Fiz uma tradução "meia-boca" do manual do FreeTrack 2.0, esta disponível no Yousendit até 15.09.07, depois disto é só pedir que renovo o arquivo. Ou se alguem souber de algum lugar para hospedar por mais tempo...
http://download.yousendit.com/D5137B1D27E23855 Edit. Tradução revisada e melhorada, incluindo dicas do forum FreeTrack.
Fiz alguns testes no IL2 Sturmovik 1946, usando um LED emissor de infravermelho retirado de um controle remoto quebrado, e três tipos diferentes de WebCam.
Como filtro de IR na frente da câmera, para reduzir luzes parasitárias do ambiente, usei duas camadas de um pedaço de negativo fotografico velado - aquela parte preta que fica no começo/final de filmes revelados.
Funciona convicentemente, dependendo da WebCam o FPS variou de 25 a 40. Como é interpolado pelo FreeTrack fica quase igual aos 120 FPS do TrackIR4.
O fator de maior influência sera a forma da WebCam, por exemplo com uma D-Link DSB-C110 que veio de brinde junto com o modem ADSL, por ter a lente bem no fundo de um cone, a area de captura ficou pequena, ou seja se mover muito a cabeça a "luz" do LED sai da aréa de captura da camera. Pode ser tambem devido ao LED - que por ser de controle remoto tenha foco direcional e não difuso.
Já com uma A4Tech que tem a lente rente a caixa não houve maiores problemas.
O melhor resultado - 40 FPS, foi com uma destas "tudo em 1" tipo "tekpix", como não estava funcionado direito, foi desmontada e usado a placa de circuito exposta com a lente.
Para o IL2 - que não suporta 6DOF - não é preciso usar a armação com 3 ou 4 LEDs, basta um LED, que pode ser preso na aba de um boné com um clip de chachá por exemplo.
Ou costurado na aba.
Exemplo de um suporte feito com um arame de cabide dobrado, para fixar na aba do boné.
Melhor ainda - para não ficar usando boné dentro de casa... é prender na frente do microfone ou na alça do fone de ouvido.
A dica para
checar o six sem precisar olhar " de esgueio" para o monitor é mover a cabeça lateralmente, sem girar, pois assim o LED estara sempre apontado para a câmera da melhor forma possível.
Impressão geral: não é "plug and Play" pois requer testes e ajustes, mas é perfeitamente funcional como headtrack. E se já tiver uma WebCam gastar uns r$ 10,00 para o LED e bateria - usei uma CR-2032 de 3 volts tipo moeda. A alimentação pode vir da fonte do micro - usando resistores para limitar a corrente, de uma destas fontes multi-voltagem "de camelô" ou até de uma porta USB, embora não recomende esta opção para noobies, pois um erro podera provocar um curto que danificara o controlador USB da placa mãe.
Sokol1