Porque jogar em excesso pode causar Morte Súbita

DoD, Team Fortress 2, ARMA, Paciência Online e tudo mais que der alegria para a moçada
Post Reply
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Porque jogar em excesso pode causar Morte Súbita

Post by 36_Killer-Ants »

Do Finalboss

Após os últimos casos de pessoas que ficaram horas e horas jogando e acabaram morrendo, como o recente caso do coreano que ficou em uma lan-house por 10 dias, a comunidade científica voltou a se manifestar sobre o assunto.

De acordo com o Dr. Song Hyeong-gon, a exposição excessiva a jogos eletrônicos pode matar o jogador de uma hora para outra. O especialista explica que as pessoas que ficam horas na frente de um computador, gastam quantidades absurdas de energia e raramente param para se alimentar ou se mover. Essas pessoas se tornam mais suscetíveis ao que os médicos chamam de Embolia-Trombo-Pulmonar, que causa a falência súbita do órgão.

Mas não pára por aí: a exposição exagerada a imagens supercoloridas, que mudam com uma freqüência considerável (algo comum em pelo menos 95% dos jogos), irrita o córtex cerebral, o que pode causar a morte súbita do usuário. Estudos ainda estão sendo feitos afim de descobrir mais detalhes sobre o fato.

É claro que todos são casos de pessoas que passaram tempo demais jogando, o que envolve muitas horas, até dias na frente de uma tela de computador. Então não se esqueçam de jogar com responsabilidade, de uma forma sadia e sem exageros. Seu córtex cerebral agradece.
:drink:
K-A
Last edited by 36_Killer-Ants on 21 Dec 2005 14:49, edited 2 times in total.
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
Brun0

Post by Brun0 »

É isso aí... eu descanso mais ou menos 10 minutos por cada 1 hora de jogo.

S!
User avatar
03_Vingador
Veterano
Veterano
Posts: 3218
Joined: 14 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Post by 03_Vingador »

S!

Graças ao meu PC defeituoso tenho descançado bastante :-(

SP!
GO SILVA!!!!
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

A primeira explicação é bem plausível, dá para imaginar a falta, ou repetição exagerada, de movimentos levandos a problemas sérios no corpo.

A segunda não me parece bem explicada. "Morte súbita por irritação do córtex cerebral" acaba não explicando grande coisa, já que o corte cerebral é tudo o que conhecemos por massa cinzenta do cérebro (aquela parte enrugada). Meio estranho que uma perturbação luminosa afete o córtex como um todo, já que a área principal responsavel pela visão fica só atras na área do córtex. É mais provável que a tentativa do cérebro em acompanhar a frequencia muito alta e aleatória das imagens provoque um estress nervoso nessa área especializada, com relexos motores. Isso, junto com a falta de alimentação e movimento, é que pode levar a um stress generalizado que cause uma falência súbita do coração.

Bem, os médicos de plantão podem opinar melhor ;)

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Foi comprovado da pior maneira que é possível causar convulsão nas pessoas com determinados padrões de brilhos e reflexos alternados (Epilepsia desencadeada nas crianças japonesas pelos primeiros desenhos dos Pokemon).

Já uma falência total não sei se é possível, mas que ajuda a cansar isso ajuda.

Psicopatología Y Videojuegos
Estudian la relación entre epilepsia y videojuegos." (La Vanguardia 16/01/1993).

Todos los periódicos coincidían en señalar que el verdadero causante de las crisis epilépticas era la estimulación luminosa intermitente que podía llegar a producirse durante el juego con videojuegos. No obstante raras veces se señalaba que para que la crisis epiléptica pudiera existir se precisaba de un sujeto que presentara una peculiar forma de respuesta ante este tipo de estímulo (reacción de fotosensibilidad). Dicho de otro modo la crisis epiléptica frente al videojuego no es mas que la manifestación de un síntoma de un trastorno ya existente. No solo se obvió el señalar que es preciso presentar una alteración electroencefalográfica o por lo menos una especial sensibilidad a la estimulación intermitente, sino que nada se dijo en relación al tipo de estimulación luminosa necesaria, que tan sólo puede ofrecer problemas cuando alcanza frecuencias del orden de 5 a 15 ciclos por segundo. La frecuencia de este estímulo es el que tiene el verdadero potencial convulsivo y no su naturaleza. De hecho se han registrado casos de pacientes que se han provocado crisis haciendo oscilar su mano frente a los ojos, o bien personas que conducían por una carretera arbolada al atardecer o simplemente mirando un televisor estropeado.
El clímax de esta carrera de "informaciones" se alcanzó con los siguientes titulares, que también fueron publicados en los primeros días de Enero de 1993:

"Advierten que la adicción a los videojuegos puede matar" (La Vanguardia 11/01/1993).

"Médicos británicos dicen que la adicción a los videojuegos puede matar" (El Mundo 11/ 01/1993)

Los titulares hacían referencia a una noticia aparecida en el periódico británico "The Observer" en el que se hacia referencia a la posibilidad existente de que un sujeto muera a consecuencia de la crisis, sea esta desencadenada por el motivo que sea (status epiléptico).
No sólo los medios de comunicación general difundieron noticias de este talante, existieron también declaraciones oficiales, como la que se recoge en Diario 16 el 18/12/1992:
:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Ka, naqueles casos, a epilepsia já era pre-existente, o pulso luminoso a desencadeou apenas, como uma dose de açucar num diabetico que nao sabia que era diabetico...
Em uma pessoa normal o máximo que pode causar é dor de cabeça ou desorientação. O gozado que o exercito americano hoje em dia dispoe de um rifle de atordoamento que usa um pulso de luz verde que tem esse efeito, mas não deixa sequelas, é uma das tais armas "não letais"...
Vai ver que se inspiraram no pokemon :lol:

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply