KV-1 O tanque pesado.

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

KV-1 O tanque pesado.

Post by 21_Sokol1 »

Os primeiros encontros com o tanque KV-1 foram um choque para os alemães, que não dispunham de meios paa combate-lo, a exemplo deste combate:

Image

"Em 18 de agosto de 1941, um solitário KV-1 (o número 864, comandado pelo Tte. Kolobanov) estava entrincheirado e camuflado perto da cidade do Krasnogvardeysk (frente do Leningrado). O tanque tinha recebido ordens de defender a estrada do Kinigsep. Outros quatro KV-1 tinham recebido ordens de defender outras duas estradas. Todos os tanques levavam carga de munição dobrada, dois terços da qual eram projéteis antitanque. Esperava-se uma ofensiva da 8ª Divisão Panzer. O KV do Kolobanov tinha uma posição invejavel em uma area de bosques, na ladeira de uma colina, com a estrada abaixo dele, cruzando uma zona pantanosa. No dia seguinte, tropas de reconhecimento alemãs com motocicletas, semi-largatas e um blindado ligeiro atravessaram a estrada. Cinco minutos mais tarde a esperada coluna de 43 tanques apareceu enchendo a estrada. O primeiro projétil soviético incendiou o tanque da frente. Depois de dois disparos mais, o segundo tanque bambém começou a arder. Então Kolobanov abriu fogo sobre a retaguarda da coluna, destruindo o tanque de trás: os alemães estavam bloqueados. Ainda não tinham conseguido localizar o tanque soviético, mas abriram fogo sobre a área suspeita. Tentando escapar, alguns tanques ficaram imobilizados no pântano. O caos se apoderou da estrada. Os tanquistas russos destruíram 22 tanques alemães ao longo de 30 minutos. Então o KV foi descoberto pelos alemães que começaram a disparar certeiramente. Apesar da impossibilidade dos canhões alemães de penetrar a grossa blindagem do KV, os impactos dos projéteis tornavam terrivelmente penosas as condições em que lutava a tripulação soviética. Uma das granadas alemãs cravou no anel da torre e o KV se viu forçado a abandonar sua trincheira e manobrar com o casco para poder apontar. Então os soviéticos viram dois canhões antitanque rebocados que vinham pela estrada. O primeiro dos disparos soviéticos eliminou um dos canhões, mas o outro canhão foi capaz de disparar um projétil que danificou o periscópio do KV antes de ser destruído pelo tanque. A munição estava quase esgotada e Kolobanov recebeu felicitações pela rádio e a ordem de que se retirasse. Ao menos outros três KV estavam em caminho à batalha e foram capazes de destruir mais 20 outros 20 tanques alemães.

No total foram destruídos 42 tanques e dois canhões alemães. O tanque do Kolobanov recebeu 135 impactos, mas nenhum conseguiu penetrar.

Kolobanov foi condecorado com a Ordem do Lenin e seu condutor, Usov, com a Ordem da Bandeira Vermelha."


Sokol1
Post Reply