Dehaviland Mosquito 1/48

Debates sobre plastimodelismo e aeromodelismo.
08_Goose
Manicaca
Manicaca

Post by 08_Goose »

S!

Ta matando a pau Luiziana... ta ficando MUITO bom!

- Os decais aderem por sí proprio, mas nao pode ficar tirando e pondo <font color="red"><i>muito</i></font> ele, senao chega uma hora que ele nao adere direito mais.

- Sobre o verniz, toda demão de verniz tem que ser por tudo, nao em partes especificas. Passa o verniz brilhante, decalca, depois passa o fosco.

- Depois de fosco da para trabalhar nos desgastes, wash e tudo mais, so que requere mais cuidado... e preferencial fazer isso com ele brilhante...mas para qualquer erro, pega um cotonete, molha e esfrega no sabao de coco, e passa no lugar, limpa na hora.

- Sobre o canopy , pega um durex fosco e cola no vidro todo. Depois com um palito de dente voce reforca o durex nos relevos do vidro, depois voce com <font color="red"><i>muito</i></font> cuidado vem com um bisturi e vai cortando fora a parte do durex que ta por cima daonde voce vai pintar. E recomendavel testar em algum canopy velho antes.

espero ter ajudado

SP!
Luiziana

Post by Luiziana »

S! PUTZ!!! Testei o verniz acrílico em uma peça e não aderiu...no plástico até fixa, mas quando aplico sobre a tinta duco é como se fosse teflon, espalha pra tudo quanto é lado. Será que aplicando com pistola dá certo??

Oque eu faço agora?? Putz!!!
Hades

Post by Hades »

:s:

Você está usando pincel ou aerógrafo? Eu aplico com Aerógrafo.

Tem que ver também, como está diluindo o verniz, está usando alcool ou água? Geralmente uso alccol.

Não tive problema em aplicá-lo sobre qualquer tipo tinta.

Tenta assim: Dilui o verniz com alcool e aplica com aerógrafo ou pistola.

Abraços
SP!
Luiziana

Post by Luiziana »

S!

O problema era o verniz, usei um de artesanato enganado...depois usei o acrilex e ficou um show, já ta tudo envernizado, muito bom!!!

Espero que essa seja a última dúvida...Como eu faço pra depois de colar o decal não desaparecer as linhas do avião???????????????
Hades

Post by Hades »

Não sei se é bem isso que você quer saber.

Você tem que envelhecer (sujar) os decals também, aí você mesmo vai dar o detalhamento que quer.

Lembrando como o Goose disse, os decals são delicados e por isso tem que se trabalhar com calma e não mexer muito.

Abraços
SP!
Luiziana

Post by Luiziana »

S!

Já ví em alguns kits com os decais colados e mesmo assim as linhas de baixo relevo apareciam, como eu faço isso??? colo os decais e depois corto onde há linhas por de baixo???

O que eu quero é que as linhas de baixo relevo continuem aparecendo e não fiquem encobertas pelo decal!!! Vou passar a faca no decal!!!!

Dá pra aplicar decal sobre verniz fosco???? Ouvi falar que tem que ser sobre Brilhante pra melhorar a aderência, isso é real?????
08_Goose
Manicaca
Manicaca

Post by 08_Goose »

S!

Luiziana, decal somente sobre superficie brilhante, jamais sobre fosca.

Sobre as linhas nos decais, existem varios amolecedores de decais que voce passa por cima, e o decal encaixa nos relevos. Mas um jeito caseiro e muito bom, é momentos apos vc fixar o decal, vir com um palito de dente e com muita delicadeza ir passando no decal afundando aonde tem relevo, o certo é nao rasgar o decal, mas dependendo das circunstancias por vir acabar rasgando, mas fica melhor do que deixar o decal tampando os relevos negativos.

SP!
Luiziana

Post by Luiziana »

S!

Porra eu só encho o saco!!!!!

Eu já apliquei duas demãos (finas) de verniz fosco (acrilex base água). Não tem problema aplicar verniz Brilhante sobre o fosco pra colar os decais, e depois aplicar outra de fosco por cima??????????
08_Goose
Manicaca
Manicaca

Post by 08_Goose »

S!

Problema maior vai ser não aplicar o brilhante e aplicar os decais :)

SP!
Luiziana

Post by Luiziana »

S!

Tudo certo, depois da treta do verniz, e outras menores o bixo tá saindo do forno...tá quase pronto assim que der mando umas fotos.
Mobi

Post by Mobi »

Luiziana,

Tá muito bom!!! Parabéns!!! Tem certeza que é o primeiro que você fez?

Senta a Pua!
01_Urubu
Engrenado
Engrenado

Post by 01_Urubu »

MUITO bom!!!!!! :clap:
*Alis Grave Nil*
Hades

Post by Hades »

PQP!! :shock:

FICOU SHOW DE BOLA!!!

:clap: :clap: :clap: :clap:

Luiziana diz como você fez os detalhamentos, como os sujos e os desgastes, que material utilizou para dar aquele efeito borrado, e os desgastes, usou o que para fazê-los.

Qual a marca das tintas que você usou? e tipo?

Este é mesmo o seu primeiro modelo? antes você modelava o que?

Abraços
SP!
Luiziana

Post by Luiziana »

S!

Respondendo ao Hades e contando a história deste novo palastimodelista:

De Havilland Mosquito – Monogram 1/48 - 235 Squadron

A coragem

Por anos protelei a compra e montagem de um kit, alegava falta de tempo, dinheiro e por aí vai...Ficava olhando fotos de kits montados por felizes modelistas e a coragem não pintava, até que um dia vi um P-40 que se não me engano o Goose estava vendendo no forum, e possuído por um ímpeto de agora vai, cheguei até a fazer contato para a compra, mas como não poderia ser diferente faltou grana e deu em pizza. Tirava o recalque no Photoshop fazendo ilustrações, triste vida.
Um dia surge o Urubu vendendo um Mosquito, logo o mosquito (adoro esse avião)...Agora vai, ou compro e monto essa droga ou nunca mais olho nem foto. Comprei, milagre, milagre, o cara finalmente comprou um Kit, pensei agora eu quero ver!!!
Negócio fechado e começava o martírio da espera, maldito correio...Vou à agência, uma, duas, três vezes, nada, o pássaro não chega, teria voado pra outro lugar...Puta que pariu que aflição. Vou de novo e é a última, pra minha surpresa tava lá pousado na prateleira me esperando, que alegria.
Já em casa abro a caixa, Deus do céu quanta peça, e agora, me ferrei!!! Nunca vou montar isso, passado o susto começo o trabalho, separo as peças encosto umas nas outras pra ver mais ou menos o que dá, não é tão terrível assim, acho que vai dar certo.
Lembro de um link do fórum do cavca, mostrava passo a passo a montagem de um SU-27 (o cara era um mostro) fiquei até envergonhado de montar vendo a perfeição do Su, mas azar já ta aqui mesmo, agora vai, dou um olhada detalhada no trabalho do cara e tomo inspiração.

Os materiais e ferramentas

Agora o bixo vai pegar malandro, esses materiais custam uma grana e nesse fim de mundo que eu moro não vou achar nada nunca. Vou pro fórum, alguém deve me ajudar, o Urubu falou no tal de JET, mas isso nem deve existir aqui, fui na loja de produtos pra dentista e tava lá, beleza esse já era. Já as tintas, não deu outra, fui na oficina de pintura do meu sogro e rapei tudo quanto foi resto de tinta automotiva que tinha lá, e vai ser com o que tiver, afinal é o primeiro e se der errado azar...Mistura tinta daqui, mistura dali e seja o que Deus quizer.
As ferramentas não foram diferente, o que eu tenho? Um serrote um pé de cabra, isso não dá, vou para as ferramentas da minha mulher, lixa de unha, secador de cabelo, pincéis de artesanato...Bingo!!! isso me serve, arrecadei tudo. Quanto ao aerógrafo, quem precisa de um, eu tenho uma pistola de pintura automotiva (deve ser a mesma coisa!), parti finalmente pro ferramental, fui em uma loja de R$ 1,99 e fiz a festa, pinças, pincéis, prendedores, lupa etc. Por último comprei fita crepe, fita de filete, thinner, lixas e água raz. Agora é só começar.

O trabalho

Falando sério agora, comecei meu trabalho separando as peças, retirando as rebarbas e lixando tudo bem direitinho, não posso dizer se o Kit é de boa qualidade, se tinha muitas rebarbas ou qual quer outra coisa, pois não tenho referencial, já que é meu 1º Kit. Depois de tudo lixado resolvi dar uma reforçada nas linhas de baixo relevo, eu tinha visto o cara do Su-17 fazer isso e achei uma boa, usei as costas de um bisturi para raspar o plástico e refazer as linhas. Notei que o compartimento de bombas não era estanque e se envergava pra dentro da fuselagem, daí resolvi modificar, com uma tampa de baia de cpu vis os pedaços que faltavam.
Quando montei a fuselagem pra ver notei que o leme estava bem empenado, tentei arrumar com o secador de cabelo, mas não funcionou, daí o Urubu (de novo me ajudando) me falou do lance da água quente e fria, foi tiro e queda, ficou retinho.
Me decidi por montar um caça, passei a faca no bico e comecei a montagem, mas antes pintei asas, e fuselagem por dentro, nos compartimentos dos trens de pouso usei verde qualquer coisa (fabricação no olho), o mais próximo possível da cor que eu tinha como referencia, sendo que o radiador usei prata envelhecido com preto fosco. O cockpit e o compartimento de bombas utilizaram o mesmo verde, sendo que no último acrescentei, com uma agulha quente, uns rebites em baixo relevo e uns detalhes simulando chapas e emendas.
Com a fuselagem montada e colada apenas minúsculas frestas necessitaram de massa, o Jet cola muito e o trabalho ficou bom, o mesmo não posso dizer do bico do avião que no caso do caça vem separado, a peça estava certamente com um defeito de fabricação, pois o grau de empeno era irreal, muita lixa e massa depois o problema foi resolvido, ainda bem. As asas não deram muito trabalho, uma lixada aqui e lá e uns ajustes e tudo se resolveu.
Nessa altura do campeonato ainda não havia me decidido por qual modelo montar, nenhuma das opções da caixa me despertaram interesse, nesses momentos é que a parceria fala mais alto, pedi material pra galera do fórum e de pronto recebi uma grande quantidade de um valiosíssimo material cheio de ilustrações e fotos...Mais uma vez obrigado!!! Decidido vai ser um Mosquito VI do 235 squadron, com lista de invasão e tudo.
Optei por pintar o fundo primeiro, apliquei uma mão de selador para plástico automotivo (cuidado ataca o plástico, tem que aplicar de leve) e usei verde paina DUCO da Volkswagen, depois, com medo da fita crepe detonar tudo, parti para as listas, pois se na hora de tirar as mascaras descascasse seria mais fácil de consertar. Listas prontas parti pra cor de cima, misturei um monte de cor até chegar em uma próxima da que eu queria, acho que ficou bom. Essa foi sinceramente a parte mais complicada, tive que mascarar toda parte inferior do avião e as listas de invasão, em uma cartolina recortei o desenho da curvatura da cor superior e apliquei com fita dupla face nas laterais para isolar o resto.
Com pedaços de plástico fabriquei o acelerador, um novo painel, alguns outros equipamentos e detalhei o rádio, pintei as pernas do trem de pouso e outras peças menores com um palito de dentes (funciona muito bem).
Para mascarar os aros das rodas tentei fita, mas não deu certo, pois a fita não é flexível, sendo o ideal uma máscara líquida, resolvi fazer uns testes usando uma máscara facial da minha esposa (Máscara de pepino da AVON), pra minha surpresa funciona e muito bem, depois de seco aceita até thinner e não se desmancha, é só pintar e depois retirar facilmente até com a mão.
Pintura feita faltava a os desgastes, tentei primeiramente tinta óleo, mas essa não seca nunca, parti para o esmalte sintético diluído com água raz, um sucesso, nunca mais uso outra coisa. Usei basicamente para o envelhecimento preto fosco e branco, ambos ultra diluídos, aplicava branco ou preto com um pincel e depois puxava com outro de cerdas duras para formar os riscos. Vermelho no spinner com desgaste em prata e preto, prata nas bordas das pás das hélices, no rádio e nos hidráulicos das superfícies de controle e pronto, ta tudo dando certo...
Chegou a hora dos decais, li as instruções, perguntei no fórum, mas na hora do vamos ver resolvi fazer do meu jeito. Coloquei o decal de molho esperei soltar,com um pedaço de papel vegetal molhado retirava o decal da água, já na posição em que iria ser colado, e aplicava no modelo. As vantagens desse método no meu ver é que o vegetal transparente permite que se visualize o local exato onde se quer colar. Depois de colado demarquei bem as linhas de baixo relevo do modelo e fiz o envelhecimento de praxe.
A próxima etapa foi colar os trens de pouso as portas dos compartimentos, hélices, capas do escapamento e canopie. Esse último resolvi inovar, ao invés de pintar as estruturas, apliquei uma fita vinílica (verde interior) cortada bem fininha, da espessura das traves do canopie, previamente pintada do cor azul-acinzentado do modelo, as vantagens é que não há o perigo de borrar e se tem a cor externa e interna ao mesmo tempo.
Posso dizer que foi uma surpresa pra mim que tenha ficado tão legal esse modelo, sendo o primeiro, achei que “o cobaia” seria um fiasco, mas deu tudo certo e o que ficou de tudo isso foi a vontade de montar outro...!!!

Qualquer dúvida, dica ou sugestão estou as ordens.

Agradecimentos especiais a toda a turma do Gavca que ajudaram muito e de todas as formas possiveis e principalmente a minha esposa, que me incentivou e aguentou toda a bagunça e sujeira. É a ela que eu presenteio e dedico esse modelo!!!!

FINALIZADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D :D :-D :D :-D :-D :D :-D :-D :D :-D

http://ikeavila.multiply.com/photos/photo/2/53.jpg

http://ikeavila.multiply.com/photos/hi- ... 2%2F55.jpg
Post Reply