Grupo de Montagem I: Bf-109D - Hendrick.

Debates sobre plastimodelismo e aeromodelismo.
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano

Post by 36_Killer-Ants »

S!

http://www.amv-lilliput.org/modelli/aer ... hading.jpg

Aplicar preto sobre as linhas de painéis e junções. O Uruba sempre faz isso.

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
01_Urubu
Engrenado
Engrenado

Post by 01_Urubu »

Ficou lindão :ok

O Esmaecimento que o Sydy usa também é chamado de "pós shading", ou seja, clarear depois da pintura.

O Pré-shading, basicamente é, dar base e aplicar com aerografo um preto a mão livre nas linhas de painel, sem preocupação de borrar. Mão livre mesmo.

Feito isso, pintar os painéis um por um, do centro para os bordos, deixando a tinta cada vez mais leve ao se aproximar das pontas. Com isso, o preto que está por baixo vai escurecer a tinta fina do bordo do painel.

Pra quem curte, ou se for o caso do modelo exigir, depois do pré se faz o esmaecimento e ainda o "paneling", que consiste em variar o tom de pintura dos painéis, colocando varios tons da mesma cor no avião.

Depois de tudo, verniz brilhante ou future, secar e aplicar o weathering, que vem a ser tinta óleo para quadros muito muito diluida - uma verdadeira agua suja - com pincel 00 nas linhas de painel e demais desgastes.

Finalizar com verniz para selar tudo.
*Alis Grave Nil*
Sydney

Post by Sydney »

KA e Júlio,

Valeu pela explicação. Vou ler o artigo com calma... Olhem só o que aprontei agora:

OK -22/11 - Mascarar o RLM62 no nariz e cone de cauda.

Repintar o RLM65 afetado.

Maskarar e pintar o Exhaust

Remover as máscaras

Fiz tudo isso agora, no final de tarde. Olhem como está a criança:

Image

Image

Image

Image

Image

Abraços a todos,
Hades

Post by Hades »

:s:

Isso aí galera, agora estou começando a entender o vocabulário :lol: :lol: :lol: "nego da roça é assim mess, vai pegano os trem conforme as ixpricância".

Vou ler com calma também esta matéria.

SYDY!

Está show de bola, muito bom mesmo! :ok

Abraços
SP!
Sydney

Post by Sydney »

11_Hades wrote:SYDY!

Está show de bola, muito bom mesmo! :ok
Valeu Hades!

<font color="red"><i>hoje</i></font> passei o dia no pinçel aqui. Pintei a bequilha, fiz mais uns detalhamentos com pinçel fino, colei o trem de pouso principal, tirei os pneus da resina, preparei com a dremel pra ficar chatinho no chão (nem vou pintar, já furei para colocar o arame que serve de atracação na base, colei no trem principal. Foi um baita trabalho para colocar bem simétrico.

ah! Outra coisa que me pegou de surpresa é que a peça que compões o spinner simplesmente não encaixava e tinha até pintado errado. Pintei o spinner corretamente, lixei a peça ruim, pintei a perte que vai ficar exposta, dei uma repassada na hélice...

Depois posto as fotos...

ah! Alguém já usou o verniz brilhante a da acrilex? ë que tá faltando verniz brilhante aqui pra mim, pois minha future amarelou tem um tempão.

Júlio, o que vc acha de eu usar a Klir como verniz? Fica muito inferior o serviço?

Abraços,
01_Urubu
Engrenado
Engrenado

Post by 01_Urubu »

Sydy, fica bom tranquilo. Mas tem Future aqui procê cara.... Amanhã vou na Pça da Bandeira, aí deixo na sua portaria um tiquim ;)
*Alis Grave Nil*
Sydney

Post by Sydney »

01_Urubu wrote:Sydy, fica bom tranquilo. Mas tem Future aqui procê cara.... Amanhã vou na Pça da Bandeira, aí deixo na sua portaria um tiquim ;)
PÔ Júlio!!!

Excepcional!!!

Se quiseres subir tem estacionamento para visitantes. Dá uma paradinha pra tomar um suco. Estarei em casa amanhã e vc aproveita e vê o que tem por aqui.

Aceito mesmo! :-)

Abraços,
33_Costa
Arataca
Arataca

Post by 33_Costa »

Sydney wrote:Se quiseres subir tem estacionamento para visitantes.
Playboy :-P :-P :-P

Tá ficando bonitão o modelo Sydy.
Sydney

Post by Sydney »

Costa,

Valeu pelo incentivo!

Vamos ao progresso... Relembrando o que foi feito e não postado...

OK - 23/11 Pintar preto, bequilha e demais detalhes a pinçel

Pintar entradas e detalhes do cowling, intake do motor também.

Colar trem de pouso principal.

Corrigir e repintar o spinner.

hoje passei o dia no pinçel aqui. Pintei a bequilha, fiz mais uns detalhamentos com pinçel fino, colei o trem de pouso principal, tirei os pneus da resina, preparei com a dremel pra ficar chatinho no chão (nem vou pintar, já furei para colocar o arame que serve de atracação na base, colei no trem principal. Foi um baita trabalho para colocar bem simétrico.

ah! Outra coisa que me pegou de surpresa é que a peça que compões o spinner simplesmente não encaixava e tinha até pintado errado. Pintei o spinner corretamente, lixei a peça ruim, pintei a perte que vai ficar exposta, dei uma repassada na hélice...

OK - 24/11

Realinhar furo da placa do spinner e colar eixo na fuselagem.

Montar hélice

Bem,

Como falei ontem eu fiz um monte de coisas, mas hoje as complementei com o descrito acima.

De comentário é que eu aprendi que deveria ter colado o eixo no início da montagem, pois apesar de coloca-lo só agora, acho que no início seria muito mais fácil.

O Spinner precisou de complemento e depois das fotos ainda o trabalhei um pouco mais, principalmente na faixa verde e no preto/graxa na rosca de fixação da hélice.

O legal é que posso atracar e tirar a hélice para transporte.

Ah! Achei que as MGs17 ficarm ótimas. Olhem o detalhe das crianças. E foram feitas scratch!

Outra coisa bacana foi o pneu. Olhando de lado até pareçe que eles estão aguentando o peso do avião mesmo.

Vamos às fotos:

Image

Image

Image

Image

Image

Hoje de tarde aplico o verniz para deixar secar enquanto viajo!

Verniz brilhante.
Mobi

Post by Mobi »

Capeta,

Tá ficando muito bom!!! As metracas ficaram super legais mesmo!!! Parabéns, parceiro! Pra quem tá parada o tempo que você estava, você tá mandando muito bem!

Tô vendo que você vai montar dois kits dentro do prazo do grupo de montagem! :)

Senta a Pua!

Na escuta...
Sydney

Post by Sydney »

Mobi wrote:Capeta,

Tá ficando muito bom!!! As metracas ficaram super legais mesmo!!! Parabéns, parceiro! Pra quem tá parada o tempo que você estava, você tá mandando muito bem!

Tô vendo que você vai montar dois kits dentro do prazo do grupo de montagem!
Pô! Mobi,

Valeu!!! Estou reaprendendo o que sabia e aprendendo trocentas coisas novas aqui com o pessoal.

Os vídeos que o Júlio indicou são excelentes e já até aprendi a fazer pré-shading... Muahahahha (só na teoria)...

Quanto a fazer dois kits... Eu já estou com o segundo projeto sendo preparado, mas só o irei tocar quando acabar esse aqui (mais uns 15 dias).

A minha intenção é montar um 109-F0 do Adolf Galand, chamado Flight of the Lobster.

Vai ser interessante pq o avião não tem weathering nenhum, pois tinha saído da fábrica e iria ser entregue em Le Touque pro Osterkampf. O engraçado é que era aniversário do Osterkampf e o Galand tava levando uma cesta de lagosta pra festança. Resolveu passar na inglaterra e acabou abatendo dois hurricanes... mas depois conto essa história...

Valeu mobi!

Abração,
Sydney

Post by Sydney »

01_Urubu wrote:Sydy, fica bom tranquilo. Mas tem Future aqui procê cara.... Amanhã vou na Pça da Bandeira, aí deixo na sua portaria um tiquim ;)
Júlio,

Recebi a future, obrigadão! :yeye:

Esperava que vc subisse pra rangar comigo, mas o zé me falou que vc estava morrendo de pressa! Fica pra próxima então.

Já dei uma camadinha de future e aproveitei uma asa velha de corsair para testar a Klir. Depois vou testar o brilhoso da acrilex. :coça:

Se vacilar amanhã já aplico alguns decalques!

Valeu e, mais uma vez, muito obrigado! :simmestre: :simmestre:
Sydney

Post by Sydney »

Pessoal,

Acabei de colar os decalques. O que achava que iria ser fácil, foi difícil, e o que seria difícil, foi fácil... Argh! Que coisa trabalhosa.

No final o resultado ficou bom. Agora o bicho está secando e amanhã eu postarei as fotos depois de uma camadinha de future.

Ai ficam faltando o weathering e o verniz fosco.

A M é que recebi umas tarefas no trabalho e precisarei me dedicar até 7 de dezembro para cumpri-las. De qualquer forma o próximo projeto está decidido: será o Lobster Flight de Adolf Galland, um 109 F-0!

Abraços,
Sydney

Post by Sydney »

Pessoal,

Acabei de dar a segunda demão de MicroSol nos decalques. Descobrique tenho uma caneta estilete perfeita para forçar o baixo relevo nos decalques.

O que não foi por bem, foi por mal. Ficou legal pacas os contornos. Agora é deixar descansar. Vou viajar hoje e volto na quarta.

Na quarta mesmo dou uma demão de futuro e na quinta faço o weathering e o verniz fosco.

Ai é só grudar o canopi e acabou. A base vai ser uma provisória de madeira pq ela está muito empenada. Vou achar um marceneiro barateiro que faça as base pra mim. Vou precisar de 3 para 109 e 3 para p47, isso sem falar uma grande para o Me262.

O modelo está ficando legal pacas!!!

Abraço a todos.
08_Goose
Manicaca
Manicaca

Post by 08_Goose »

S!

Show Sydy! Ta mandando ver!

Sobre o meu pó, ele serve para dar um aspecto de velho para a pintura, um toque meio de tinta gasta de sol sobre o metal.. algo do tipo, não sei explicar, só vendo mesmo, mas eu agarantio.

SP!
Post Reply