Pior que se isso é verdade eles realmente estão atrasados na engine... Se a engine deles roda a simulação toda em um núcleo apenas isso vai tirar boa parte da vantagem de ter-se um multicore, e isso parece algo bem amador prum studio do tamanho da ED...
O ARMA entretanto realmente não é um bom exemplo pra situação em questão. A física do jogo não é lá grandes coisas, o que mais pesa no ArmA é a quantidade de objetos/interações e pixels na imgem, mas tirando isso, não teria nada muito substancia em termos de carga no processador. Normalmente sistemas físicos envolvem muito processador! Então, por exemplo, o Mafia II é um exemplo a ser lembrado. Um jogo que é rodado a 80FPS e torna-se "injogável" (média de 16, com soluços) quando o PhysiX é ativado. E olha que é um jogo que utiliza bem a capacidade do multicore (e ele deixa, num Quad, 2 núcleos só pro sistema de partículas, caso não tenha uma VGA dedicada).
Eu nem quis defender a ED, seria errado eles terem acrescentado features demais e tornado a simulação insustentável, mas isso e o fato de não terem suporte para multicores é um grande problema!
Isso, na minha opinião, é falta de um desenvolvimento de software estruturado e planejado nos studios de games, algo que é crônico na indústria. Algumas empresas às vezes parecem estar em outro mundo...
PS:. Imagens grandes quebram esse forum
