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WB2008 Server Brazuca LEGAL
Posted: 04 Sep 2008 01:22
by JRRJ
Rapaziada,
Todos aqui devem conhecer o Warbirds desenvolvida pela Imagic Online, atual IEN. Uns devem conhecer por nome, outros por já terem voado.
O Jambock.com foi o primeiro squad Brasileiro criado para voar no WB em ~1996, e como todos sabem eu faço parte até hoje.
De lá pra cá, muitas versoes foram sendo atualizadas até hoje. Sendo um SIM fechado e pago, teve varias arenas no mundo sendo criadas para poder voar de graça. A mais famosa é a FHR que os Russos fizeram e até hoje existe (somente para vrs2.77). É ilegal, os cara fizeram eng reversa e mandaram bala.
Hoje, o WB está na vrs 2008 e uns brazucas liderados pelo Franz- conseguiram fazer uma arena para a vrs 2008 que tem graficos que deixam a 2.77 no chinelo.
Agora vem o detalhe: É LEGAL, não mexeram no cliente. Leiam esse texto do forum que o vibora postou:
"Para criar a THWBx foi utilizada a técnica chamada "French Café", ou seja a análise dos dados que trafegam entre os nossos computadores e o servidor oferecido gratuitamente durante 14 dias pelos proprietarios intelectuais do jogo. Para exemplificar, aqui vai uma observação do franz- em nossa lista aberta WBBR:
"Não, não é engenharia reversa. Engenharia reversa é "descompilar" o sofware e estar apto a modificá-lo, e incrementá-lo, recompilando e gerando um novo executavel wb3.exe. Pra tu ter uma ideia prática do que foi feito. Imagine uma conversa entre duas pessoas, com perguntas e respostas padronizadas. Eu apenas observei a conversa, de modo que se o cliente me fizer uma pergunta, eu sei qual é a resposta a dar. O software da iEN está lá, intacto, com todos os bits no lugar. Inclusive o fato de redirecionar a conexão para o servidor da TH, não foi mexido no warbirds, e sim no windows, usando uma feature que todos os sistemas operacionais tem, de redirecionar manualmente dominios para o IP que quisermos." "
A IEN conseguiu retirar um server meses atrás e os caras conseguiram um tipo de certificado que comprova essa teoria acima e até hoje a arena está online. Vou achar o email sobre esse certificado que está na minha maquina do trabalho e coloco aqui depois.
Bom, vamos direto ao que interessa:
Divulgação.
Quem quiser se aventurar a testar esse fantastico simulador vai encontrar tudo que precisa no site da "tabajara host", TH pros íntimos, aqui:
São apenas 3 passos para voar online.
http://tabahost.dreamhosters.com
A lista de discussão do google groups, que eu tambem assino, está aqui:
http://googlegroups.com/group/warbirds
Só sei que depois de ~5anos hangarado, voltei a fazer uns voos graças a esse pessoal (ao sokol1 tb) que já conhecia desde o FHR.
Bom, quem não puder voar ou não quiser, pelo menos divulgue, pois isso é que está faltando para a arena decolar de vez.
Só peço pra não compararem com o IL-2 que de graficos da de 1000x0, e na YMHO, o wb2008 dá de 100x0 em termos de jogabilidade.
Depois posto umas "fotinhas" e algum filminho pois o WB2008 tem guncam.
Vamos lá, testem! mais lembrem: Check Six!!!!!!!!
Posted: 04 Sep 2008 08:31
by Hotsea
Outro fato que comprova o escrito encima.
Há pouco tempo, FRANZ, conseguiu a PATENTE sobre o método que utilizou para a criação do servidor. Tornando-o assim, um servidor TOTALMENTE LEGALIZADO.
Sem contar as inúmeras vantagens que o franz implementou (uma certa bomba chamada little alguma coisa )
O mais legal (kra essa feature é ótima) é:
Artillery it´s possible in Warbirds 2008 (only TH. UHUUUU FRANZ)
For use, follow these steps:
1 - It´s needed play in a vehicle, to use. Not possible use if you playing wb2008 in aricraft pilot position, or gunner.
2 - Go near your target. Stop your vehicle near, but, in safely place.
3 - Call
.spot on radio bar (any channels)
4 - Wait some seconds, and you see one little explosion near you (D2). It´s the artillery answering your call.
Now, adjust gunsight whit
.correct degrees yards in radio bar.
Obs: yards from 0 to 1000
5 - if you find the target position, call
.barrage on radio bar.
6 - Now, get your pop-corn, your beer. One binocular it´s very interesting too.
AND SEE THE FIREWORKS, LIKE NEW YEAR
Isso, para um comboio de tanques, é um deleite

Posted: 04 Sep 2008 09:04
by 21_Sokol1
Bom, voei o WB 2.7xx em 97/99 e gostava muito (a U$ 2/H

), tanto que na "epóca de ouro dos SIM da WWII", quando saiu World War Two Fighters, SDOE, CFS, embora estes tivessem graficos 3D melhores, não troquei o WB por nenhum eles. Obviamente os instalei.
A parte online do CFS então ...
O maior diferencial do WB é a parte estratégica, com captura de bases para um ou outro time vencer o mapa. É preciso "amaciar" a base com bombers ou jabos, e depois levar um C-47 ou Ju-52 cheio de paraquedistas (IA) que vão explodir a torre de controle do campo numa missão suicida.
Voce pode inclusive assumir um flak ou blindado para defender esta base.
O que gostava mais era dos SE (Special Events) que recriavam uma batalha histórica, nos quais geralmente você só tinha uma vida.
Ruim (IM0) é que os aviões não são separados entre aliados e eixo, ambos os lados voam com os mesmos aviões...
Para quem esta com uma máquina meio defasada pra o IL2, o WB garante boa diversão. O FM pode não ser refinado como o do IL2, mas é bem melhor que o dos CFS's.
Sokol1
Posted: 04 Sep 2008 09:17
by Hotsea
Pois é Sokol....
Ruim (IM0) é que os aviões não são separados entre aliados e eixo, ambos os lados voam com os mesmos aviões...
Bem... no servidor IEN pode ser assim, mas... no servidor BR não é
Vc não verá 262 voando no pacífico (like FHR), ou Zekes na Europa

Qnto á voar com os mesmos aviões, no servidor brazuca isso só acontece, qndo:
Um field gold, possui só 6 FW190.
Este mesmo field, é atacado e capturado pelos reds.
Durante os ataques red, nenhum FW190 decolou (saldo de 6 aeronaves)
Qndo os reds capturam o field, eles tbm capturam os aviões que restam de saldo no field (como tinha 6 FW, os reds podem voar com os 6, mas, se todos forem perdidos, só decolará do field, antes gold eixo, só aviões red aliado)
Resumindo, no máximo alguns aviões, isso se vc se encontrar com algum... não vai ser akela COISA da ien... vc de p51, engaja e abate um p38... olha para o lado, e é atacado por um spitfire....
Não existe esta possibilidade no servidor TabajaraHost
Mas uma novidade, postada <font color="red"><i>hoje</i></font> no fórum:
Agora a TH tem o clima regulado pelas condições atmosféricas reais!
Graças à uma implementação do Sonicx e do Franz- agora o clima da TH é regulado pelas condições atmosféricas reais da região de cada mapa, ou seja, se o terreno for o Blitz, por exemplo a TH irá reproduzir o clima atual (quase realtime, com delay de 1 hora) da região compreendida pelo terreno, tomando por base um ponto real que esteja dentro do terreno
Nesse delay de uma hora, a cada 10 minutos a TH vai progredindo o clima até ficar com o METAR atual, assim evitando possiveis variações bruscas de vento e nuvens que poderiam haver em uma hora Smile
como os terrenos tem slots de tempo fixos, ou seja a BLITZ ocorreu de agosto de 40 à janeiro de 41 foi do verão ao inverno... mas, e se nos estivermos jogando o terreno BLITZ em fevereiro? o clima local não será o correto... logo estabelecemos um ICAO/METAR oposto pra ser usado nestas ocasiões, buscando sempre a real estação no slot de tempo definido (ago-jan - começa no verão termina no inverno).
Pra quem estiver voando vai ler uma msg no radio assim a cada 10 minutos:
Code:
-HOST-: Weather: Partialy Cloudy, Wind 2.31Km/h from NE
PS: Bombas nao sao afetadas pelo vento, pra nao ter choradeira!
Nem a IEN pensou nisso

Posted: 04 Sep 2008 11:14
by 07_Phantom
Sempre quis voar o WB para ver como é, pode ser uma chance.
Mas, e não retirei esse post por conta desta dúvida, o que ele fez não foi o que, no mundo dos MMORPG (e outros tipos de jogas mais recentemente), é chamado de Private Server?
Pergunto pq, da mesma maneira, os clientes desse destes jogos não precisam ser alterados, ou seja, eu baixo o jogo (normalmente do site oficial) e entro no servidor privado, mudando o arquivo hosts do windows para que o nome (FQDN) do servidor OFICIAL aponte para o servidor privado.
Se foi isso que ele fez, é pirataria da mesma maneira visto que, apesar de não ter alterado o cliente, alterou/criou o servidor, sendo este na verdade a parte pirateada.
Posted: 04 Sep 2008 11:41
by JRRJ
PH,
Realmente a alteração é no HOSTS, tanto que o launcher só altera ele. Se alterar na mão nem precisa instalar.
Eu não tenho bases pra discutir se realmente é pirata, na minha opiniao não é pois nada é alterado no cliente. Pode-se baixar o original da Ien e voar.
Ah, se achar conveniente, move ou delete o topico falou, sem problemas mano.
Posted: 04 Sep 2008 11:48
by tiefox
07_Phantom wrote:
Se foi isso que ele fez, é pirataria da mesma maneira visto que, apesar de não ter alterado o cliente, alterou/criou o servidor, sendo este na verdade a parte pirateada.
Por que seria pirataria? Todo o software foi bolado e escrito do zero pelo Franz. Todas as linhas de código escritos por ele.
Não é pirataria. Pirataria é software é cópia e mal uso de um software.
Este servidor foi criado do zero, escrito do zero, sem copiar nenhuma linha de código.
Posted: 04 Sep 2008 11:49
by 07_Phantom
S! JR,
realmente o cliente não é pirata, mas o server sim.
A técnica french café, basicamente, é uma analogia a alguém que quer aprender a falar francês e para isso se senta em um café (não a bebida mas o "restaurant"

) e fica ouvindo o que os outros falam e aprendendo o significado das palavras, aprendendo assim o idioma.
Ou seja, o cara ouviu como o host trabalhava e fez um novo.
Vou manter o post por conta dele ter conseguido o tal certificado de legalidade. Você não teria como conseguir para postarmos aqui?
Posted: 04 Sep 2008 12:01
by 07_Phantom
tiefox wrote:
Por que seria pirataria? Todo o software foi bolado e escrito do zero pelo Franz. Todas as linhas de código escritos por ele.
Não é pirataria. Pirataria é software é cópia e mal uso de um software.
Este servidor foi criado do zero, escrito do zero, sem copiar nenhuma linha de código.
Tiefox,
seu conceito de pirataria está errado, várias coisas podem ser pirateadas, não apenas softwares mas também idéias.
Imagine que você crie um jogo e o fornecesse de graça mas o servidor vc vendesse. Bom, como eu não quero comprar o servidor mas quero jogar online, estudo como o seu servidor funciona e crio um outro para funcionar no lugar dele. Bom, eu não roubei o seu software de servidor mas roubei sua idéia.
A questão é, podem existir brechas legais para os caras fazerem isso, deve ser desta maneira que eles conseguiram manter o servidor no ar legalmente.
Posted: 04 Sep 2008 12:08
by tiefox
07_Phantom wrote:
Ou seja, o cara ouviu como o host trabalhava e fez um novo.
Vou manter o post por conta dele ter conseguido o tal certificado de legalidade. Você não teria como conseguir para postarmos aqui?
Gostaria de entender por que você considera isto "pirataria". Na minha opinião pirataria é cópia ilegal de software. e isto não foi feito cópia de software nenhum.
Aprender como funciona um protocolo de rede e implementar um programa do zero que o utiliza não é pirataria. Se fosse, todos os clientes de MSN messenger alternativos que existem por ai são piratas. Os programas capazes de ler arquivos Word e Excel seriam piratas. ( open office ).
E não foi quebrada nenhuma chave de segurança ou coisa parecida pois no protocolo não existia as mesmas.
Posted: 04 Sep 2008 12:13
by tiefox
07_Phantom wrote:
Imagine que você crie um jogo e o fornecesse de graça mas o servidor vc vendesse. Bom, como eu não quero comprar o servidor mas quero jogar online, estudo como o seu servidor funciona e crio um outro para funcionar no lugar dele. Bom, eu não roubei o seu software de servidor mas roubei sua idéia.
Isso é quebra de patente e não pirataria, são coisas diferentes. a IEN nao possui nenhuma patente em cima do servidor. Foi pesquisado extensivamente, e ela apenas possui uma patente de um metodo de diminuicao de lag ( warp ).
Ela nao tem nenhuma patente em cima do protocolo do WB. Nao tem nenhuma patente do funcionamento do servidor. Portanto é perfeitamente legal implementar um software que utilize o mesmo protocolo. A idéia deles não foi devidamente registrada. Até pq o que eles usam não é "rocket science" todos os jogos online operam da mesma maneira, e seria impossivel para eles patentar o modo como isso funciona.
Posted: 04 Sep 2008 12:30
by 02_Weissheimer
Tie!
Quebra de patente também é ilegal..apesar do Gov. Brasileiro achar que não.
Existe sempre a duvida quando vem esses assuntos e como somos os responsáveis legais pelo mesmo, qualquer informação aqui contida respinga em mim e no PH! nunca no usuário comum como você! por isso nossa cautela e questionamentos.
Eu não vôo WB pois acho ele ruim, opinião pessoal! mas acho bacana esses desenvolvedores excentricos!
boa sorte a ele em seu projeto.
Posted: 04 Sep 2008 12:37
by 07_Phantom
Boa colocação, o mole da Ien foi não registrar a patente do servidor que, apesar de não ser uma "rocket science", poderia sim ser registrado. Afinal, como o próprio Franz disse, foi necessário entender como o servidor funcionava e, se esse "COMO" tivesse sido patenteado seria sim pirataria.
Em tempo, quanto ao clientes alternativos de MSN ou os programas que abrem arquivos do office. Bom, no primeiro caso, provávelmente, a M$ deu oo mesmo mole da Ien, não patenteou o "COMO" funciona o MSN, já no segundo caso com certeza a M$ deixou aberto mesmo, isso funciona como uma puta estratégia de marketing afinal, se você não gostar do Office, pode migrar para outros programa que ainda assim poderá usar os arquivos nele gerados.
BTW, quanto mais referências para a comunidade simuleira melhor, vamos ver se o JR consegue o tal certificado de legalidade e, do nosso lado, vamos procurar junto a Ien mais dados.
Posted: 04 Sep 2008 12:46
by JRRJ
PH,
Deixa comigo que to providenciando mais informaçoes.
Posted: 04 Sep 2008 12:50
by 07_Phantom
Valeu JR! No aguardo :s: