BTW - PDF com
as etiquetas para colar sobre o Arduino facilitando identificar os pinos.
https://drive.google.com/drive/u/0/fold ... kNPZ1NXV1k
Também estou pensando naquela solução com o sensor resistivo TLE501x. Mas não compensaria eu adquirir material para confeccionar a placa. Quero ver se acho alguma empresa aqui na minha cidade que confecciona. Aí é só eu comprar os componentes e soldar. Mas, vou ter q orçar tudo primeiro para ver se vale a pena. Só não sei se é viável colocar a PCB do sensor resistivo TLE501x no Stick do Suncom (questão de imã, movimentação do cursor, inversão do eixo q vc comentou, etc.).
A questão é TLE501x ou um HALL Sensor como o SS495A1 requer movimento individual do gimbal nos eixos X, Y.
O gimbal do Suncom movimenta nos dois eixos simulataneamente, é um "prato oscilante" (um João Bobo) isso fará com que o imã se afaste e aproxime do sensor, o que provavelmente interroperá/distorcera sua leitura.
No pot' original tem uma haste (alavanca) com uma bola (ball-joint) na ponta que se encaixa num rasgo em "U" (horizontal) nesse "prato", assim quando o prato sobe ou desce e inclina para a direita ou esquerda ao mesmo tempo o "U" desliza sobre a bola para compensar.
Mais ou menos como neste desenho que fiz:
image hosting 30 mb
PS - Lembrei que esse desenho é de um sistema que bolei e funcionou em testes, mas bem chato de conseguir o movimento adequado, fiz uma "balança" e coloquei o imã na ponta, porém diferente do mostrado no desenho, o sensor fica de lado do imã e não na frente.
O desenho à direita é da patente do gimbal do Warthog que funciona de forma semelhante - ball joint (o do X-55 também) - a diferença é que neles o sensor fica dentro e no centro da bola sobre a qual o gimbal gira.
No Suncom o "ball-joint" é uma bolinha de ~5mm de diâmetro de metal na base do joy (vide no meu desenho no meio a bola amarela embaixo). Por isso o prato não gira em volta do ponto central como no Warthog, mas numa "orbita" mais externa.
É isso que complica outra solução que não a do Doc'Flyer - que é de continuar usando o mecanismo do pot atual.
Os tais gringos reclamaram de atrito/leitura na solução.
Quais joys da CH vc tem?
O CH Flighstick PRO, um F-16 Combatstick (comprado em 1998), um F-16 Fighterstick e um ForceFX que é o grip do Combatstick numa base enorme com motores para ForceFeedback - que só funcionava em ... Windows 95.
BTW - Um gringo no Reddit disse que a CH usa um formato tipo F-16 nos seus grips - embora não sejam replica como o (A-10) do Warthog - porque ela fez os grips para os protótipos deste avião.
Tem ideia de quanto tempo vai demorar?
Eu havia cogitado até mesmo comprar os dois do ML, para inserir o grip e os botões do PRO no joy de dois botões. Os caras toparam fazer por R$ 50,00 cada (fora o custo de envio).
Meu problema é que mecher em fiação de joy requer disposição e paciência... coisa que me anda faltando.
Vá se preparando para isso.
Mesmo comprando os dois para fazer um compensará, pois fará um joy por 100 e potentiometros extra. Consertando o pino do grip (uma possivel solução é substituir todo o tubo por um de metal, fibra de carbono...) fará dois.
No meu caso eu posso dispensar o circuito não é? Dependeria apenas da arduino, certo?
Sim, remove placas de circuito deixando só os fios.
Esses Flightstick gameporte nem deve ter placa de circuito dentro, pois com uso de matrix de diodos era possível transformar os 2 botões dos 2 joysticks de 2 eixos que os drivers do Windows para gameporte via em até 16 botões (4x4).
Até no Combatstick gameporte era assim, já o Fightersctick gameporte tinha placa de circuito porque usava emulação de teclado para ter mais botões.
Digo para aproveitar os fios porque eles já estão soldados nos botões e HAT e mais importante o cabo já desce pelo tubo vertical - é um angú passar um cabo neste tubo pois em baixo tem que fazer curva de 90 graus - então fica a dica, mesmo removendo os fios dos botões HAT mantenha o cabo no tubo para evitar esse trabalho e use ele depois em novas ligações.
Como no Caso de um Suncom que USB'erizei achei mais fácil passar o disco de lixa da Dremel nas trilhas do PCB embaixo dos HATS do que decifra-las e soldei fios e diodos direto nos pinos dos switches. Não fica "bonito" mas funciona 100% e nem se vê dentro do grip.
screenshot
Lixei as trilhas mas não removi os HATs/botões porque assim o PCB continua servindo de suporte físico para eles.
Mas não compensaria eu adquirir material para confeccionar a placa. Quero ver se acho alguma empresa aqui na minha cidade que confecciona.
Pelo que ja´cotei fazer PCB no Brasil sairia caro - mais barato pedir na China, mas tem quantidade miníma.
Mas para o PCB do TEL501x que é bem simples o DIY resolve, precisará de uma placa de fenolite de tamanho adequado e solução de percloreto de ferro (compra pronta ou o pó).
Salva o desenho (tem vários no arquivo do MMjoy2) em PDF com alta resolução num pen drive, leva numa loja de impressão e pede para imprimir em preto com impressora Laser em papel fotográfico (ou Couchê).
Usa um ferro de passar roupa

para decalcar esse desenho no fenolite, joga na solução de percloredo e coloca em Banho Maria numa vasilha com água morna, de vez em quando agita, ~1/2 hora depois tá pronto, é so lavar para remover o papel (vide videos no YT).
Se for usar componentes SMD nem precisará furar com broca de 0,6mm, só de ~1/8 para os parafusos de suporte.