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Patrouille de France no Brasil

Posted: 05 Sep 2009 12:16
by Matos
S!
Publicado em 04 de setembro de 2009
Ano da França no Brasil traz Patrouille de France a três capitais brasileiras
Apresentações dos pilotos de caça da Força Aérea Francesa começam por Brasília, em participação especial durante o desfile de 7 de setembro

A Patrouille de France, um dos mais importantes destacamentos aéreos do mundo, chega ao país no próximo dia 5 de setembro para três apresentações em comemoração ao Ano da França no Brasil. Formado pelos mais experientes pilotos de caça da Força Aérea francesa, a Patrulha Acrobática da França começa a série de apresentações pela capital da República, com participação especial no desfile de 7 de setembro, que contará com a presença do presidente francês, Nicolas Sarkozy, convidado de honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos festejos do Dia da Pátria. Em seguida, a esquadrilha se apresenta no Rio de Janeiro, com manobras executadas na Barra da Tijuca, e em Natal, na Praia dos Artistas, nos dias 12 e 29, respectivamente.

A Patrouille de France concederá uma coletiva de imprensa no sábado dia 5 de setembro, a única oportunidade que a imprensa terá para entrar em contato com a renomada esquadrilha.

Nas comemorações do 7 de setembro, os pilotos sobrevoarão a Esplanada dos Ministérios com oito aviões Alphajet durante o desfile dos músicos da Marinha francesa que formam a Bagad de Lann Bihoué, convidada para abrir o desfile militar. Os aviadores, entre eles a piloto-adjunta Virginie Cuyot – única mulher na história a participar de um grupo militar de acrobacias aéreas – farão um sobrevoo sobre o regimento francês, tingindo o céu com um rastro de fumaça bleu, blanc, rouge, cores da bandeira francesa. Os pilotos da Força Aérea Brasileira que compõem a Esquadrilha da Fumaça farão em seguida sua tradicional apresentação.

O adido militar da Embaixada da França no Brasil, o coronel Charpentier ressaltou que a Patrouille de France também se apresenta em setembro na Argentina e no Chile. Segundo ele, os dois países foram incluídos no roteiro do grupo francês graças à vinda do destacamento aéreo ao Brasil. “A turnê pela América Latina nasceu dessa participação no Ano da França no Brasil. O público poderá ver um trabalho de pilotagem extremamente afinado, com pilotos recrutados entre os melhores do mundo”, adianta o adido militar.

Entre as acrobacias, manobras belas e arriscadas, como o éclatement final, quando os oito caças alinhados na horizontal fazem uma curva para cima em 90 graus, e seguem em direções diferentes, formando um desenho de meia esfera, como se reproduzissem o efeito do disparo de fogos de artifício, ou a manobra que deixa no céu um rastro em formato de coração.

Treinamento exaustivo
Para executar as doze figuras da série 2009 que já encantaram franceses, europeus e canadenses, os aviadores contam com um preparo exaustivo. Selecionados entre os melhores e mais experientes pilotos de caça da Força Aérea Francesa, eles precisam ter no mínimo 2 mil horas de vôo registradas, o que corresponde, em média, a dez anos de pilotagem, dentro da exigência de um piloto de caças de voar 180 horas por ano. Os profissionais selecionados para integrar a Patrouille de France têm, em geral, 12 anos de experiência.

“São apresentações extremamente seguras, feitas por profissionais que dedicam disponibilidade e certa dose de sacrifício para alcançar esse nível de trabalho. As apresentações são um motivo de orgulho para esses militares, que passam até seis meses longe de casa, motivados pela vontade de mostrar o prestígio da França nessa área”, afirma o coronel Charpentier.
http://anodafrancanobrasil.cultura.gov. ... asileiras/

http://www.smart.dj/blog/2009/08/22/pat ... ao-brasil/

Com certeza nos trâmites finais do FX-2 :roll: :lol: :lol:

Valeu

Matos

Posted: 05 Sep 2009 13:15
by 21_Sokol1
É para comemorar a venda dos Rafales para a FAB. :-P

Afinal, é um negócio da China para a França.

Sokol1

Posted: 05 Sep 2009 14:49
by MaGOid
O anuncio do FX-2 foi adiado pra outubro. Pode muito bem acontecer de ser o Gripen ou o Hornet. Se eles dissessem que o vencedor não era o Rafale antes da visita da Bruninha e seu acompanhante, poderia gerar um mal estar entre a francesada.

Posted: 06 Sep 2009 01:08
by Assis
Ja era!! Rafales pra FAB......

Posted: 06 Sep 2009 10:47
by 31_CrossBones
:skull:

S!
Assis wrote:Ja era!! Rafales pra FAB......
Sem dúvida nenhuma. Ou vocês acham que Sarkozy anda pra lá e pra cá "babando" nos ovos do Brasil à toa?
O Brasil assina na próxima segunda-feira (7) com a França o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros. Provavelmente a conta será aumentada em breve pela aquisição de caças franceses
Brasil vai fechar maior contrato militar de sua história recente

Acordo Brasil-França marca expectativa de ser "potência", diz estudioso

Visita de Sarkozy ao Brasil cria expectativa sobre caças Rafale

Folha online

SP!

Posted: 06 Sep 2009 11:00
by Assis

Posted: 06 Sep 2009 19:41
by 42_Hildebrand

Posted: 07 Sep 2009 12:07
by 36_Killer-Ants
S!

Com o nosso porte territorial, caso tivessemos um governo fracote como esses da colombia e paraguai, isso daqui jah estaria cheio de f-16 e f-18 numa base na amazonia para frear a doidera da venezuela.

Mas se o preco de ter cacas de ponta eh virar a lixeira militar dos US, eh preferivel gramar com uns cacas de 2 geracao mesmo...

:drink:
K-A

Posted: 07 Sep 2009 13:50
by Matos

Posted: 07 Sep 2009 13:52
by WTFAB
Só espero que nosso governo não tenha se precipitado e enfiado os pés pelas mãoes com este avião bem caro e com um alto custo de manutenção.

Espero que a Embraer seja a maior beneficiada para desenvolver um caça nacional.

Posted: 07 Sep 2009 16:53
by Redsoldier
Se o lote for ampliado a tendência do custo de produção e da manutenção é reduzir. A vida útil das peças da aeronave é teoricamente compatível com o das outras aeronaves concorrentes. Todas elas são bastante emparelhadas e quanto mais padronizarmos nosso fornecedor, melhor. Então fico feliz que tenha sido Rafale!

Só os Mi-35 estão na contra-mão, mas está tudo nos eixos...

Posted: 07 Sep 2009 17:36
by Assis
Senhores eis que a nossa bola de cristal estava prevendo direitinho né...Rafales BR...rsrs
A Embraer ja saiu na frente tambem, pelo visto a Fraança irá adquirir 10 C 390.......Vmaos ver o desenrolar disso..




http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0 ... CESES.html

Posted: 07 Sep 2009 17:46
by 17_Vulture
Redsoldier wrote:Se o lote for ampliado a tendência do custo de produção e da manutenção é reduzir. A vida útil das peças da aeronave é teoricamente compatível com o das outras aeronaves concorrentes. Todas elas são bastante emparelhadas e quanto mais padronizarmos nosso fornecedor, melhor. Então fico feliz que tenha sido Rafale!

Só os Mi-35 estão na contra-mão, mas está tudo nos eixos...
É... Colocar todos os ovos numa cesta é realmente uma bela estratégia. Que o diga os argentinos...

Posted: 07 Sep 2009 18:11
by Redsoldier
Você pode pensar assim, mas os encarregados de logística não terão mais de ficar procurando trocentos fornecedores pra um monte de modelos diferentes... Nada de nossos encarregados de manutenção terem de se acostumar com vários tipos de montagem e estrutura diferentes.

Por um lado a desvantagem de termos tudo nas mãos de um único fornecedor (convenhamos, guerra fria acabou! O Brasil é neutro, o perigo de nossas aeronaves ficarem no solo por conta de algum "embargo" é muito pequena. Além disso, planeja-se nacionalizar a produção das peças de reposição das aeronaves). Por outro lado, o barateamento das peças e da logistica envolvida na manutenção da força aerea, além de facilitar treinamento do pessoal e instalações em solo.

Posted: 07 Sep 2009 19:36
by 17_Vulture
Soldier,

Bom, primeiro que a cadeia logística para caças, submarinos e helicópteros é só... vejamos... COMPLETAMENTE DIFERENTE.

E tenho cá minhas dúvidas quanto ao ganho logístico entre Mirages 2k e Rafales. Dizer que o Brasil tá acostumado com aviões franceses é besteira, pois desse jeito também estamos acostumados com os F-5 ianques.

"planeja-se nacionalizar a produção das peças de reposição das aeronaves": bom, isso, se valer pra alguma, vale pra qualquer aeronave. Mas eu não acredito sequer que valha para alguma delas, a não ser as peças mais bobinhas.

"barateamento das peças": bom, as leis econômicas ditam que quanto maior a escala (em linhas gerais, no detalhe não é bem assim, pelos custos de aumento de capacidade, mas enfim), menor o custo unitário. Quantas unidades produzidas tem o Rafale mesmo? Quantos países o utilizam e podem fornecer peças se a França não conseguir? Ah é, pois é...



E a comparação com a Guerra Fria não tem absolutamente nada a ver, a não ser que você me explique como a Guerra Fria ajuda a explicar o conflito das Malvinas...