O Boeing 737-800 com winglet (PR-GTA) pousou no aeroporto Tancredo Neves, em Confins, às 9h57 do dia 30 de julho de 2006.
O PR-GTA é o primeiro 737-800 Next Generation (NG) adequado a pedido da Gol para pouso e decolagem em pistas curtas, como a do Santos Dumont (com 1.323 metros de extensão), no Rio de Janeiro.
O PR-GTA é a primeira aeronave do acordo firmado com a Boeing para a aquisição de até 101 que serão entregues entre 2006 e 2012, o maior já firmado entre a fabricante norte-americana e uma empresa de aviação da América Latina. Aeronaves próprias da GOL.
Enquanto não opera na PONTE SDU-CGH, o PR-GTA já está na malha da GOL fazendo seus vôos regulares.
Mais aeronaves genuínas estão chegando!
Confira os estágios de produção do GTB, GTC e GTD.
O GTB, por exemplo, está no estágio mais avançado. Ele já realizou os testes dinâmicos dos sistemas, como o abastecimento e desabastecimento de combustível, testes dos motores, ar-condicionado, freios, entre outros. O primeiro vôo ja está sendo realizado e logo após o GTB dará início à pintura. Em breve a Gol começará a vistoria e preparação para a entrega, prevista para ainda este mês.
Já o GTC realizou a inspeção final da cabine principal (dos passageiros) e do cockpit (de comando). Os testes dinâmicos começarão na próxima segunda-feira (07/08/2006).
E o GTD começou a produção no dia 31 de julho de 2006 e está na fase de instalação de complementação de sistemas mecânicos e hidráulicos. Na última quarta-feira (02/08/2006), foram montadas as mantas de insonorização (mantas ao redor da fuselagem, que ajudam a reduzir o ruído externo, aumentando o conforto da aeronave) e neste sábado (05/08/2006) serão instaladas as asas.
