Uma das coisas que mais irritou na 6800 era o barulho da ventoinha (cooler) quando a placa estava em modo "full load". Muito barulhento e ineficiente, o dissipador era uma placa fina de alumínio com um cooler pequeno e as memórias ficavam a descoberto...
Foi aí que papai noel me trouxe isso dos UK

NV Silencer 5 (revisão 3) Base de cobre e dissipadores, ruído de 0,9 sone (inaudível a mais de 15cm de distância)
O manual pouco ajuda e deixa muita coisa solta, estou acrescentando minhas opiniões sobre as etapas seguintes para facilitar a vida dos futuros aventureiros.

A vítima - uma XFX 6800 "vanilla", "pura" ou "NU" 128mb 256bits AGP 8x - notem as memos (hynix 2,2ns - teoricamente 900mhz) sem dissipação e o tamanho do cooler...

A parte mais trabalhosa é a remoção do conjunto de dissipação térmica padrão. Os pinos de fixação são muito justos, você tem que pressionar sem pena (detalhe) e no meu caso optei por cortar as barbelas que travam esses pinos na furação da placa (alguns sites sugerem o uso de alicates de ponta fina para amassar as arestas e passar o pino de volta pelo furo, mas tem muitas trilhas próximas - um arranhão e já viu, né...)

Olhem a diferença das peças, nem sempre o maior é o mais barulhento e desajeitado - hehehe

A quantidade de pasta térmica sobre a GPU era ridícula, passei um pano seco 2 vezes e ela ficou reluzente.

A partir da revisão 3, foram eliminados os "calços" de cobre que faziam o contato das memórias com a base do dissipador ( artigo com um Silencer 5 rev.2 ) sendo substituídos por um bloco de adesivo térmico de alta condutividade, melhores em termos de contato uniforme. Não precisa usar nenhuma pasta térmica, o conjunto já vem preparado para a aplicação.
O cooler deve ficar de costas sobre uma superfície para o perfeito ajuste da placa sobre o mesmo. Os furos são bem óbvios, não tem mistério nessa parte, o único cuidado é para não aplicar a placa de cabeça para baixo, pois os furos são simétricos...

Também nessa revisão foi acrescida uma extensão caso o usuário tenha uma placa com especificações diferentes das recomendadas pela Nvidia. Daí é só plugar em outro conector de fan, porém vai perder o controle sobre a rotação do cooler nos 3 estágios, ficando sempre em 100% (não chega a ser um transtorno pois o ruído em 30%, 60% e 100% é praticamente o mesmo). Quem tiver uma com a pinagem padrão deve ter atenção para plugar o conector antes de assentar a placa - não que seja impossível depois - só vai dar mais trabalho, acreditem

Outra novidade da rev.3: esse escudo é ligeiramente côncavo, quando os parafusos são apertados proporcionam uma fixação bastante justa. Recomendo apertá-los de 2 em 2 para garantir uniformidade na pressão (o manual recomenda um de cada vez, mas achei pior de achar o "ponto" certo de aparafusamento)

"Houston, the eagle has landed"

Detalhe que essa solução ocupa 2 slots e já vem com uma grade de fechamento que pode ser aparafusada no gabinete - exemplo. Caso a sua placa tenha uma solução de cooler já com o fechamento de duas baias integradas, será necessário removê-lo e colocar a que vem junto com o Silencer 5.
Tempo total de preparação e montagem 40 minutos. Agora, ao que realmente interessa, temperatura ambiente de 30ºc.
antes, com barulho desagradável:
Idle - 58ºc (fan em 40%)
Full load - 74ºc ~ 86ºc (fan em 100%)
atual, variação de rotação inaudível até mesmo em 100%:
Idle - 49ºc ~ 51ºc (fan em 40%)
Full load - 62ºc ~ 65ºc (fan em 100% - até agora a pouco com 1h 1/2 de SH3 não passou disso)

Como foi comprado fora (20,00 libras ~ R$ 80,00) acho que saiu em conta, afinal, o silêncio vale ouro

K-A