Page 1 of 2

O voto dos hondurenhos

Posted: 30 Nov 2009 21:57
by 28_Condor
S!

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp ... ategoria=0
Os dois candidatos favoritos à presidência de Honduras já votaram e comemoram o clima de relativa calma no país. O resultado do pleito para presidente está previsto para ser divulgado na noite deste domingo.

O dia anterior às eleições foi marcado por boatos de atentados. Contudo, segundo o deputado brasileiro Raul Jungmann, que acompanha as eleições como observador, até agora não houve incidentes. Ele destaca que a grande expectativa se dá sobre o comparecimento dos eleitores às urnas. Como o voto é facultativo, teme-se que grande parte da população boicote a escolha para presidente.
Pois é, apesar do voto ser facultativo, houve comparecimento de 61%!

É isso que eu digo, quando o voto é facultativo as pessoas se mexem para ver sua voz ouvida!

VOTO FACULTATIVO JÁ NO BRASIL!


sp!

Posted: 01 Dec 2009 01:53
by 13_Diniz
Condor amigão,

aqui no Brasil ainda não dá para fazer isso não... precisamos evoluir primeiro.

Antes do voto facultativo, o povo precisa ser alfabetizado. As escolas precisam melhorar seu conteudo, ensinando a fundo como funciona nossa República. O povo dá mais importância para voto administrativo do que legislativo.

Quem manda na nossa República não é o Presidente, é o Congresso. Quem manda nos estados, não são os Governadores, são os Deputados Estaduais. Quem manda no Município, não é o Prefeito, são so Vereadores. Quando o povo aprender isso, poderemos pensar em voto facultativo.

Posted: 01 Dec 2009 20:08
by 28_Condor
S!

Diniz,

Se o povo não sabe votar, pouco adianta o voto ser facultativo ou obrigatório. A diferença, contudo, é que no obrigatório os desinteressados, os que vendem o voto, os que votam me animal de zoologico, com certeza vão ir votar.

O problema é que somos doutrinados há décadas que o brasileiro não sabe votar, ou não quer, ou que tem que ser tutelado. Para o brasileiro ganhar consciência política não precisamos chegar ao nivel educacional da Suiça, mas o cidadão enxergar seu voto como direito, não como obrigação. Se as campanhas educacionais para questões de saúde costumam funcionar, por que não uma explicando o que é o voto como direito não como obrigação?

Se você pensar em todas as sanções draconianas que são impingidas em que não vota (inclusive a perda de salário), você pode deduzir que há grandes interesses em manter o voto obrigatório. O principal deles é o curral eleitoral, que permite aos politicos safados manterem sua contabilidade politica em dia.

O Lula, por exemplo, chegou no poder dizendo que voto facultativo ia com certeza entrar na reforma porlitica... não teve nem uma coisa, nem outra :roll:

Posted: 01 Dec 2009 20:15
by 28_Condor
S!


Olha só a lista de países ilustres que tem voto obrigatório (e mesmo nesses há alguns que não punem o não voto):

* Argentina
* Austrália
* Bolívia
* Brasil (não-compulsório dos 16 aos 17 anos, para os maiores de 70 anos e para os analfabetos)
* Chile (alistamento eleitoral é opcional; uma vez inscrito, o voto torna-se obrigatório)
* Congo
* Costa Rica
* Chipre
* Equador
* Egipto
* Fiji
* Grécia
* Guatemala
* Líbano (somente homens)
* Líbia
* México (não coercivo)
* Nauru
* Panamá
* Paraguai (acima de 75 anos, voto facultativo)
* Partes da Suíça
* Peru (acima de 70 anos, voto facultativo)
* República Dominicana
* Singapura
* Tailândia
* Turquia (não coercivo)
* Uruguai
* Venezuela (não coercivo)

Países que possuíam voto compulsório mas que o aboliram:

* Áustria
* Países Baixos

Você citou o baixo analfabetismo ou nível educacional, mas a Índia, que tem niveis de analfabetismo astronomicos, já adota o voto facultativo há muito tempo ;)


SP!

Posted: 01 Dec 2009 20:37
by 22_Ponte
S!

Voto tem que ser facultativo na minha opinião.

Não votou, não reclama.

Alias, a gente não tem de reclamar que tem que votar por obrigação e sim que não tem ninguém decente em quem votar.

SP!

Posted: 02 Dec 2009 14:04
by 13_Diniz
Condor,

o voto por direito, não por obrigação, faz parte da evolução social da sociedade humana. A "democracia" no Brasil considerando os anos de ditadura, não possui nem 50 anos, ou seja, menos de meio século, uma criança. O País pioneiro na democracia, o EUA possui quase 3 séculos de República Democrática interrupta. A educação no Brasil é péssima e os valores morais de nossa sociedade são deturpados. Tudo isso passa pela educação. Liberando o voto, muitos não votarão e aqueles que forem votar estarão vendendo seus votos, pois esse é o valor moral de nossa sociedade, infelizmente! A educação é o alicerce e princípio básico de uma República Democrática. Não existe Democracia sem Educação!Aprender a votar faz parte desta educação.

Maquiavel há 5 séculos atrás já ensinava que o homem muitas vezes precisa fazer escolhas. Há uma frase célebre na política atribuída erradamente a Maquiavel devido ao Príncipe”: “ Há de se escolher o mal menor, pois não há como se livrar do mal totalmente”. Na política essa é uma grande verdade. A sociedade está em constante evolução e tenho certeza que caminhamos para o voto facultativo, mas não é chegada a hora ainda.

Eu sou a favor do voto facultativo sim, mas não para essa nossa sociedade atual.

Posted: 02 Dec 2009 15:21
by Redsoldier
Diniz, enquanto o voto for obrigatório aqueles que estão pouco se f****** para as intenções políticas dos candidatos e aqueles que queriam mesmo é estar na praia em dia de eleição estarão votando, estarão desperdiçando seu voto no cara que uns amigos vão votar, no cara mais bonito ou no mais estiloso....

Você acha que sabendo que o Brasil possui uma sociedade tão pouco educada para os valores da cidadania algum político vai se mobilizar para mudar nossa sociedade? Para reestruturar nosso sistema?
Nunca, por que ele sabe que essa massa de abobados obrigados a votar é fácil de manipular e pouco vai ligar para o que ele fizer nos anos de mandato. Mesmo aqueles que o fizerem não se organizarão para conseguir qualquer objetivo, pois somos no fundo individualistas, não buscamos o bem comum para a nação se isso nos desprender esforço em demasiado...

Enquanto formos assim, o Brasil não muda, com ou sem vontade política. Estamos num buraco mais profundo que imaginamos.

Posted: 02 Dec 2009 15:40
by 13_Diniz
Red,

vc e o Condor não estão errados em pensar desta forma, existem dois lados nessa moeda. O que ocorre é que precisamos olhar para o Brasil de forma diferente.
Nós colocamos o nosso país em um pedestal, o Brasil está distante do brasileiro, a nossa Constituição está longe de retratar os padrões morais e eticos de nossa sociedade. Nossa Cosntituição é quase uma Utopia para nossa sociedade atual. Estamos sempre criando leis impraticáveis por nossa sociedade devido ao baixo padrão moral da mesma.

Nós precisamos educar o povo e muitas vezes a educação requer coerção. Não é a forma ideal de educação, mas um instrumento que as vezes se faz necessário.

Como se educa uma criança rebelde?

Posted: 02 Dec 2009 18:15
by Redsoldier
Mas é isso que eu quero dizer Diniz!
Que adianta o nosso governo tentar mudar, colocar regras extremamente rigídas e "moralizantes", aumentar o incentivo a escolarização, oferecer projetos de conscientização, se nós não mudamos...
Somos nós que temos de tomar consciência da verdadeira importância da participação política no Brasil, e obrigando todos a votarem não vai fazer isso, tem que deixar o brasileiro tomar no lombo e perceber que oq ele faz também conta...

Afinal de contas, o líder de um país é a imagem e semelhança de seu povo.


Estamos assim porque nunca lutamos de verdade por esse país, ele nunca foi nosso... Fomos jogados nesse canto tropical para servir a outros e nunca nos interessamos em nos unir pelo país, o nacionalismo do séc. XIX e XX foi importantissimo para a construção de uma noção de cidadania na Europa e America do Norte, aqui não passamos por isso, não de forma tão explicíta. Continuar com esse metodo de obrigatoriedade, em minha opnião, só vai fazer o brasileiro se sentir menos brasileiro...

Posted: 02 Dec 2009 19:36
by 28_Condor
S!
Nós precisamos educar o povo e muitas vezes a educação requer coerção. Não é a forma ideal de educação, mas um instrumento que as vezes se faz necessário.
Hum, um argumento bom, talvez, em relação a educação de uma criança, de um adulto jamais! ;)

Dá uma olhada na minha lista, a maioria é de paises que sairam da ou ainda são ditaduras!

A ideia de educação do povo é um resquicio da ditadura! Pessoas adultas devem ser tratadas como adultas independente do nivel cultural e economico.
Liberando o voto, muitos não votarão e aqueles que forem votar estarão vendendo seus votos, pois esse é o valor moral de nossa sociedade, infelizmente!
Diniz, essa ideia não se apoia em fatos, os paises que liberaram o voto rapidamente aprenderam que a não participação politica é a pior das escolhas. Como diz aquele ditado: "quem não se interessa por política será punido ao ser governado por aqueles que se interessam". Olha o exemplo de Honduras, um país latino e corrupto como o nosso cheio de mazelas educacionais e sociais, mas o povo já aprendeu a valorizar seu voto. A India, que já citei, só viu a cor da democracia quatro decadas após o Brasil, e é um dos paises mais participativos na hora do voto.

O voto facultativo não é a salvação da lavoura, mas o obrigatório, com certeza, são um dos últimos grilhões que ainda nos prendem as trevas da ditadura :oops:


SP!

Posted: 02 Dec 2009 23:59
by 13_Diniz
28_Condor wrote: Hum, um argumento bom, talvez, em relação a educação de uma criança, de um adulto jamais!
A coerção existe exatamente para os adultos, justamente pq supoem-se já terem discernimento suficiente para não fazerem besteira. Coerção é o direito que o Estado tem de usar a força. No caso que estamos falando a força da lei. Instrumento usado por todos os países, sem exceções. "Dura lex sede lex".


Não é o momento para voto facultativo, nosso país está em ascensão. Vivemos um período de estabilidade econômica e crescimento. Se adotarmos o voto facultativo, há risco de termos um retrocesso. Eu não quero pagar para ver. Não é hora de nos arriscarmos.
O mundo está passando por um período de instabilidade e temos a chance de ao final da crise, sairmos mais fortes. Aos poucos o povo vai aprendendo a votar. Eu acredito inclusive, que existam outras prioridade na reforma política do que o voto facultativo.

Por exemplo: Acabar com esse multipartidarismo, o voto proporcional e estabelecer o voto por distrito.

Um dos maiores probelmas está justamente no voto proporcional, pois não estamos elegendo aqueles a quem damos nosso voto.

Voto por direito é para quem entende o significado. Esses amigão, são muito poucos.

PS: Vale lembrar que no Brasil o voto obrigatório foi uma evolução. O voto obrigatório foi instituído no Código Eleitoral de 1932 (o mesmo código que adotou o sufrágio universal e o voto feminino). Retornar hoje ao voto facultativo será um retrocesso.

É voltar a época do voto de cabresto, a era do coronelismo, mas em uma proporção muito maior, ao invés de carro de boi para levar peão para votar, teremos ônibus e caminhão parado na porta da favela para levar ignorantes a votar em quem estiver pagando mais.

Aquele cara que não mudou seu título de eleitor, pois foi tirado lá na baixada e hoje mora na zona norte, não irá até a baixada para votar. O mesmo acontecendo com aquele mais desafortunado que não tem dinheiro para pagar a condução.

Posted: 03 Dec 2009 08:22
by Redsoldier
Diniz, retrocesso não é o problema, "as vezes é necessário dar um passo para trás para podermos avançar dois!"
Se houvesse fiscalização, não houveria voto de cabresto, mas quem faz a fiscalização? Policiais. E quem são policiais? Brasileiros como outros quaisquer...

Não importa, tendo ou não tendo voto obrigatório se não mudarmos nosso modo egoísta de enchergar o Brasil nunca iremos para a frente, continuaremos nesse ciclo infinito de corrupção, ignorância e indiferença.

Cabe a nós educarmos e orientarmos nossos proximos e nós mesmos para a construção de um Brasil decente.
Agora, como o Condor disse, permanecendo o voto obrigatório, aqueles que não possuirem interesse em modificar a estrutura continuaram participando e denigrindo o nível da participação política.

Posted: 03 Dec 2009 20:36
by 28_Condor
S!
Eu acredito inclusive, que existam outras prioridade na reforma política do que o voto facultativo.

Por exemplo: Acabar com esse multipartidarismo, o voto proporcional e estabelecer o voto por distrito.
Isso com certeza.

Se não tem voto obrigatorio, pelo menos tem que mudar o modo de calculo do voto (aquele que junta tudo e torna válido, não importa se voce votou em branco o nulo), por que é isso que sustenta esses politicos ignobeis que não param de se reeleger.

O problema que a reforma politica não vem nunca. :P

De qualquer forma, o voto facultativo é o mais evoluido, não sei se chegaremos a ele, se o voto nos EUA fosse obrigatorio com certeza hoje teriamos o Mcain na presidencia, e a Sarah Palin de vice :scare:



SP!

Posted: 03 Dec 2009 21:19
by 13_Diniz
28_Condor wrote: Se não tem voto obrigatorio, pelo menos tem que mudar o modo de calculo do voto (aquele que junta tudo e torna válido, não importa se voce votou em branco o nulo), por que é isso que sustenta esses politicos ignobeis que não param de se reeleger.

O problema que a reforma politica não vem nunca. :P
Pois é amigão.... o pior velhinho é que a proposta que foi para o Senado é como vc diz "ignóbel".

Olha só o que eles querem fazer:

Ao invés de acabar com o voto proporcional, deixaremos de votar no indivíduo, para votar no "partido". Já imaginou?

"- Lista fechada. Um dos projetos de lei apresentados pelo governo prevê alterações no Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965) e na Lei das Eleições (Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997) para substituir a lista aberta pela lista fechada nas eleições proporcionais.

Na lista fechada, o eleitor não vota no candidato, mas no partido - e é a legenda que escolhe quais serão os candidatos e quais deles terão prioridade no preenchimento das vagas obtidas. Segundo o Executivo, um dos objetivos da medida é contribuir "para o fortalecimento e a maior institucionalização dos partidos"."


Que partidos PORRA?!! Não existem partidos no nosso País!! Isso é palhaçada!!!

Isso parece até golpe de estado!!

Posted: 03 Dec 2009 22:22
by 28_Condor
S!

Eles não tinham abandonado essa ideia insana?

De qualquer forma, parece que é mais uma reforminha, ou uma des-forma :P




SP!