posted: 27 Jun 2007 14:04
Cindacta-3 coordena resgate de avião dos EUA
Incidente ocorreu na manhã de sexta, mas foi mantido em sigilo por autoridades
Roberto Godoy, do Estadão
Aeronave era transportada da fábrica, na Espanha, para os EUA
SÃO PAULO - O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego do Recife (Cindacta-3), coordenou a operação de resgate de um avião CN-235 turboélice, da Guarda Costeira dos Estados Unidos, que entrou em pane sobre o oceano, a 250 quilômetros de Fortaleza. Havia cinco passageiros e dois tripulantes a bordo. O avião, produzido na Espanha pela CASA, estava sendo levado da fábrica, na Europa, para uma base nos Estados Unidos e faria um pouso para reabastecimento no Ceará ou em Pernambuco.
O incidente ocorreu na manhã de sexta-feira, mas foi mantido em sigilo a pedido das autoridades americanas. O comandante da aeronave, tenente-coronel J. Coley, declarou a emergência depois que os motores apresentaram falha: o direito parou de funcionar, enquanto o esquerdo passou a falhar e a perder rendimento.
O contato foi feito com o Cindacta-3, responsável pelo espaço aéreo do Nordeste. O centro já monitorava, por meio dos radares e sistemas de comunicações locais, a evolução do USCG-2301. A missão de escolta envolveu de início por um avião C-95 Bandeirante da Esquadrilha Rumba Azul, do 1º/5º GAV, em fase de decolagem para um vôo de instrução, acompanhado por duas outras aeronaves do mesmo tipo, a partir de Fortaleza. O contato se deu sobre o mar, a 70 quilômetros da costa, no alinhamento da pista do aeroporto.
Às 14h10, o caça A-29 Super Tucano foi acionado para interceptar a aeronave da Guarda Costeira, que permanecia sob orientação dos controladores do Recife e da unidade de aproximação de Fortaleza. O CN-235 pousou em segurança às 14h28.
