DF: racismo na Internet leva aluno a julgamento
Posted: 31 Jan 2006 15:54
Mais um belo motivo para não permitimos a pirataria no nosso forum.O estudante do curso de Letras da Universidade de Brasília (UnB) Marcelo Valle Silveira Mello, 20 anos, será julgado em tribunal por crime de racismo. É o primeiro caso de um internauta levado a julgamento no Brasil por esse motivo. A denúncia, feita com base em mensagens postadas no site de relacionamento Orkut, partiu de dois estudantes da mesma universidade.
As mensagens contra os negros foram disparadas porque Mello não concorda com o sistema de cotas adotado pela universidade. Seus argumentos, ofensivos, foram na linha da desqualificação dos negros por meio do uso de termos pejorativos à raça. O acusado não foi localizado para falar sobre o assunto.
Mello seria interrogado no último dia 23, no Tribunal de Justiça de Brasília, mas o trâmite acabou sendo adiado. Os advogados do rapaz entraram com pedido de exame de sanidade mental. O resultado deve sair em até 90 dias.
O promotor Marcos Antônio Julião acusa o estudante de três crimes de racismo, com a pena oscilando entre dois e cinco anos de prisão cada um, além de multa. No dia 7 de agosto do ano passado, o computador pessoal de Valle foi apreendido pela polícia e passa por perícia no Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Brasília.
Fonte: Terra
OBS: A mensagem foi postada com o intuito de demonstrar que cada vez mais oque se diz ou oque se faz na internet pode trazer resultados reais. Não está aberta discussão sobre o conteudo da mensagem, e {sistema de cotas ou racismo) qualquer post desse tipo será apagado.