S!
Principal rosto da banda finlandesa Nightwish, a vocalista Tarja Turunen foi "expulsa" do grupo pelos colegas, que a acusaram de manter um comportamento inadequado e arrogante. "Você acha que sacrificou a si e sua carreira musical pelo Nightwish, em vez de pensar o quanto ela (a banda) deu a você", afirmaram os integrantes em uma carta aberta ao público.
A saída da cantora, que ajudou a alavancar o conjunto no cenário mundial do heavy metal, coincidiu com a gravação de End Of An Era, no Hartwall-Arena, em Helsinque. O espetáculo marcou ainda o fim da turnê mundial do álbum Once - show que passou pelo Brasil há dez dias, no festival Live 'n' Louder.
Tuomas Holopainen, Marco Hietala e Jukka Nevalainen, integrantes do Nightwish, divulgaram uma carta aberta a Tarja e aos fãs da banda após a gravação. No documento, eles destacam o mal-estar que a banda tem vivido nos últimos tempos. "Pessoas que passam um ano sem conversar entre si, não podem fazer parte da mesma banda", afirma a carta.
"Você mesma disse que é meramente uma 'música convidada' no Nightwish. Agora essa visita chegou ao fim e o Nightwish vai continuar com uma nova vocalista. Temos certeza que isto representará um alívio, tanto para nós quanto para você. Esse nosso mal-estar já durou muito tempo", acrescenta o documento.
Os integrantes do Nightwish destacaram que Tarja já não vinha mais cumprindo suas obrigações com a banda de modo satisfatório. Eles afirmam, na carta, as alegações de Tarja para querer cancelar um show com lotação esgotada marcado por Oslo, na Noruega.
"Ficou acordado, entre nós cinco, que o Nighwish era para ser a prioridade durante os anos 2004 e 2005. No entanto, outras coisas foram mais importantes para você. Sendo que a última delas, por exemplo, o nosso show em Oslo, com lotação esgotada, você quis cancelar porque precisava ensaiar suas apresentações solo, precisava encontrar amigos e ir ao cinema. Foram estas as palavras que Marcelo (marido de Tarja) usou num e-mail que explicava o cancelamento. Este é apenas um exemplo, entre tantos outros. Eu não consigo imaginar um modo mais egoísta de dispensar nossos fãs."
Congestionamento
Por conta da polêmica saída de Tarja Turunen, o site oficial do Nightwish (www.nightwish.com/) teve uma procura recorde e foi tirado do ar. No lugar do site, a banda apenas postou a carta aberta à ex-vocalista e ao público, com versões em diversos idiomas.

Tarja Turunen, ao lado de Marco Hietala, no último show do Nightwish em São Paulo
Redação Terra
SP!