Salve Luiziana!
Então o bixo pousou direitinho aí?
Vamso ver se ajudo um pouquinho.
Cola: Para peças pequenas, como por exemplo o manche ou bancos, o super bonder é excelente. Coloque uma gota do SB num pedacinho de papel e com um palito de dentes passe a cola na peça maior. com cuidado aproxime a peça menor com uso de pinça se necessário e encoste, conte até 5 e pronto.
Para peças maiores, como a fuselagem e asas - peças críticas na montagem - pois dão o "shape" do avião, é necessário algo bem mais substancial que o SB. Este apenas "cola" as peças, portanto, apésar de colar muito bem, facilita sua quebra... Para peças grandes e que necessitam de junção muito forte, se faz necessário uma "solda". Isso se faz com colas de de plastimodelismo, pois elas derretem o plástico nas duas metades que se unem e soldam de verdade.
Particularmente eu uso uma produto odontológico para colar estas peças chamado JET, ou "acrílico auto polimerizável", comprado por 5 reais em qualquer loja de produtos para dentistas (Dental), ou peça ao seu dentista um pouquinho e guerde num vidrinho - de vidro mesmo - e use com um pincel velho. Basta passar na peça e já colou
Nas peças trasnparentes, o uso indicado é de cola branca como bem disse o KA, pois é limpa e não corre o risco de deixar a trasnparência opaca. Isso ocorre por conta dos gases dessas colas mais fortes. entretanto, um amigo plastimodelista muito fera que conheço, me disse q estes gases só atrapalham quando há umidade exceciva no ar.... honestamente, não colo as minhas com cola branca não. As vezes dá certo, as vezes caga tudo.... quando a peça tem uma "frame" para ser pintada bem junto à fuselagem, normalmente meto jet ou SB mesmo, pois se der caca, aquela perte será pintada de qualquer forma.
Tintas: Só precisa de "primer" a tinta automotiva, que é masi complexa de usar e não te recomendo agora. Vamso procurar na web um set de tintas da Revell alemã para RAF que será o idel para seu projeto. Aqui na Webkits tinha, mas RAF acabou:
http://www.webkits.com.br/loja/produtos ... ria=Tintas
Máscara de pintura: Aí tem muita técnica....tem gente que mascara até com cola branca... Agora vem essa do KA que eu nunca tinha ouvido falar, e deve ser realmente muito boa! Gostei!
No geral, a máscara depende de que forma você vai pintar e como será a união das cores da camuflagem, ex. Um 109E usava camuflagem bem delineada, sem esfumaçamento, assim, usamos fita, que pode ser durex daquele esbranquiçado, meio "leitoso" (fita mágica 3M), pode ser fita crepe de pintura automotiva, que tem pouca cola e é bem maleável, pode ser os famosos "post it" da 3M - aqueles papéis amarelos de lembrete - pode ser a técnica do KA....
Se é esfumaçado o efeito, como num Corsair, pode ser feito a mão livre com o uso de um aeroágrafo ou colocando um papel recortado preso a pequena altura da superfície, com massinha de modelar.
Limpar marca de cola: Lixa d'agua 1500 ou 2000.
Emassar, vai de liquid paper para pequenicas frestas, pode ser super bonder que fica excelente, mas é duro de lixar, pode ser massa própria para tal, como a Tamiya ou humbroll, ou ainda a PPG italiana, que é o que eu uso atualmente. Compra-se em lojas de pintura automotiva e serve para pequenos reparos em carros, tipo risco. é a chamada "Putona", pois é um tubo de putty bem grande e custa baratim
Massina de modelar também serve para camuflagens, lançando a tinta direto sobre ela, mas tem que ser umas atoxicas que não soltam oleosidade. Funfa bunito!
Qualquer coisa só perguntar :ok