CloD - Bf 109 granadas de 20mm
Posted: 07 Feb 2014 23:51
Em tempos que "serrar" asas a meio kilometro se torna comum (il-2 Bos), a discussão volta ao CloD,
uns reclamam da "facilidade" com que as asas britânicas são serradas.
Lembrando que no CloD se o atirador não for um Mr.X e atingir o alvo no ponto de convergência no máximo vai provocar vazamento de fluídos.
Apesar de que nas estórias de pilotos da BoB ter relatos do tipo, "arranquei a cauda, arranquei a asa"... uns atirando a 50 jardas - considerando a convergência padrão da RAF em 1940 de 400 jardas nesta distância conseguiria mesmo é acertar as pontas das asas do inimigo, e cada MG atingindo um ponto diferente.
Nas guncam no YT se vê asas arrancadas, a maioria Fw190 em que se nota que os magazines de munição explodiaram - em uns vídeos são supostamente atingidos por P-51, outros já dizem P-47, outros Tempest e até mesmo Spitfires, depende de quem "upou" o vídeo, ou do canal de TV que mixou o documentário "histórico".
E nas guncam alemãs, já por si raras - camera interna não era padrão no Bf 109, raramente era montada uma externa, um trambolho:

E das quais só foram preservadas poucas dezenas(?)...
Nesta supostas (baseada nos alvos) guncam de 109 vê-se muitas explosões, pedaços voando (mas nada de profundor/leme/ailerom (1) como se vê no il2/CloD ou trem de pouso, rodas, como se vê no BoS - neste da a impressão que se balançou o avião, alguma coisa cai
).
Um bom exemplo é essa mixagem do Newsreel Woschechau, do Norte da Africa (indicado pelos alvos, Spit, Hurri, P-40).
http://www.youtube.com/watch?v=_aqJwHdMDK0
(1) Curiosamente achei uma guncam em que um Fw190 perde um ailerom inteiro - embora caia todo amassado. Veja aos 2:12
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... N_Fg#t=127
No ATAG a discussão gira em torno de "tira o efeito serra" - por falta de evidência, já outros a querem mais efetiva...
Sokol1
uns reclamam da "facilidade" com que as asas britânicas são serradas.

Lembrando que no CloD se o atirador não for um Mr.X e atingir o alvo no ponto de convergência no máximo vai provocar vazamento de fluídos.
Apesar de que nas estórias de pilotos da BoB ter relatos do tipo, "arranquei a cauda, arranquei a asa"... uns atirando a 50 jardas - considerando a convergência padrão da RAF em 1940 de 400 jardas nesta distância conseguiria mesmo é acertar as pontas das asas do inimigo, e cada MG atingindo um ponto diferente.

Nas guncam no YT se vê asas arrancadas, a maioria Fw190 em que se nota que os magazines de munição explodiaram - em uns vídeos são supostamente atingidos por P-51, outros já dizem P-47, outros Tempest e até mesmo Spitfires, depende de quem "upou" o vídeo, ou do canal de TV que mixou o documentário "histórico".
E nas guncam alemãs, já por si raras - camera interna não era padrão no Bf 109, raramente era montada uma externa, um trambolho:

E das quais só foram preservadas poucas dezenas(?)...
Nesta supostas (baseada nos alvos) guncam de 109 vê-se muitas explosões, pedaços voando (mas nada de profundor/leme/ailerom (1) como se vê no il2/CloD ou trem de pouso, rodas, como se vê no BoS - neste da a impressão que se balançou o avião, alguma coisa cai

Um bom exemplo é essa mixagem do Newsreel Woschechau, do Norte da Africa (indicado pelos alvos, Spit, Hurri, P-40).
http://www.youtube.com/watch?v=_aqJwHdMDK0
(1) Curiosamente achei uma guncam em que um Fw190 perde um ailerom inteiro - embora caia todo amassado. Veja aos 2:12
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... N_Fg#t=127
No ATAG a discussão gira em torno de "tira o efeito serra" - por falta de evidência, já outros a querem mais efetiva...

Sokol1