komet163 wrote:
Os alemães nunca tiveram superioridade aérea no Norte da África. Tinha sim um grupo de alta qualidade e pilotos motivados, mas, sempre em menor número que os aliados.
Estava lendo sobre o às canadense James F. "Stocky" "Eddie" Edwards e o texto diz o contrário:
From February to mid-May, 1942 a lull existed in the western desert as both sides renewed their strength, received more tanks and men and built up stores for a renewed offensive in June. The Desert Air Force consisted of only 320 aircraft, with only some 200 operating in the Tobruk and front-line areas. Facing them were just over 700 Axis aircraft, 500 of which were in the operational area, with a slight preponderance of Italians over Germans.
Outra coisa interessante, o "Stocky" teve 83 horas de aprendizado de vôo com Tiger Motyh, mais 102 horas, das quais 17 à noite de treinamento avaçado em T-6 antes de ser enviado à Inglaterra.
Por ser das primeiras turmas treinadas no Canada este tempo de voo foi maior que as turmas do final da guerra.
Na Inglaterra, em outubro de 1941 recebeu treinamento numa UTO em velhos Hurricanes I, sobreviventes da BoB, totalizando mais 40 horas, porém:
There was no training provided on actual combat drill, and it likely wouldn't have helped much, as the RAF flight drill was also outdated. But there was also no mention of what to do when your flight was bounced by Messerschmitts, how to counter the enemy's moves in the air or how to get into a good firing position. All crucial points for a successful fighter pilot.
Depois foi enviado ao Norte da Africa - através da rota de Tokaradi - e anexado ao desmoralizado 94th Squadron ao qual restavam apenas quatro Hurricanes operacionais, por ocasião da destratrada Operação Cruzader. O 94th foi reequipado com P40 Kittyhawk.
Dado ao péssimo desempenho, o 94th foi retirado da frente, e o "Stocky" e alguns outros transferido para o 260th.
"260 still flew the stupid Hurricane formation with six aircraft in a flight...
... and no one coordinated anything when the 109's showed up.
It seemed that everyone was for himself ...
As a defensive formation, it was a confused glob of aircraft that could be turned into a confused shambles by a small number of 109's attacking from above, out of the sun.
No wonder the 109's shot down so many!
With their superior speed and height, the Messerschmitts had the superior initiative to engage or disengage at will."
A maioria das missões do 260th era prover escolta para os A-20 e Baltimores da RAF, ao estilo das ordens do Goering para os 109 na BoB, com resultados semelhantes.
He found that close escort on bombers was more frustrating than flying in the upper or middle layers of the protective escort fighters. He champed on the bit when their Kittyhawks in the top-cover were dog-fighting with Germans and all he could do was fly his position and watch the action. "It might have been a little safer from the 109's than flying top cover, but it gave me the jitters. I felt helpless because I couldn't do anything. But, that's what the air force calls discipline, or formation discipline - doing what you are told to do and not what you would like to do."
"260 still flew the stupid Hurricane formation with six aircraft in a flight
Presos as estas escoltas o P-40 eram presas fáceis para os 109 que mergulhavam de cima.
Em restropescto, apesar do grande número de baixas nas escoltas, em geral os alemães não atavacam os bombardeiros, e embora o numero de kill dos ases alemães ultrapassasse os três dígitos, os bombardeiros lentamente faziam a diferença na guerra no solo.
Five aircraft flashed by Eddie, a 109 closely followed by a Kittyhawk, followed by a 109, another Kittyhawk and another 109, all of them were firing at the plane in front of them.
(lembra os Quakebirds do IL-2

)
Ao final da Batalha de Alam El Halfa, a Luftwaffe lançou um esforço aero para permitir as forças de terra recuarem, tendo o 260th se envolvido numa batalha aerea que se extendeu de El Alamein as proximidades de Alexandria, embora perdendo um P-40 e danificando um 109, manteve os alemães em cheque por cerca de 20 minutos, levando-os a retornar para a base por falta de combustível.
E, com o atrito das batalhas no ar, por ocasião da segunda Batalha de El Alamein, a estrela da maioria dos super ases alemães como Gunther Steinhausen, Hans-Arnold Stahlschmidt , Karl von Lieresund Wilkau, Werner Stumpf, Schofbock, Tingerding, Seidel and Kronschnabel e Marseille haviam apagado. Outros como Rosenberg, eram POW...
Some-se a isto o fato de que por esta ocasião os Italianos e Alemães já haviam perdido a Guerra Naval o Mediterraneo, com a consequente falta de combustível para o AK e a Luftwaffe.
A notar, "Stocky" poucas vezes se envolveu em dogfight, geralmente atacava de oportunidade e desengajava.
Em uma ocasião foi forçado ao combate de curvas foi porque suas .50 engasgaram - ocorrencia comum no deserto, chegando a acontecer com ele em duas missões num mesmo dia - então curvar passou a ser a única defesa, as vezes ficando no "six" do 109, que percebendo que ele não atirava, nos movimentos subsequentes passou a atirar de longe e embora acertando alguns tiros no P-40, alguns de balas ricochetendo no solo, foi ficando sem munição e combustível, sendo forçado a desengajar.
Sokol1