Missões Airwars

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
Roll

Missões Airwars

Post by Roll »

S! a todos!

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo sucesso que está alcançando o servidor, finalmente o pessoal está prestigiando um servidor brasileiro, inclusive com a presença de muitos estrangeiros jogando.Nos colocamos a disposição para ajudá-los no que estiver ao nosso alcance.
Bom, vamos ao assunto: tenho jogado seguidamente no servidor e participado de várias missões juntamente com o pessoal do meu esquadrão e de outros esquadrões que jogam pelo lado do eixo.Utilizamos o VT como meio de comunicação, onde além de voar trocamos idéias sobre as missões.Assim sendo, surgem dúvidas e sugestões sobre os planesets utilizados.É claro que as missões tentam ser historicamente corretas, mas não podemos deixar de esquecer da jogabilidade das mesmas.O que o pessoal comenta muito é que não se voa o FW190 D9 no server, porque ele não aparece em nenhuma missão.Outro ponto é a diferença de ano de fabricação dos aviões envolvidos.Por exemplo, existe uma missão que se passa em 1943, mas o lado red além das tradicionais B25 tem P39-Q1 (ou Q10) 1944 para voar.Se a missão é em 1943, porque aviões de 44 quando existem no jogo aviões do mesmo ano que se passa a missão?Em todas missões que lembro de ter voado nunca o lado blue é contemplado com aviões com um ou dois anos mais novos que o lado red, mas o contrário ocorre.Já no mapa Norway_1 por exemplo, no blue temos 109 E4/B (que é mais lento) e 109 F2 (pouco poder de fogo) contra SpitVb ( dois canhões de 20mm) e Mosquito (42).Se a missão se passa em 41, porque aviões 42?E porque não um F4 para equilibrar mais a missão?Ou então a colocação de um FW A4, já que quando o SpitVb surgiu os FW entraram em cena logo em seguida e temos Mosquitos na missão?Existem outras missões a se comentar mas não lembro no momento.
Outra questão que o pessoal levanta é o tempo das missões que é muito curto, quando a coisa tá ficando boa termina. :D
Peço que não vejam esse post como uma reclamação, porque voamos as missões da forma que está, somente gostariamos de ver um equilibrio melhor entre os aviões.Ontem a noite o server estava cheio, mas após voar 4 missões com planesets ruins e ver que a próxima seria nos mesmos moldes o pessoal debandou em massa.Isso é ruim para ambos os lados, porque para haver diversão tem que haver dois times.
Bem, isso é basicamente o que ouço o pessoal comentar, deixo claro mais uma vez que são apenas sugestões e não reclamações.

Grande abraço a todos!

=BLW=Roll
Nabakov
Marraio
Marraio

Post by Nabakov »

Olá Roll,

É sempre bom ouvir críticas construtivas como essa. Nesse nível, elas serão sempre bem-vindas. ;)

Não sou eu quem fez as missões do Airwars, mas tenho certeza de que tentaram um equilíbrio entre os aviões do eixo e dos aliados. São justas as suas reclamações, mas saiba que elas acontecem também do outro lado.

Quanto ao equilíbrio de jogadores nas missões, vejo que muita gente escolhe o lado pelo avião teoricamente mais vantajoso no combate em questão, e nem se ligam em equilibrar o número entre Red e Blue. Mas nessas circunstâncias de desvantagens é que nosso espírito de piloto se acende e, como sabemos, o bom piloto faz a diferença.

Já que vocês só jogam no Blue, a desvantagem realmente pode acontecer, assim como, em outros casos, a vantagem também pode ser monumental.

Em todo caso, suas observações serão, como todas, analisadas pelos responsáveis.

Ps.: também acho que as missões que não são GM mudam muito rápido.

Abraços,

Nabakov
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Roll, obrigado pelo feedback, ele é muito importante :ok

Alugumas missões eu consigo lembrar, outras não sei, seria legal se eu pudesse responder todas tuas dúvidas... mas vamos lá 8)

Primeiramente, queria colocar que ainda está em (re)desenvolvimento as missões do AW, por isso a falta de alguns planeset, como no caso do D9, para o qual estou fazendo uma missão no qual entra o Tempest do outro lado, outro plane (este red) que também está em falta no server...

Realmente tive um lapso ao fazer a missão de Frankfurt 45 e esquecer do D9.. eu havia retirado o Me-262 também por questões de balanço da missão, mas resolvi reincluí-lo numa base mais longínqua (impondo um custo/benefício para manter a missão balanceada) e recoloquei o D9, mas essa mudança deve demorar ainda uma semana ou mais para aparecer no server ;)

Essa missão de 43 que você fala talvez seja Kerch_2, mas o cenário aí na verdade é 43/44, com os alemães em apuros sendo empurrados de volta pela Criméia... talvez por isso P39Q10, embora ache também posso retirá-lo... tem que lembrar que qualquer cenário pós 43 fica mais dificil pro lado alemão, assim como de 40 até 42 é difícil pro lado red...

A questão da Noruega é que quando pesquisei o que os alemães/noruegueses tinham em Herdla em 42 apareceu esse planeset mesmo, o F4 só pareceu bem mais tarde por lá, aí pensei que esse seria um ótimo cenário (histórico) onde o Mosquito anêmico do Oleg faria algum sentido... o FW com que os Noruegueses contavam era o 3 e mesmo assim mais na de área de Oslo, havendo muito poucos 4... mas posso acrescentá-lo à missão, para trazer mais balanço...

Mas acredito que para vocês os planeset em LeHavre, Kerch_1, Karkhov, Sicily e outros, o lado alemão esteja bem suprido...
Roll wrote: Ontem a noite o server estava cheio, mas após voar 4 missões com planesets ruins e ver que a próxima seria nos mesmos moldes o pessoal debandou em massa.Isso é ruim para ambos os lados, porque para haver diversão tem que haver dois times.
Roll, provavelmente o script (que rotaciona as missões automáticamente) tenha encadeado várias delas com com anos menos favoráveis pro lado alemão, mas iso muda nos dias subsequantes ;)
Roll wrote: Outra questão que o pessoal levanta é o tempo das missões que é muito curto, quando a coisa tá ficando boa termina. :D
As missões (com objetivo) tem um tempo mínimo de 60 min... talvez seja o caso de fazer uma enquete para ver se o pessoal quer um tempo mínimo maior...

Bem , fazer planesets históricos e ao mesmo tempo equilibrados é difícil, às vezes quando você pensa que está acertando está errando :sad:

Mas é isso aí, quanto mais feedback eu tiver mais posso refinar as missões para que fiquem interessantes para todos... mas não devemos esquecer que a Hisótoria às vezes é cruel :)

Tenta lembrar dessas missões que você falou e posta aqui as dúvidas :ok

Um grande abraço :s:

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Se ficar só nesta de "equilibrar" planeset, seu trabalho de criar missões baseadas em fatos reais perdera sentido, pois haverá cenários que nem poderão ser lançados, considerados os aviões envolvidos (história) e os disponíveis no game.

Ex.: Midway... :roll:

Sokol1
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Eu achei as colocações do Roll muito interessantes e até bem ponderadas.

Creio que o server melhorou bastante porém, creio que só com o tempo será mais frequentado por pilotos que de fato querem vora e não dar uma de Kickboxer aéreo.

Essa semana voei a missão que eu fiz e o Condor melhorou simulando a campanha do Gavca na Itália. Fiquei muito chateado com adebandada geral.
Uma ótima oportinudade de dentro do server variar e atacra alvos no solo e o que aconteceu? Uma debandada geral.

naturalmente não se pode agradar a gregos e troianos mas tb não se pode agradar os gregos e esquecer os trioanos e vice versa.

Eu pelo menos em todas as missões faria uma única modificação. Que com certeza todos irão reprovar. Liberar a visão externa. Rsssss

Parece piada mas as vezes a visão interna da cabine é claustrofóbica. Em especial no Fw190.
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Sokolino, não se preocupe que não vou deturpar a História :D

Balancear a missão não significa colocar um avião que não existiu em cenário tal/tempo tal só para aumentar as chances de um lado, mas em retirar ou colocar em uma base mais distante um avião mais top que tenha existido mas tenha existido em quantidades limitadas. Exemplo do Me-262 no mapa Frankfurt_2, ou do La7 e Yak-3 em Bagration...

Gutierrez, não se chateie, porque esse pessoal que saiu na missão dos Jambocks não entende que essa é nossa missão de abertura, e uma homenagem aos aviadores brasileiros que morreram na Itália, sair no meio dela é como sair no meio do Hino Brasileiro ;)

Quanto aos settings, a gente já discutiu aqui várias vezes sua configuração, e chegamos a conclusão que a atual é a melhor para um server com propósitos históricos, a que pesem outras considerações ;)

SP!
07_Phantom
Veterano
Veterano

Post by 07_Phantom »

28_Condor wrote: Gutierrez, não se chateie, porque esse pessoal que saiu na missão dos Jambocks não entende que essa é nossa missão de abertura, e uma homenagem aos aviadores brasileiros que morreram na Itália, sair no meio dela é como sair no meio do Hino Brasileiro ;)
Falou e disse :s:
SP!
Phantom
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Disse tudo Condor!

Eu pelo menos aceitei a mudança de missão com um ouriço do mar na garganta.
Roll

Post by Roll »

S!

Agradeço a vocês pela atenção, realmente a intenção é essa, melhorar o que já está bom :D
Sabemos que no jogo os aviões nem sempre correspondem a realidade, exemplos clássicos são FW190 e P51, muito abaixo do que realmente foram.Nesses mesmos moldes temos aviões que fazem um bom combate, exemplo Spit X 109, La5 x 109G2.Ao mesmo tempo temos aviões no jogo que estão muito acima dos outros, exemplo La7, onde num combate 1 x 1 dependo do avião adversário a chance de vitória do La é de 90%(Eu particularmente o acho o melhor avião do jogo).A dificuldade que o lado red tem em combater um 262 quanto voa de La7 é a mesma que temos ao combater um La7 voando de FW190 A9.Então, quando falo em equilíbrio, não é tanto a parte histórica que está em foco, e sim o equilíbrio da jogabilidade.Existem outros fatores que historicamente poderiam ser levados em conta, como o fato de que caças de primeira linha como La5-FN não eram muito numerosos em 43 e caças como SpitIX também não.Mas no jogo se pode voá-los em qualquer quantidade, depende somente da vontade dos jogadores.Também existe o apontamento do Condor que diz que depois de 43 as coisas ficaram ruim para os alemães.É verdade, mas não por falta de bons caças e sim pela quantidade disponível.Por esse lado vemos que fazer tudo 100% historicamente correto não é possível.
A visão externa liberada existe em vários servidores, creio que colocá-la no Airwars afastaria um pouco o pessoal que gosta mais do full.
Condor, vou anotar o nome das missões as quais fiz aquelas observações e depois coloco aqui ok?
Grande abraço a todos e obrigado pela atenção!
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

É verdade, o ideal seria limitar o numero de vezes que se pode voar um plane, mas como isso não é possível apenas os coloco mais longe, quando necessário...

É verdade, não dá para ser 100% histórico, o máximo que podemos fazer é respeitar o espírito da História, quando reencenamos episódios historicos, não colocando lá aviões que não estiveram de jeito nenhum, seja cronologicamente, seja logisticamente...

Isso só não é possível com os bombers, já que tio Oleg não deu aos bombers a mesma atenção que aos caças, então temos que nos virar, fazendo do B-25J um bomber "onipresente", e nem mesmo temos as variantes mais antigas deste. Mas se assim não agimos, não tem western bombers... de qualquer maneira, bombers não dogam, e o desequilibro não é tão grande assim :roll:

Roll, fico aguardo de sua relação ;)

SP!
Hotsea

Post by Hotsea »

sou adepto do full-real.

Esta semana, dei uma avuada no airwars e peguei ua missão em que usava-se P47 Razor vs Fw190 ou Bf, não me recordo bem, no mapa das ilhas. Gostei dos combates, apesar de não me adaptar direito com o joy, foi um bom combate :)

Oq não me agradou foi que a missão (ao meu ver) não é histórica, e sim um embate entre FURBALEIROS.

Enfim, vou voar mais vezes lá, gostei do server.
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Quando a missão não tem o texto histórico no briefing, então ela não é histórica, ou é uma GM (dogfight puro para descontração), ou uma missão ficcional para caberem lá os planes do 46 do Oleg :-D

São as exceções que abrimos para os que querem voar online esses planes ;)

SP!
Stuka

Post by Stuka »

S! a todos.

Faço minhas as palavras de Herr Roll e dos demais. Realmente é muito difícil equilibrar históricamente. O IL2 por si só não permite. E não é só pelo FM não. Eu cito 2 exemplos clássicos: MS406/410 (voável) e o SM 79. Dois aviões que foram importantes em suas épocas e teatro de operações, fora do IL2!
elso

Post by elso »

Queria parabenizar o pessoal aqui pela maturidade e receptividade em discutir o assunto, tá sendo uma papo de alto nível.

Aproveito para comentar,

Pessoalmente gostaria que o mapa durasse um pouco mais (pelo menos) no AIRWARS. Isso permite que pilotos voem em ala, que se use um pouco mais a altitude, que se aprenda um pouco mais sobre os planes.

Um tempo muito curto de mapa acaba transformando o combate num dog tipo mata-morre-decola...

E ainda num mapa onde não se tenha avioes tão equilibrados (por causa dos compromissos históricos) você terá um tempo para organizar uma tática com teu colega de squad e, através do trabalho de equipe, até mesmo superar a desvantagem. Seria uma superação pessoal.

Mesmo nas GMs onde tivesse um planeset 100% equilibrado é legal o mapa durar mais pra você aproveitar pra voar taticamente com seu squads,amigos e até os gringos.

Bem, isso são apenas minhas opiniões e que refletem mais ou menos o jeito que gosto mais de voar.

Grande abraço a todos,

=BLW=Elso
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

E ainda num mapa onde não se tenha avioes tão equilibrados (por causa dos compromissos históricos) você terá um tempo para organizar uma tática com teu colega de squad e, através do trabalho de equipe, até mesmo superar a desvantagem
Image

Muito bem colocado, assim é que se "equilibra o planeset" numa missão de fundo histórico.

Sokol1
Post Reply