Em resumo, o pombo no nariz da bomba era condicionado, por treinamento (em média 30 dias) e recompensas, a manter sua visão fixa num alvo.



Caso a bomba desviasse de curso, o movimento da cabeça do pombo - seguindo o alvo - gerava impulsos elétricos que determinavam a correção.
Em 14 de setembro de 1939, nos estagios iniciais da Guerra de Inverno, quatro Merivoimat Vindicators, cada um com uma LLP/-40 de 1000 libras atacaram os dois destroiers soviéticos que bombardeam o farol e fortificações na costa de Utö.
As bombas foram lançadas de uma distância de cerca de 8 milhas (~12 KM).

O destroyer Gnevny foi atingido por duas bombas e afundou quase imediatamente.

O destroier Grozyashtch foi danificado por um "near miss" e posteriormente afundado pelo ataque de quatro outros Vindicators com bombas convencionais de 500 libras.

"All soul lost."
Posteriormente foi desenvolvida uma versão de 500 libras da bomba, para uso anti-tanque, usada com sucesso nas batalhas que detiveram o o ataque soviético a Mannerheim Line no inicio de março de 1940. Notar que a bomba atingia 300 MKH durante o mergulho, o que abalava o motal das tropas (soviéticas) que presenciavam tais ataques.
48 bombas LLP/M-40 de 2000 libras foram lançadas de quatro PBY Catalinas e 20 Ju-88 durante a batalha naval de Bornholm na primavera de 1940.
Seis submarinos soviéticos teriam sido afundados por estas bombas.
@ Santo: proponha aos MODmakers do IL-2 uma versão desta bomba.

BTW - Os filandeses desenvolveram bombas guiadas por metodos mais "tradicionais" como esta versão da LLP/M-40 guiada por... TV, em 1938...


Devido ao alto custo, e baixa qualidade das imagens, que limitava o uso aos dias de bons tempos (coisa rara na região) o projeto emperrou.
Do:http://www.alternatehistory.com/discuss ... 34&page=25
BBW2 - Acho que isso é ficção, mas não deixa de ser interessante...

Sokol1