Andei lendo uns artigos sobre essas placas PPU (Unidade Primária de Processamento Físico) e me quetionando se não seria uma alternativa aos hyper-super-processadores que o Oleg & cia alardeiam que serão necessários para rodar o BoB. A Intel junto com a AGEIA estão planejando lançar linhas baratas dessas placas (pci). A ASUS já anunciou a incorporação do processador "PhysX" em futuras séries de MoBos e a Sony se decidiu pelo processador em seus videogames.
Basicamente são cpus voltadas ao processamento de física em tempo real, enquanto um processador high-end calcula no máximo 40 interações simultâneas por objeto e entre si, com esse gadget essas interações subiriam para +/- 40.000, sem necessidade de uma super CPU (leiam-se dualcores).
Isso evitaria o obsolecência prematura causada pela demanda de cálculos dos FMs no IL-2 liberando processamento para elaboração de gráficos e efeitos cada vez mais esporrantes, ou seja ao invés de um upgrade geral provavelmente seria "apenas" uma nova Placa de Vídeo high-end
Empolguei-me com as possibilidades, esperemos que não seja apenas mais uma bolha geek!
Pelo que entendi Hades, essas placas serão exclusivamente dedicadas aos cálculos físicos em tempo real, o que era feito pelo processador central do micro.
Assim, além de desonerarem a CPU aumentarão a velocidade visto que, por serem dedicadas a está tarefa, à realizarão de forma mais rápida.
Não sei se vcs lembram da época que os computadores não vinha com o co-processador matemático e que por isso eram mais lentos, acredito que segue a mesma linha.
Isso aí, PH - lembro bem do meu 486 com um co-processador matemático, sem ele o CAD trabalhava feito uma tartaruga e nas versões mais "modernas" em 1993 nem rodavam.
Hades o último gráfico no meu post é um fluxograma de como funcionaria: CPU, processamento e coordenação - GPU, gráficos e renderização - PPU, movimentos e interações.
Além de desonerar o processamento da CPU, teoricamente desoneraria nosso bolso, pois uma CPU atual (64 bits) + PPU seria tão bom ou melhor que um Dual-core sem essas instruções, nos jogos e aplicativos que demandassem tantos cálculos.
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
Muiiiiiiiiiiiiito tempo atrás o Autocad 12 que rodava no DOS precisava de uma coisa que chamava co-processador matemático. Seria mai o meno a mesa coisa?
A BFG, vai começar a produção comercial de placas PPU:
AGEIA Technologies, Inc. e BFG Tecnologias acabam de fechar um acordo de distribuição de placas com base no processador PhysX.
De acordo com os termos do contrato, BFG Tecnologias fabricante de placas gráficas, produzirá e distribuirá placas com bases no processador PhysX no mercado Norte-americano e países da União Europeia.
BFG é o segundo fabricante fechar um acordo com AGEIA. Em Maio passado, durante o E3 no start-up, anunciou a assinatura de um acordo com a ASUS para a produção de placas PhysX.
A unidade de cálculo físico ou PPU PhyX é um processador que desonera o processador central e o GPU dos cálculos relativos ao ambiente físico dos jogos (deformação, detecção das colisões....).
Vários jogos que virão no fim de ano suportam a tecnologia da AGEIA. Será nessa época que as primeiras placas PhysX chegarão no mercado.
BFG prevê lançar uma placa PCI com 128 Mb de memória. O preço desta placa retail será anunciado no lançamento.
K-A
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M.L.K
A BFG, vai começar a produção comercial de placas PPU:
AGEIA Technologies, Inc. e BFG Tecnologias acabam de fechar um acordo de distribuição de placas com base no processador PhysX.
De acordo com os termos do contrato, BFG Tecnologias fabricante de placas gráficas, produzirá e distribuirá placas com bases no processador PhysX no mercado Norte-americano e países da União Europeia.
BFG é o segundo fabricante fechar um acordo com AGEIA. Em Maio passado, durante o E3 no start-up, anunciou a assinatura de um acordo com a ASUS para a produção de placas PhysX.
A unidade de cálculo físico ou PPU PhyX é um processador que desonera o processador central e o GPU dos cálculos relativos ao ambiente físico dos jogos (deformação, detecção das colisões....).
Vários jogos que virão no fim de ano suportam a tecnologia da AGEIA. Será nessa época que as primeiras placas PhysX chegarão no mercado.
BFG prevê lançar uma placa PCI com 128 Mb de memória. O preço desta placa retail será anunciado no lançamento.
Pelo o que eu entendi, estes processadores são baseados em DSPs (Processador Digital de Sinais), que são componentes EXISTENTES (e já largamente utilizados na área industrial) capazes de fazerem cálculos dos mais complexos em tempo real. O PhysX deve rodar numa velocidade impressionante, mas o que me conforta é que os DSPs existentes são relativamente baratos, me fazendo crer que estas placas terão um preço que 'caberão' nos nosso bolsos.
O modelo que entrou em produção pela BFG é uma placa de 128mb DDr3 PCI-x, mas estão cogitando uma versão PCI. Previsão de distribuição para antes do natal.
Será que isso vai vingar? Os cálculos tem que ser específicos para a arquitetura dessa placa, se os desenvolvedores não adotarem esse padrão vai dar água...
K-A
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M.L.K
Já posso ver as placas de duralumínio se desprendendo e deformando no local exato onde os tiros acertaram, além de abolir aquelas texturas de danos meia boca.
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