S!
JRRJ wrote:
Alguem reparou no ursinho pendurado na capsula?. la pelos 8/9min do lançamento percebe-se um tranco e o bichinho para de balançar, some da tela e depois aparece flutuando.
Hehehe... Reparei sim. O tranco foi na hora em que desligaram os motores e o foguete entrava em órbita. Aí já tem a condição de "falta de peso".
JRRJ wrote:
Agora pouco fui site da
NASA que esta redirecionando para a missao 13 e apenas com a foto de 2 astronautas sem o Brasileiro... :-? :-?. Sacanagem.
Como já disseram, o site da NASA se refere à Expedição 13 da ISS e o Pontes não é membro dessa espedição: ele volta em 8 ou 9 dias enquanto os dois ficam 6 meses na estação. Por isso não aparece.
Quanto ao artigo que você mencionou JRRJ, na minha opinião é pura teoria da conspiração.
Os EUA bloqueiam a tecnologia de lançamento para outros países? Claro! Mas o projeto de lançadores brasileiros está onde está por culpa exclusiva do país: sem verbas e com uma administração pouco transparente nada vai para frente. nunca vi nimguém lançar foguete de uma base que só abre à tarde para economisar no refeitório...
Não foi a participação brasileira na ISS que tirou a grana do projeto de lançadores, afinal os US$ 300 milhões da parte brasileira simplesmente não foram liberados e o Brasil não produziu as peças que lhe diziam respeito. A NASA já procurou terceiros para produzir o que viram que o Brasil não vai mesmo produzir por causa da política fiscal dos últimos 3 governos: a última palavra é de um burocrata na boca do caixa que define qual verba é liberada ou não, o orçamento que se dane! Vergonha total!
Ou seja, mesmo que o s EUA tivessem "obrigado" o Brasil a aderir (o que não creio) não foi essa a causa da falta de verbas para o projeto de foguetes.
O Pontes foi para o fim da fila de vôo por essas questões políticas. E o Brasil perde uma coisa que teria compensado largamente os US$ 300 milhões: tempo de laboratório na estação para executar as pesquisas de micro-gravidade por até meses! Mesmo que por astronautas de outros países.
Só para comparar: façam uma lista mental da quantidade de besteiras em que o governo gastou muito mais do que isso... Essa falta de continuidade de verbas e projetos no país é, infelizmente, típica: poderia desfiar um rosário de exemplos. Participar da ISS só atrapalha o projeto de foguetes por que, no nosso governo, nenhum é levado a sério mesmo.
Isso para não mencionar as picuinhas políticas, como
essa.
Também é bom mencionar que não havia nenhuma obrigação em escolher um astronauta militar, poderia ser civil. Não sei quais foram os critérios para a escolha do Pontos, mas havia outros candidatos (civis).
Pena que o projeto da ISS deve morrer mesmo e perderemos a oportunidade de uso da estação como laboratório de pesquisa... Esse vôo deve, infelizmente, ser o único. Uma mera manobra de propaganda.
Quem sabe, como outros já falaram, ao menos sirva de estímulo para novos projetos e inspiração para novas vocações.
SP!