O que esta com problema não é o "circuito da torção"e sim o potenciometro, vide nesta foto:
http://www.saitek.ru/other/x52inside/image116.jpg
http://www.saitek.ru/other/x52inside/
O que pode fazer é, desmontar tudo, tirar o potenciometro, desmontar a caixa metálica dele (é facil) e limpar bem a trilha resistiva com alcool isopropilico, pode aproveitar e depois de limpo testar a resitencia do pot'com um multimetro, se apresentar falhas ou pulo na leitura o pot já era, tem que ser substituido.
Os gringos conseguem reposição com a Saitek, se for pedir peça logo dois, deixe um de reserva para o Throttle que mais cedo ou mais tarde tambem vai abrir o bico.
http://www.saitek.ru/other/x52inside/image140.jpg
Tem tambem os potenciometros dos rotaries, e como tal sujeitos a desgates. Sensor HALL é só nos eixos X e Y.
Até onde sei a Saitek não tem representação no Brasil, o domínio
www.saitek.com.br é de terceiros.
Forum de suporte:
www.saitekforum.com
Tem outro modo de contornar o leme por outro comando
No jogo (IL-2) voce pode tirar o comando do leme da torção do manche - inclusive ela tem uma trava - basta ir na seçao HOTAS do CONTROLS e colocar outro eixo qualquer no lugar do leme - exemplo o eixo do profundor - e depois colocar este eixo de volta para o profundor, assim o leme fica sem eixo correspondente.
Então compre um Rudder Pedal e dê leme com os pés, como na RL.
O mais "barato" por estas "longitudes" é o GS Pedal Classic USB
http://www.gsprodutos.com/gspedalclassicusb.htm
Bem, pelo menos tera assitência técnica local.
Ou, DIY um e ligue no circuito do X-52 no lugar do pot bichado...
Sokol1