Page 1 of 2
Tá faltando álcool
Posted: 19 Jan 2010 18:31
by 28_Condor
S!
Ó LOco, não era que o Brasil ia exportar álcool pros EUA?
Em reuniões fechadas com o governo, as usinas sucroalcooleiras no Brasil já cogitam a possibilidade de importar etanol dos Estados unidos.
A solicitação da Unica de redução da tarifa de importação de etanol de 20% para zero seria o primeiro passo para isso.
A Petrobras, que mantém o assunto trancado a sete chaves, também estuda essa possibilidade de importação do etanol.
O problema é a escassez de etanol. O aumento do consumo e a quebra de safra da cana-de-açúcar vão fazer com que falte produto no mercado.
Segundo um grande empresário do setor, os estoques estão num nível muito baixo e a redução da quantidade de etanol de 25% para 20% na gasolina determinada pelo governo para valer a partir de primeiro de fevereiro não será suficiente para atender a demanda.
Enquanto isso, os preços dispararam em praticamente todas as regiões do País.
http://colunistas.ig.com.br/guilhermeba ... l-dos-eua/
SP!
Posted: 19 Jan 2010 20:28
by 37_Tupan
S!
É que toda vez que o preço do açucar no mercado internacional sobe muito os usineiros preferem produzir açucar para exportação e não álcool. Foi isso que aconteceu na primeira grande falta de álcool no início dos anos 90.
É a lei de mercado, mas mostra duas coisas:
1) a falta de planejamento em se criar um sistema de reserva com contratos de longo prazo para garantir o suprimento e certa estabilidade nos preços.
2) a falta de visão dos usineiros: eles podem ganhar muito dinheiro com açucar agora, mas destroem a confiança do mercado no produto álcool pois eles não garantem o fornecimento. Quando o preço do açucar cair (e sempre acaba caindo) eles não conseguem retornar os patamares de vendas do álcool. Mas aí a bancada ruralista no congresso arruma um perdão de dívidas ou financiamento camarada....
SP!
Posted: 19 Jan 2010 20:33
by 27_Zylan
Posted: 19 Jan 2010 20:37
by 17_Vulture
[2] pro Tupan.
Sobre os preços, os especialistas calculam que o álccol só é economicamente favorável se o preço estiver até 70-75% do valor da gasolina. Acima disso, como tá agora, vale mais pôr gasolina, pois a autonomia é maior.
Isso obviamente falando estritamente economicamente, ignorando impactos ambientais.
Posted: 19 Jan 2010 21:06
by 28_Condor
S!
Eu vou esperar que saia por aqui o carrinho movido a ar
SP!
Posted: 19 Jan 2010 21:20
by 37_Tupan
S!
17_Vulture wrote:os especialistas calculam que o álccol só é economicamente favorável se o preço estiver até 70-75% do valor da gasolina.
Sim, por isso eu não uso álcool (no carro) faz quase 2 meses!
SP!
Posted: 20 Jan 2010 09:49
by saraiva
28_Condor wrote:S!
Eu vou esperar que saia por aqui o carrinho movido a ar
SP!
Ninguém se lembra do motor inventado por um engenheiro alemão e mostrado numa reportagem especial do Fantástico há uns 20 anos atrás... Ele simplesmente aumentou a taxa de compressão da mistura e a fez queimar numa temperatura maior. Resultado: o motor funcionava bem até com margarina como combustível!

Posted: 21 Jan 2010 00:45
by 11_Aerroc
O problema do alcool está nas nossas indústrias sucroalcoleiras que não dão segurança ao fornecimento. Neste momento a questão é o preço do açucar para exportação, mas quando não é isso eles passam a produzir menos alcool e mais açucar simplesmente para elevar o preço do alcool... Brasil sil sil sil
saraiva wrote:Ninguém se lembra do motor inventado por um engenheiro alemão e mostrado numa reportagem especial do Fantástico há uns 20 anos atrás... Ele simplesmente aumentou a taxa de compressão da mistura e a fez queimar numa temperatura maior. Resultado: o motor funcionava bem até com margarina como combustível!

Saraiva, eu lembro e na verdade o carro mostrado na época utilizava somente ar comprimido, não havia combustiveis no carro. Hoje há uma opção hibrida que usa combustível, mas o modelo padrão usa somente ar comprimido.
Acompanhei algumas vezes como andava o projeto e na última vez soube que ele estava montando a sua fábrica, que vingou no ano passado.
http://www.mdi.lu/english/
O carro pode atingir 110km/h e autonomia de 200km na versão que emprega somente ar comprimido!
Posted: 21 Jan 2010 07:57
by saraiva
Saraiva, eu lembro e na verdade o carro mostrado na época utilizava somente ar comprimido, não havia combustiveis no carro. Hoje há uma opção hibrida que usa combustível, mas o modelo padrão usa somente ar comprimido.
Acompanhei algumas vezes como andava o projeto e na última vez soube que ele estava montando a sua fábrica, que vingou no ano passado.
http://www.mdi.lu/english/
O carro pode atingir 110km/h e autonomia de 200km na versão que emprega somente ar comprimido!
Esse eu também acompanhei, mas falo de um projeto que foi mostrado alguns anos antes. Um amigo meu, engenheiro mecânico, explicou que a ideia era simples, pois aumentando a pressão e a temperatura na câmara de combustão, segundo ele, se queima qualquer coisa e com menos resíduos resultantes da queima. A genialidade do alemão foi conseguir fazer o mesmo num motor de carro com adaptações. Ainda se falava na época do fracasso do primeiro plano do carro à álcool. E logo ficou a pergunta: a indústria petrolífera vai deixar essa ideia seguir em frente?
Posted: 21 Jan 2010 08:20
by acme313
Viver no brazil é complicado

Posted: 21 Jan 2010 09:56
by 04_Nospheratus
Aerroc e Saraiva, me lembro dessa reportagem, também.
Não esqueço da cena do sujeito colocando gordura vegetal
hidrogenada direto da embalagem no bocal do combustível.
E inda falava que dava para colocar manteiga, óleo cvegetal
usado etc...
Mas, uma coisa é certa. Só exibiram essa reportagem e nunca
mais falaram disso. Caiu no esquecimento...
Posted: 21 Jan 2010 10:29
by Redsoldier
Os caras iniciam guerras só para conseguir um fornecimento barato e abundante de derivados de petróleo, acham que eles deixariam uma invenção dessa chegar ao ponto de ser viável e destruir totalmente o mercado deles???
No mínimo pagaram uma bolada pro grupo que desenvolveu o motor, pra compensar o cancelamento do projeto.
Posted: 21 Jan 2010 10:38
by 04_Nospheratus
Red, e não é só isso.
Fico imaginando um carro desses movido a dejeto
de cozinha
Quão poluente ele seria, e quem se aventuraria a
investir no fornecimento desse tipo de produto...
Não havendo fornecedor, o feliz proprietário teria
que armazenar em casa, ou então, gastar uma nota
no mercadinho
Bom mesmo seria um motor igual do De Lorean
(De volta ao futuro), movido a lixo

Posted: 21 Jan 2010 11:14
by Redsoldier
04_Nospheratus wrote:Red, e não é só isso.
Fico imaginando um carro desses movido a dejeto
de cozinha
Quão poluente ele seria, e quem se aventuraria a
investir no fornecimento desse tipo de produto...
Não havendo fornecedor, o feliz proprietário teria
que armazenar em casa, ou então, gastar uma nota
no mercadinho
Bom mesmo seria um motor igual do De Lorean
(De volta ao futuro), movido a lixo

Menos poluente que diesel, além disso, bastava se usar álcool num motor desses, seria extremamente pouco poluente e mais eficiênte que os motores a gasolina atuais!
Sem falar do motor a ar puro, ou mesmo projetos que rolam ainda como células a hidrogênio, carros elétricos, etc... Governos poderiam oferecer subsidios pra tornar essas tecnologias baratas, mas vai ver isso acontecer...
Posted: 21 Jan 2010 13:33
by 04_Nospheratus
Pois é, acaba voltando para a questão da inviabilidade do álcool
por conta dos preços, e por fim, por falta de incentivo do Governo,
no encarecimento de outra forma de energia alternativa... A elétrica,
por exemplo...
