Porem num helicoptero não existe estas forças, e a trimagem do heli mantem o ciclico (joystick) na posição que estava quando apertatado o botão do trim.
Isso se tornou mais evidente com o lançamento simulador do DCS:Black Shark que tem o modelo de voo (FM ou FDM) mais realista da categoria.
O joy ideal é um com F.Feedback, pois teoricamente os motores mantem o joy na posição da trimagem.
Mas na pratica nem tudo são flores, devido a má implementação do FF.nos joys (O da Saitek tem uma mola para ajudar os motores), o melhor é o antigo M$ FF2 USB, mas este não é mais acessível.
Na busca de alternativas, uma interessante:
Usar "Dampers" de automobilismo R/C Off-road no lugar das molas.
O Damper, ao contrario de um amortecedor, não sobre efeito de compressão no fluido hidraulico, apenas acrescenta resistência ao movimento, tornando-o fluído.
Alguns exemplos desta adaptação:

http://i227.photobucket.com/albums/dd12 ... 2576bc.jpg
http://i227.photobucket.com/albums/dd12 ... 6ccc0c.jpg
No segundo vídeo repare como o joy mantem a posição quando o piloto tira a mão.
http://www.youtube.com/watch?v=viX0S3b5jUw
http://www.youtube.com/watch?v=cq8MeMYLBHg
Sokol1