SVMapper

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

SVMapper

Post by 21_Sokol1 »

Este utilitário SVMapper foi desenvolvido pelo pessoal do AviaForum para permitir usar os botões do controlador USB Mjoy não reconhecidos pelo DirectImput - ou seja do #32 ao #64, mas funciona com outros joysticks.

Podera ser útil para quem tem um joy sem capacidade de programação, ou cujo software não seja mais compativel com o (r)Windows, como alguns modelos Sidewinder. Ou como no caso do Luiziana que esta convertendo seu HOTAS F22+TQS para USB com o BU0836.

Testei com meu HOTAS TMF22PRO+TQS que tem duas chaves toggle (ON-OF, ON-OF-ON) e funcionou bem.

Permite por exemplo que voce coloque uma chave tipo para cima/para baixo para controlar o trem de pouso - nomalmente usar este tipo de chave num joy/controlador comum fara com que ela fique enviando comando indevinidamente , fazendo o trem de pouso subir e baixar continuamente.

O SVmapper intercepta o comando do joystick/controle e envia ao game como se fosse comando do teclado.

Image

Ex.: Trem de pouso (G): alavanca toggle (ON-OF) para cima, trem de pouso para cima (Mapped Key on Press).
Alavanca toggle (ON-OF) para baixo, trem de pouso para baixo (Mapped Key on Release).
Ou seja havera comando ao ligar (mapped key on press) e ao desligar (mapped key on release) a chave.

Voce pode programar se a tecla vai gerar só um pulso ou vários e definir esta quantidade, bem como se ficara repetindo ou não, bem como seu delay.

Como meu teste foi com o iL2Stumovik e nele a tecla R controla as varias posições do radiador (cowl flaps), podendo ser: Closed, 2, 4, 6, 8, Open - tipicamente - pois a aviões com posições a menos ou a mais.

Como na prática as posições intermediarias não tem muita utilidade, programei uma chave toggle para que:
Para baixo = Open e para cima = Closed, porem veja que para ir de Closed para Open a tecla R devera ser apertada 5 vezes: ou seja passar pelas posições 2, 4, 6, 8 e finalmente Open.

Então para o "Mapped Key on Press" defini que havera uma repetição de 5 vezes.
Já para o "Mapped Key on Relesase" havera apenas uma repetição, ou seja passara de Open pra Closed, que seria a próxima posição do R na sequencia padrão (Closed, 2, 4, 6, 8, Open).

Outro exemplo útil, como o engine do IL2 não permite uso de um dual throttle REAL para o controle de aviões bi-motores, fiz o seguinte:
Na frente da manete do acelerador do TQS tem uma chave de 4 posições, programei suas posições para a esquerda e para a direita da seguinte maneira:

Chave apertada para a esquerda (mapped on key press), motor esquerdo selecionado (Alt+1) - o movimento da manete passa a controlar este motor, soltando a chave (mapped key on release) ambos os motores são selecionados (Alt+3) e a manete volta a controlar ambos os motores. Idem para o lado direito. Muito prático de usar com este tipo de avião. :)

Outro exemplo, para testar a função "repeat" do programa:
Apertando outra chave toggle (ON-OF), abre-se o rádio do game (TAB)
soltando esta chave para é enviado o comando 1, 1 (Wingman cover me).

O programa só tem um executável e devera ficar minimizado no tray quando em uso, ocupando 2.456k de memória.

Link para download (Aviafoum): http://forum.sukhoi.ru/attachment.php?a ... 1172927942

Sokol1
34_Bodoque
Ala
Ala

Post by 34_Bodoque »

S!

Muito legal essa pesquisas e teste que você apresenta aqui Sokol.
Poderia ter um tópico fixo só com essas dicas suas.
Sempre que noto que você anda meio sumido, você aparece com alguma coisa assim.
É isso ae!

SP!
01000001 01101100 11110100 00100000 01000111 01101001 01101100 01100100 01100001 00100001
DocFlyer

Post by DocFlyer »

Sokol

Parece transmissão de pensamento.
E justo no sábado te pedí alguma coisa assim.

Mas continuo minha empreitada. Quando conseguirmos algo te aviso, e quando souber tb me comunica.

Obrigado
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado

Post by 32_Mariocar »

E aí Sokol, quando você vai escrever um livro sobre hardware para simuladores?

:shock:
SP!
Mariocar
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Mais uma dica interessante, possível com o SVMapper.

ZOOM no FOV, com um delay de 25 ms fica bem sauve ir do mínimo para o máximo:

No SETUP do IL2 coloquei o
Increase FOV no RALT + [
e
Decrease FOV no RLAT + ]

- Poderia ser qualquer outra tecla ou combinação de tecla + modificadores (CTRL, ALT).

No SVMapper usei um HAT no throttle - botões 6 e 7 para para emular estas teclas:

Image

Para quem tem joys programavéis como CH, Saitek, Trhustmaster o próprio sofware faz isto. O SVMapper é interessante para quem usa joy não programável.

Sokol1
Suicidable

Post by Suicidable »

Pessoal, alguem poderia me ajudar com o SVmapper?

Seguinte, eu configuro ele legal, mas no game os comandos não funcionam, tem algum macete ae ou será q eu estou configurando errado?

Desde já agradeço
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Depois de criar o perfil no SVMaper, voce tem que deixar ele minimizado antes de entrar no game (tambem pode abrir depois de estar no game que funciona).

Sokol1
Suicidable

Post by Suicidable »

Sim, eu fasso isso, porem quando aperto o botão não acontece nada
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Mmm, copie e cole o conteudo do seu "seu profile".ini aqui.

Sokol1
Suicidable

Post by Suicidable »

Sokol, estou "testando" por enquanto apenas 3 botões ok?

[{00AA04D9-0000-0000-0000-504944564944},{E3C59040-BF09-11DE-8001-444553540000},Base-864]
Name=Joystick0
NumberOfButtons=60
NumberOfPOVs=1
[Joystick0\Button48]
OnDownCount=1
OnDown=38
OnDownRepeat=1
[Joystick0\Button49]
OnDownCount=1
OnDown=57
OnDownRepeat=1
[Joystick0\Button50]
OnDownCount=1
OnDown=28
OnDownRepeat=1
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Pelo visto esta correto - voce esta usando uma Stargate864 - para comparar um Mjoy:
[{00010000-0000-0000-0000-504944564944},{CC9FA260-ED51-11DC-8001-444553540000},MJoy]
Name=Joystick0
NumberOfButtons=24
NumberOfPOVs=1

[Joystick0\Button24]
OnDownCount=2
OnDown=42,34
OnDownRepeat=51
OnDownDelay=470
Description=Raising Landing Gear manually
Vamos, lá em que simulador esta testando, e mais importante COMO esta testado?

Alem da Stargate tem outro joy ligado ai? Os botões dele funciona corretamente?

Sokol1
Suicidable

Post by Suicidable »

Isso, estou com uma Stargate, e é o único controlador que tenho ligado.

No SVmapper todos os botões funcionam corretamente, eu os aperto e eles ficam em vermelho.

O game q estou usando é o GTR2, porem se funciona em outros jogos pq nesse não funcionaria?

Estou testando da seguinte maneira, conecto a 864 no pc, abro o Svmapper, abro o perfil q criei, minimizo o SVmapper e entro no jogo.

Pelo que entendi no readme o software praticamente "emula" os comandos do teclado, então seria isso a fazer.

Tem mais alguma coisa?
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Bom, não usei o GTR2 mas se voce só tem um joy não haveria problemas - alias nem dois. Mas acho que li algo sobre o GTR2 ser meio enjoado com controles...

Sim, o SVMapper é um emulador de teclas - com algumas funcões avançadas, como mapear funções para uma chave quando ela ligar e desligar.

Mas veja voce não pode testar no Setup do game, e sim dentro do game.

Outra coisa, se no SVMapper colou o I para ligar o motor, no setup do game não coloque nada para a mesma função.

Eu uso ele assim: o que for possivel eu mapeio no setup do jogo - pois estou usando o Direct Imput, que é o caminho mais curto entre o jogo e o joystick. Funções não previstas no jogo eu uso o mapper, como por exemplo para as chaves toggle. Util se voce fez um "button box".

Mas se quiser mapear tudo no SVMapper não tem probelmas, inclusive criar mais de um perfil, lembrando de reservar uma chave para alternar entre os perfis.

Sokol1
Suicidable

Post by Suicidable »

Antigamente eu usava o sistema lpt-switch+direct imput, e nunca tive esse tipo de problema.

Testei dentro do game, o L é para ligar o limitador de velocidade, apertando no teclado funciona legal, já no box...

Putz, não sei mais oque fazer, fiz todo o box no caprixo e agora não consigo usa-lo, tem que ter uma solução.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

O que pode ser então é que o GTR2 não esta vendo a Stargate864 ou o jogo em questão reconhece apenas seu volante...

Veja: http://forum.rscnet.org/showthread.php?t=334977

Baseado no que o cara falou, talvez colocando um delay no SVMappper, começe com um valor alto, tipo 250ms, se funcionar vá diminuindo...

Tente tambem mapear com o JoyToKey:
http://www.baixaki.com.br/download/joytokey.htm

Se não der, como GlovePie.

http://forum.racesimcentral.com/showthread.php?t=324305

É mais chato de usar porque tem qeu programar scrips.

Sokol1
Post Reply