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Controle do radiador (R)

Posted: 20 May 2008 00:06
by 21_Sokol1
Acho que não tem contrôle mais chato no IL2 que o do radiador (R) no modo Complex Engine Management - talvez devido a adaptação de duas posições no IL2 original para 6 ou 7 no Forgotten Battles.

Você tecla R uma ou duas vez e vai, ai entra em combate e de repente vem o aviso de Overheat, tecla R mais um punhado de vezes, e ao invéz de abrir o radiador acabou fechado, você não percebe e de repente o motor Twinkle, Skinklee, Troinke.... e solta aquela caracteristica fumaça preta com pedaços do cilindro...

Ou você tenta cliclar novamente RRR... prestando atenção nas posições, não vê um afoito que se aproxima e ouve um Tunk, tunk, tunk... na sua fuselagem, e novamente motor solta uma fumaça preta enquanto a "mother earth" sobe ao seu encontro....

Depois de tentar com macros no SVMapper, usando uma chave toggle (ON-OF-ON) do meu HOTAS, que acabou no mesmo problema de perder a sequêcia correta, estou tentando adaptar este controle numa chave mais adequada e intuitiva, rotativa.

Pensei usar um encoder (ex, scroll de mouse) - que se girado para direita gera um botão, girado para esquerda gera outro - que no final emulariam o R, mas complica pois se tem 6 ou 7 para a direita e 1 para a esquerda, além de usar 2 botões para uma unico comando, o R, requer um controlador USB que suporte encoders (ex.Mjoy16/BU0836X...).

Bom, depois de quebrar a cabeça combinando engrenagens e chaves em busca de algo funcional e fácil de montar cheguei nesta "chave":

ImageImage
É, o aviso esta escrito errado... :oops: Vou colocar:
drehen Sie sich nur im Uhrzeigersinn
ou
вращаться только по часовой стрелке

É uma adaptação destas chaves rotatórias multi-posição do comércio (~R$ 4,00), funcionando assim:

Rodando para direita, passando pelas posições 2, 4, 6, 8, open, a chave vai enviando em cada posição o comando para o radiador (emulando um R).

O botão Auto é necessário para o P-38, que tem uma posição de radiador a mais, a Open/Auto. Assim, neste avião você leva a chave para a posição Open e aperta o botão Auto.

Com outros aviões é só passar do Open para o Closed ignorando o botão Auto.

O próximo R enviado fecha o radiador e a sequencia é novamente inicada.

Assim, com o knob rotativo e a etiqueta com as diferentes posições se tem um feedback visual da posição do radiador.

Elétricamente para o simulador isso se resume a um botão.

O sistema tem inconvenientes:

O knob só pode ser girado para a direita, ou bagunça sequência :-P

É preciso lembrar de colocar o knob na posição correspondente ao avião voado antes de ligar o motor - alguns começam com o radiador fechado, outros aberto... :roll:

Bom, algum PHD em engenharia mecânica por ai tem alguma sugestão mais elegante? Com desenhos no SolidWorks? :D

E caso algum artista gráfico possa fazer uma etiqueta (Corel, P.Shop...)
com 3 cm de raio externo e 2 cm de raio interno com as cores mostradas acima - dando a entender de ir do frio ao quente - se misturando seria muito bem vindo.

Ah, alguém se lembra de algum avião do IL2 com diferente posições do Radiador, tipicamente 2, 4, 6, 8, Open (Open/Auto do P-38 ), Closed?
;)

Ufa, que novela por causa de um R.

Sokol1

Posted: 20 May 2008 00:53
by 28_Condor
S!


Bom, o anêmico Mosquito do Olegario tem apenas duas posições: fechado e aberto... esse é facil :)

O phoda é que só consegue escapar de Emils ou congêneres mais antigos :P




SP!

Posted: 20 May 2008 07:09
by Gutierrez
Ouvi dizer q o AAA irá modificar o mosquito. Estão estudando as especificações da aeronave para concertar o que o Olegário fez errado.

Posted: 20 May 2008 10:10
by 28_Condor
S!


É, mas se for para ficar naquele negócio de slots diferentes aí não adianta nada, já que não rola on-line...





SP!

Posted: 23 May 2008 14:35
by 21_Sokol1
Protótipo. :-P

Compensado "leftover" de kit de aeromodelo, engrenagem de CDROM, micro switch de mouse, mola de caneta esferográfica, prego(p/eixo da alavanca)...

Image
Image

Vídeo do teste - usando um LED para simular o R:

http://www.youtube.com/v/MLDxRaweIF4

Sokol1

Posted: 23 May 2008 15:42
by Nabakov
Só uma pergunta?


Isso aí vairá na minha caixinha e é por isso que tá demorando tanto? :D


Legal...!

Posted: 23 May 2008 16:21
by 21_Sokol1
Vai (é protótipo mesmo :-P ).

Tá demorando porque adaptar idéias ao (parco) material que se tem disponível dá trabalho - e proque você não tem urgência dela, tem X-52 PRO e o scambau... ;)

Se voce tivesse mandado uma caixa de plástico com paredes de 3mm saia em "two wecks". Mas vá colocar botões com rosca de 5 mm em caixa de MDF com paredes de 1CM!!! Alem do qué lixar MDF deixa tudo parecendo o deserto do Saara depois de uma tempestade de areia.

Sokol1

Posted: 24 May 2008 14:34
by Nabakov
21_Sokol1 wrote:Se você tivesse mandado uma caixa de plástico com paredes de 3mm saia em "two wecks". Mas vá colocar botões com rosca de 5 mm em caixa de MDF com paredes de 1CM!!! Alem do qué lixar MDF deixa tudo parecendo o deserto do Saara depois de uma tempestade de areia.

Sokol1
Seu cretino....! foi você que mandou as especificações da caixa...! :lol: :lol: :lol: :lol:


PS.: Ainda estou com aquele F-15 Eagle aqui, sem ter o que fazer com ele.

Posted: 24 May 2008 17:56
by 06_Colorado
S! TCHE!


Isso tudo por causa do radiador... :lol:


SP! TCHE!

Posted: 26 May 2008 00:07
by 21_Sokol1
Quase pronto para ser montado num throttle/painel como se fosse um instrumento.
Falta ainda pintar e decalcar com as posições do radiador, e pintar um traço indicador na chave, no lugar da fita crepe na foto.

Image

Acrescentei mais um switch :22 - do lado esquerdo - do tipo aperta para ligar, aperta para desligar.

Ele sera útil nos casos em que se começar voar um avião diferente do anterior e a posição inicial do radiador no jogo não corresponder a da chave, basta apertar o botão desligando o circuito (bypass), colocar a chave na posição equivalente a atual do radiador (do jogo) e religar o circuito. ;)

O botão do lado direito é para a posição AUTO do P-38.
Pode ser usado também para ciclar o radiador eventualmente.
Como no caso de você tomar um tiro na chave... :lol:

Sokol1

Posted: 01 Aug 2009 18:51
by EliotXII
entenressante
vc é froda!

Posted: 01 Aug 2009 18:58
by 36_Killer-Ants
Direto do Túúúúnel do tempo!

:lol: :lol: :lol:

Posted: 11 Aug 2009 03:11
by EliotXII
ola
talvez a minha ideia seja meia boba mais pq nao usa essa mesma ideia pra fazer botoes pro "TRIM" assim nao precisaria ficar apertando ctrl+setas

tipo como nessa foto
http://3.bp.blogspot.com/_zu-DKjmLnoA/R ... t+p-51.jpg

olhe os botoes de ajuste do "TRIM".

e o que acha da ideia?

Posted: 11 Aug 2009 12:24
by 21_Sokol1
Para uma "roda de trim" é mais fácil, já que pode usar um eixo (potenciômetro) para isto, veja na seção HOTAS dos Controls do Il-2.

Para mais mais precisão use um potenciometro multivoltas:

http://www.soldafria.com.br/index.php?cPath=32_99

Ou pode controlar por meio de botões, usando um Encoder (e um controlador USB compativel) ou simulando um Encoder, acionando switchs ao girar um knob, exemplos:

Com micro switchs:
http://nsm02.casimages.com/img/2009/07/ ... 066543.jpg

Com chave toggle switch (alavanca) momentânea - (ON)-OF-(ON):

http://www.youtube.com/watch?gl=ES&hl=es&v=qtb-MpTFWo8

Repare na chave montada na traseira do volante.

Sokol1

Posted: 11 Aug 2009 17:28
by EliotXII
:shock:

<font color="red"><i>demais</i></font>

mais a segunda foto nao entendi nada! ta uma bangunça total nakilo la seja la o que for :lol:

mais como faria o sistema pra ligar em uma USB?