Ué, fui usado na WWII sim. Naquele livro da "pilota" russa de Il-2 ela descreve uma missão de lançar uma cortina de fumaça na frente da linha de frente alemão, para cobrir o ataque dos russos.
Na batalha de Hutgenwald os tanques avançam, um ao lado do outro, cobertos por densa cortina de fumaça.
Navios tambem usavam para tentar encobrir suas manobras. Um dos comboios do eixo para o Norte a Africa - que foi todo afundado pela Marinha Real - tinha dois destroiers italianos que tentaram inutilmente colocar cortinas de fumaça entre os navios cargueiros e a força atacante.
Sim, mas essas que você está falando eram fumaças comuns, usadas com bastante frequência por navios e tanques, normalmente pretas e que ficavam bem dispersas, bem diferentes da fumaça do primeiro vídeo que formava uma parede branca.
A do segundo vídeo parece ser a comum também.
santo.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Dissimulação e engano são a primeira arma de qualquer guerra
Li uma vez uma história muito curiosa sobre um mágico contratado pelos ingleses para dissimular a posição da cidade de Alexandria e fazer os bombardeiros italianos jogarem as bombas longe do alvo. E o cara conseguiu! Não me lembro como, usou holofotes e mais alguns outros truques
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]