S!
Não quero estender a polêmica sobre um assunto, até certo ponto, pessoal, mas...
Shinke wrote:S!
só pra ajudar, o ensino religioso está calcado na LDO...
Sim, eu já sabia disso. Mas é mais uma daquelas coisas que me faz pensar: como algo tão inconstitucional pode ter sido aprovado e, pior, não ter sido questionada judicialmente?
Aliás, esse não é nem o ponto mais questionável da LDB, mas isso é outra história...
O artigo da lei é muito bonito mas,
na minha opinião, irreal. Sem proselitismo? Respeito à diversidade? Simplesmente não é cumprido no dia a dia da sala de aula (explico abaixo).
Mesmo que viesse a ser cumprido o respeito à diversidade e etc... esse artigo na lei é absurdo por que o Estado não deve se meter com a religião e ponto final. O artigo só foi posto na lei por pressão de grupos religiosos.
Shinke wrote:
O ensino religioso não é catequese...[...]
Muito temos avançado com representantes de outras denominações religiosas, como evangelicos, luteranos e batistas, e posso afirmar, nada tem a ver com catequese, mas sim com várias outras questões, como moral, respeito, cultura religiosa, etc etc...
E os animistas? Os gnósticos? Espíritas? Confucionismo? Budismo? Induismo? Islamismo? E as religiões indígenas? E o Candomblé?
Te garanto que se professores, respeitando a “diversidade cultural religiosa do Brasil”, ensinassem que o Camdoblé é uma escolha religiosa aceitável, e não coisa do diabo, em dois tempos os mesmos bispos e pastores que defenderam a implantação do ensino religioso “não confencional ou proselitista” iam chiar.
Aliás, e o Ateísmo? Imagina se o professor dissesse algo minimamente neutro sobre o ateísmo? O que as autoridades eclesiásticas diriam?
A verdade é que bispos e pastores defendem fortemente o ensino religioso na escola pública por que sabem que a tendência é que se torne ensino das regiões preponderantes na região em questão. É só ver que evangélicos não gostam da idéia onde a Igreja Católica é forte e vice-versa.
Na hora que alguém tenta fazer algo realmente neutro as autoridades religiosas chiam. Se criticar as religiões religiosas então, o mundo vem abaixo.
No fim tudo se resume ao seguinte: lugar de ensino religioso é na Igreja. Quem que seu filho tenha instrução religiosa? Leve na Igreja.
Shinke wrote:...mas sim com várias outras questões, como moral, respeito, cultura religiosa, etc etc...
tá, eu sei, estas questões não precisariam estar no ensino religioso, mas em um país religioso como o nosso, entendeu-se que sim...
Essa é
a questão! Não há por que não se tratar isso nas aulas de História, Educação Moral e Cívica, Sociologia e Filosofia (onde existem). As aulas de religião nas escolas públicas terminam por virar instrumentos na mão das religiões preponderantes na região geográfica em questão.
Shinke wrote:
O Estado TEM de ser laico, e a sociedade tem de ser organizada.
Sim, quem quiser organizar sua igreja com escolas dominicais (ou em qualquer outro dia) tem toda a liberdade de fazê-lo. E o estado não se mete na questão.
SP!