Page 1 of 2
Ajuda com o Radiador
Posted: 12 Aug 2008 15:52
by renaq
Eae pessoal da GAVCA, prazer enorme estar aqui neste belo fórum, obrigado por ele existir. Bom, faz uma semana que comecei a jogar IL-2 Sturmovik 1946, já tenho um pouco de noção básica do jogo, adoro simuladores e ainda mas um tema como este, tenho paixão por aviação militar, já venho visitando este fórum diariamente, gostei muito do livro Em perseguição (In Pursuit), venho vendo tutoriais e videos no youtube, mas ainda não aprendi a noção de como mecher no Radiator (tecla R), não sei a diferença de open/close de position 2,4,8 que seja, alguem que entenda do assunto poderia me explicar?
Posted: 12 Aug 2008 16:21
by Shinke
~S~
Olá renaq. Basicamente o radiador serve para não dar o OVERHEAD no motor. Em vôo normal, costumo usar o radiador aberto ou em posição 6 ou 8...em combate ou para ganhar velociade, deixo em 2 ou fechado, visto que radiador dá arrasto aerodinâmico.
Também vale salientar que dependendo da altitude, o resfriamento do motor é mais rápido. Quanto mais alto mais rápido
Abraço e bons voos
Posted: 12 Aug 2008 16:48
by renaq
Shinke wrote:~S~
Olá renaq. Basicamente o radiador serve para não dar o OVERHEAD no motor. Em vôo normal, costumo usar o radiador aberto ou em posição 6 ou 8...em combate ou para ganhar velociade, deixo em 2 ou fechado, visto que radiador dá arrasto aerodinâmico.
Também vale salientar que dependendo da altitude, o resfriamento do motor é mais rápido. Quanto mais alto mais rápido
Abraço e bons voos
Olá Shinke
Eu entro no servidor e não mecho no radiador, porque eu realmente não tenho idéia do que a posição 2,4,6,8,aberto,fechado irá me fornecer.
Por exemplo, estou voando à um local com potência de 90% e abaixo de 1000 metros, qual posição devo deixar? E se eu estiver em um combate também abaixo de 1000 metros e der overhead, as mudanças no radiador irão adiantar ou terei que continuar diminuindo a potência do motor?
Posted: 12 Aug 2008 17:18
by Shinke
~S~
Bem, não sei ao certo o que o manual dos aviões recomendam, mas EU faço assim:
se não estou em combate e a 1000m, radiador aberto(ou

e potencia 80%
se estou em combate deixo em 2 ou fecho o radiador. Se der overhead, subo o mais rápido possível, diminuo a potencia e deixo o radiador aberto até voltar ao normal.

Posted: 15 Aug 2008 13:42
by Buono
S!
Abrir ou fechar radiador
1-Procure decolar com o radiador fechado.
Obs: alguns aviões por padrão tem o radiador aberto antes da decolagem exemplo BFs 109, P51 Mustangs e outros, quando correr na pista para decolar feche o radiador.
2- Depois de ganhar altitude uns 3.000m (9.000pés) e enquanto procura adversários mantenha o radiador aberto em 4 ou 6.
3- Fora de combate procure deixar o radiador em 4 ou 6 de abertura.
4- Em manobras de combate feche o radiador para não ter perda de velocidade em função do arraste.
5- Se o motor der overhead (muito quente - fervendo ) abra 100% o radiador e reduza a potencia (acelerador) para uns 80%.
Atenção- Alguns aviões tipo Spits ou Hellcats precisa reduzir o acelerador para 50% durante uns 3 ou 4 minutos para conseguir resfriar o motor.
6- Assim que aparecer mensagem de temp normal, coloque o radiador em 2 e mantenha o acelerador em 90%.
Obs:
Em mergulhos mesmo em ataque abra o radiador por alguns momentos isto ajuda a resfriar o motor.
Em subidas - climb- feche o radiador para não perder muita velocidade.
Para pousar em pistas ou em PAs abra o radiador 100% para ajudar a reduzir a velocidade do pouso. Controle a velocidade pela potencia - acelerador e passo de hélice.
Nunca deixe o motor em overhead muito tempo pois o motor começara a fazer o barulho característico de engripar ( travar, queimar, fundir).
Posted: 15 Aug 2008 15:48
by Nabakov
Seja bem-vindo..!
Não esquece de botar água no radiador
Abraços,
Posted: 16 Aug 2008 15:18
by LBR_GuntherRall
S!
OVERHEAD?
Super CAbeça huauhauhauhauhauha
É Overheat....
Re: Ajuda com o Radiador
Posted: 25 Dec 2012 21:04
by Göcking
Tenho a seguinte dúvida no que diz respeito ao Radiador.
Parece que ele tem a seguite sequencia
Closed............ 0%
2................... 20%
4................... 40%
6................... 60%
8................... 80%
Open.............. 100% (seria esse percentual?)
Open/Closed..... ????
Göcking
Re: Ajuda com o Radiador
Posted: 25 Dec 2012 21:33
by 21_Sokol1
Göcking wrote:
Open.............. 100% (seria esse percentual?)
É, significa que esta todo (100%) aberto.
Open/Closed..... ????
Este último não seria Closed/Auto - usado pelo P-38?
Sokol1
Re: Ajuda com o Radiador
Posted: 25 Dec 2012 21:42
by Göcking
Este último não seria Closed/Auto - usado pelo P-38?
Eu sempre jogo
off line com o BF109 e o Closed/Auto
(desculpe-me não é Open/Closed) aparece quando estou utilizado o radiador.
Göcking
Re: Ajuda com o Radiador
Posted: 25 Dec 2012 23:14
by 21_Sokol1
Ahhhh, ta explicado.
"Easy settings".
É que voce não joga com o (não tanto)
"Complex engine mannagement" habilitado, por isso só vê
"Closed e Open/Auto".
Na posição
"Closed" voce fecha totalmente o radiador, serve para ganhar um extra de velocidade, mas não pode deixar fechado indevinidamente, ou acontece o
"overheat".
Na posião
"Open/Auto" o radiador é controlado por uma válvula termostática (se não for, acabei de inventar

) que mantem o radiador aberto ou parcialmente aberto em função da temperatura da água.
O modo
"Easy settings" não permite ajustar:
-radiador em multiplas posições (Closed, 2, 4, 6...)
-passo de hélice
-mistura
-desligar/ligar os magnetos
-ligar/desligar o supercompressor
Se bem que no IL-2 (1946) o
"complex engine mannagement" é uma enjambração não prevista no jogo inicial que não funciona como esperado.
Nem no Il-2 CLoD é totalmente "complexo" e nem funciona como deveria.
Sokol1
Re: Ajuda com o Radiador
Posted: 26 Dec 2012 15:10
by Göcking
Sokol,
Aproveitando que você tocou no assunto. Não estou jogando 100% no Realistic, mas estou quase lá.
O meu maior problema é que não sei me orientar sem os ícones no mapa. Se eu ficar sozinho não volto pra casa.
Dei um olhada aqui nos tópicos mas não encontrei nada. Talvez tenha procurado o assuto com a nomeclatura errada.
Tem algum tópico ou artigo que possa aprender a me orientar?
Göcking
Re: Ajuda com o Radiador
Posted: 26 Dec 2012 16:43
by 28_Condor
S!
Como é para o IL2, eu achei aqui uma coisa do fundo do meu baú (acho que a página nem exite mais on-line)
Descompacta em algum lugar e clica no html
SP!
Re: Ajuda com o Radiador
Posted: 26 Dec 2012 17:35
by 21_Sokol1
Condor,
Lembrei justamente deste antigo tutorial do Erick, lembro que estava na CockpitNews, mas esta já virou "poeira de bits" faz tempo.
Sokol1
Re: Ajuda com o Radiador
Posted: 26 Dec 2012 17:36
by 28_Condor
S!
Como eu não confio na longevidade on-line fiz buckup
SP!