Page 1 of 1

Gaviões de Penacho.

Posted: 11 Jul 2005 18:25
by 21_Sokol1
Iniciado com um desastrado uso de aviões para observação na Guerra do Contestado, o uso de avião para fins militares no Brasil durante a revoluçao Constitucionalista de 1932, registrou eventos como o bombardeiro de cidades paulitas, inclusive Campinas e São Paulo.

Gaviões de Panacho, força aerea do governo paulista na Revolução Constitucionalista de 1932 que reuniu cerca de 16 aviões, conseguindo um máximo operacional de 6 aviões, lutou contra forças governistas claramente superior.

Uma de suas façanhas um ataque supresa de três de seus aviões a Mogi-Mirim em 21.09.32 danificando em terra cinco aviões do governo federal.

Outra foi um ataque de três aviões ao couraçado Rio Grande do Sul, que bloquava o Porto de Santos. Um dos aviões, atingido pela AA do navio explodiu no ar, matando piloto e co-piloto. Este fato teria sido assitido da praia por Santos Dumont, que psoteriormente suicidou-se desgostoso com o uso de sua invenção. Os outros dois aparelhos, porém, conseguiram cumprir a missão.

Image

Um ataque de Waco do governo federal a uma coluna de carros de boi e carroças lançando duas bombas a 15 metros de altura resultou em explosões secundárias destruindo uma bateria de morteiro e sua munição.

Image
Avião legalista abatido pela AA dos rebeldes.

Image

Em 8 de agosto de 1932 o Potez 25 TOE(A-212 , c/n 1819) da Aviação Constitucionalitas pilotado por Lysios Augusto Rodriguez, tendo como gunner o Tenente Abilino Pereira, atingiu radiador de agua do Potez 25 TOE (A-177, c/n 1832) do Grupo Misto da Aviação Paulista, que foi obrigado a um crash landing, tornando-se a primeira (e única) vitória aérea registrada em céus brasileiros.

Image

Este abate em combate aéreo antecedeu em oito semanas a evento semelhante em 30 de setembro de 1932, quando um avião paraguaio Wibault 73 foi derrubado por um Vickers 143, na Guerra do Chaco, conforme consta dos registros aeronáuticos internacionais. Seria portando a primeira vitória aérea registrada na America Latina, embora historiadores internacionais citem o abate da Guerra do Chaco como o primeiro.

SP!

Sokol1

Posted: 11 Jul 2005 19:37
by 31_CrossBones
:skull:

S!

Bela pesquisa, Sokol!!! Esta é uma parte de nossa história que eu naão conhecia. Parabéns :ok

SP!

Posted: 11 Jul 2005 20:34
by LBR_EgonMayer
Muito bom mesmo Sokol, quanto a isso não sabia de nada....só vi uma reportagem uma vez do chamado vermelhinho.....q havia sido usado no conflito....um dos veteranos diziam que eles conseguiam escutar o som do motor a Kms de distância por conta que o motor dos vermelhinhos não tinham silenciadores....ele disse tb que os pilotos eram instruidos a fazerem razantes sobre a tropas....para assustar os soldados com o tamanho ruido dos aviões da época.....

Re: Gaviões de Penacho.

Posted: 04 Jun 2011 20:06
by 21_Sokol1
Por acaso achei um .PDF relacionado com este tópico, e como as fotos do mesmo "se foram", fica o link, para quem não conhece a História. :P

http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/AV1932.pdf

BTW- O primeiro combate aéreo da America Latina precede este da Revolução Constitucionalista de 1932 e o da Guerra do Chaco. Ocorreu em 5 de setembro de 1922 no Paraguai, durante uma tentativa de golpe militar.
El 5 de Septiembre de 1922, un SVA 5 rebelde sobrevoló el campamento gubernista en Salitre-cué a unos 2.000 metros de altura, descendiendo luego para arrojar algunas bombas. Inmediatamente, un SVA 5 gubernista, piloteado por el Tte. Hassett que se encontraba en dicha base, despegó para darle caza al aparato rebelde. Por algunos minutos, se dio el primer duelo aéreo de este conflicto, siendo también el primer combate aéreo en suelo sudamericaño. Hassett ametralló varias veces al aparato rebelde, cuyo piloto decidió abandonar el combate, dirigiéndose rápidamente hacia la base rebelde en Cangó. Al día siguiente, alrededor de las 8:30 AM, se presentó otro SVA 5 rebelde sobre Salitre-cué, ametrallando y arrojando bombas; Hasset volvió a despegar y ambos aparatos se trabaron en combate. El piloto rebelde se mostró mucho más decidido que su camarada del día anterior, ametrallando a Hassett, pero sin lograr derribarlo. Hassett, vete-raño del Royal Flying Corps en la Primera Guerra Mundial, realizó varias maniobras evasivas con su SVA, pudiendo colocarse en ventajosa posición sobre su enemigo, al cual lo ametralló hiriéndolo, por lo que tuvo que abandonar el combate, aterrizando de emergencia en un bosque en las proximidades de Cangó, dañando seriamente al aparato.
Assim como combate paulista da Revolução de 32, estes combates de 1922 não registram vítimas fatais.
Neste episódio de 1922 no Paraguai um F.K.8 foi abatido a tiros de fusil, tendo explodido no ar.

Sokol1

Re: Gaviões de Penacho.

Posted: 04 Jun 2011 21:28
by 44_Santo
Puxa! Talvez tenha sido o primeiro das américas, ou não? :)


santo.

Re: Gaviões de Penacho.

Posted: 04 Jun 2011 23:04
by 21_Sokol1
Não, durante a revolução mexicana o governo do Mexico contratou mercenários americanos - que anteriormente voavam em exibições aéreas - que executavam missões de bombardeiro usando biplanos Farman:

Image
Note as bombas na parte central da asa inferior.

Image

As forças de Pancho Vila tambem recrutaram sua "força aérea" e do encontro das duas resultou no primeiro duelo (ao melhor estilo Far West) nos céus das Américas e do mundo.
Image
Also in 1913, two American mercenaries, Dean Ivan Lamb and Phil Rader, representing opposing factions, engaged in what is thought to be the world's first aerial dogfight near Naco, Sonora, using hand-held revolvers!
Provavelmente ambos sairam ilesos da pelega. :P

O primeiro emprego militar do avião teria sido durante a Guerra Italo-Turca em 1911, quando os italianos bombardearam instalações turcas.

Em 1910 já se testava armamento em aviões:

Image
A legenda da foto diz "mitralheuse", mas parece um canhão...

O primeiro a disparar uma arma de um avião foi Jackb Earl Fickel em 20/08/1910:

Image


Sokol1