Faça o curso de Piloto Privado (PP) em alguma escola (aeroclube), primeiro é o curso teórico, cinco materias:
- Teoria de Vôo
- Regulamentos de Tráfego Aéreo - VFR
- Navegação
- Meteorologia
- Conhecimentos Técnicos (motores à pistão)
Ai você deve fazer a banca da ANAC para obter o CCT (Certificado de Capacidade Técnica). Para fazer a banca não é necessário ter feito curso teórico de PP em escola homologada, você pode ser autodidata, mas eu não recomendo, ainda mais se você nunca tiver tido um contato maior com aviação.
São 3 bancas da ANAC por ano, aqui você encontra informações sobre o periodo de inscrição, data e local das provas:
http://www.anac.gov.br/arquivos/pdf/cal ... Piloto.pdf
http://www.anac.gov.br/arquivos/pdf/ins ... Piloto.pdf
Passando na banca você deve fazer a carteira de saúde, CCF, (Certificado de Capacidade Fisica), no caso para tirar habilitação de PP você precisa do CCF de 2ª classe. Os exames são feito em uma Junta de Saude militar, dependendo da junta alguns exames você tem que fazer fora.
CCT e CCF na mão pode começar a voar em uma escola/aeroclube. Para PPA(Avião) são necessárias 35hs de vôo. Aqui depende de você, se o instrutor achar que você precisa da mais horas, você terá que fazer. O vôo solo ocorre por volta da ~25hs, depende, eu solei com 18hs, mas já era piloto de Ultra-leve, e depende do modelo do avião também, Cessna é mais facil do que Aerolixeiro (boero).
Tendo completado o treinamento com o minimo de 35hs você passará pelo vôo de cheque, com um examinador credenciado pela ANAC da propria escola, ou você ainda pode pegar um checador militar.
Fez o cheque, passou, você recebe a carteira de Piloto Privado Avião e pode voar aeronaves mono-motoras em condições visuais (VFR).
Agora rapá é voar, voar e voar. Pagando, até 150hs de vôo que é o minimo para tirar a carteira de Piloto Comercial/IFR. Você terá que elevar a categoria do seu CCF para 1ª classe (exame mais rigoroso) e terá que fazer uma outra banca, a de Piloto Comercial/IFR. Praticamente as mesmas matérias de PP, só que Motores a reação e Regulamentos de Vôo por instrumento. A navegação é mais foda também, por que os calculos envolvem as cartas de Saida e Chegada (SID/STARS). Depois de tudo pronto e o minimo de horas, vôo de cheque. Passou no cheque, carteira de PCA (Piloto Comercial Avião) começa o desespero.
A exploração do lixo da aviação no Brasil, a bosta da bosta. Você vai concorrer com gente com muito mais hora de vôo, e você ,cabeção piloto comercial com 150hs, vai topar voar de graça só para juntar hora. E ai, tu acabou de foder com a aviação inteira, por que ninguem mais vai pagar porra nenhuma enquanto você não atingir 1000hs de vôo, entrar para um taxi-aero (ganha uma merda e trabalha para caralho, vai juntar muita hora de vôo, e vai ouvir falar em um palavra constante, excesso de peso) agora, se você for faixa quente, peixão vai entrar para uma CIA Aérea logo por indicação. Ai tu vida muda, você vai continuar trabalhando para caralho, mas vai ganhar bem e vai comer todas as comissárias.
Outra opção é você tirar o INVA (Instrutor de Vôo), para isso precisa de 170hs se não me engando. Mas é um dos melhores começo, vai dar instrução em um escola, aprimorar seu vôo, ganhar uma merda e voar relativamente bem. Mais para frente, as possibilidades de voar de instrutor em uma escola é você virar piloto executivo, voando de co-pila no avião de algum magnata ou entrar para um taxi-aéreo.
Agora você saiu de uma taxi aéreo ou seu patrão vendeu o avião, tá lá com 1500hs de vôo na CIV, fudêncio, você é o tal. Mas nada de uma Cia. Aérea te chamar, ai você vai para a EJ e conhece o milagroso:
Curos preparatório para linha aérea.
Seus problemas acabar, você vai entrar no esquemado PAGOL, paga o curso da EJ (~ultimas estimativas algo em torno de R$: 35.000,00) e milagrosamente depois que você acabar o curso a GOL te chama para co-pila!
Militar ou Civil o caminho é longo e cheio de quebrada, mas se é seu sonho corra atrás!
"Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerce"
