18 de Agosto de 1940 - o Leutnant Hans-Otto Lessing e o comandante do seu Stafell, o Hauptmann Horst Tietzen foram abatidos... pelos velhos e cançados "baiacu" do 501 Squadron."17.8.40
Meus Queridos pais,
Esta é uma manhã nebulosa e é um pouco antes do meio-dia. Finalmente tenho a oportunidade de escrever para vocês. Lamento que tenham de esperar tanto tempo, mas, como certamente vocês ouviram falar, temos ficado muito ocupados durante os últimos dias, a cada dia tem havido três ou quatro grandes ataques principalmente contra alvos na área de Londres.
Ontem consegui minha quinta vitória (que inclui dois balões de barragem, que contam como uma vitória). Ou seja, muito poucas, considerando as muitas oportunidades que tivemos, mas nem sempre eles caem quando alguém a tira neles. Também tive um pouco de azar com a minha máquina.
Uma vez estava em uma boa posição de tiro e minhas armas não funcionaram. Fiquei de mau humor pelo resto do dia.
Ontem acertei um caça inimigo que estava na cauda de um bombardeiro Ju 88, mas tarde demais para evitar que eles fossem atingidos. Dois dos tripulantes do bombardeiro ficaram feridos e este fez um pouso de emergência em Lille.
Essa foi a 100ª vitória do nosso Gruppe. E destas só o Hauptmann Tietzen, meu Stafell comandante tem 19! Eu testemunhei a maioria de suas vitórias. É fantástico o jeito que ele atira. Ele é o chefe, nos guia para a posição e seleciona as vítimas, e temos que fazer pouco mais do que cobri-lo. Há um maravilhoso senso de trabalho em equipe no Stafell. Com sua 20ª vitória, ele receberá a Ritterkreuz. Para mim, a premiação com a Iron Cross, First Class é iminente desde minha quarta vitória.
Nossas perdas são apenas moderadas. Sete em todo o Gruppe, e destes, três certamente sobrevivem como prisioneiros. Nós estamos no Geschwader do Major Molders, o Geschwader mais bem sucedido. O nosso Gruppe é o mais bem sucedido e nosso 5º Stafell, com 37 vitórias, o Stafell mais bem sucedido.
Durante os últimos dias os britânicos foram ficando mais fracos, embora os indivíduos continuem a lutar bem. Muitas vezes, os Spitfires dão belas exibições de acrobacias. Recentemente tive que assistir com admiração como um deles engajou com 30 Messerschmitts, sem que o próprio nunca ficasse em perigo; mas tais indivíduos são poucos. Os Hurricanes são uns "baiacu" velhos e cançados.
Esta é apenas uma pequena carta. Alguém teria que escrever um livro dar apenas um breve retrato dos eventos. Estou tendo o melhor momento da minha vida. Eu não trocaria de lugar com um rei. Depois disto, os tempos de paz serão muito aborrecidos!
Seu
Hans-Otto"

Sokol1