S!
Fonte: Overclockers.ru.
Muitos usuários da interface AGP 8x se entusiasmaram pelo fato de que a AMD-ATI irá providenciar versões correspondentes de toda a família de placas gráficas RV6xx (teoricamente até mesmo o R600). A NVIDIA, por sua vez, ao invés de apresentar produtos compatíveis com DirectX 10 para essa interface, ela propôs as GeForce 7900 GS e 7950 GT. A pergunta que fica no ar é a seguinte: realmente não é possível a NVIDIA criar versões AGP das placas gráficas da série GeForce 8600?
De acordo com o site Fudzilla, a atual revisão do chip transicional ou bridge HSI, responsável pela tradução de sinais nativos PCI-Express em AGP ou vice-versa, não é compatível com os processadores gráficos da geração G8x e conseqüentemente o lançamento de versões AGP dessas placas é incerta. Sabe-se que recentemente o bridge HSI da NVIDIA não será mais produzida pela IBM, mas pelas TSMC e UMC. Os correspondentes explicam que o início da produção da nova revisão do chip transicional HSI precisará de pelo menos entre dois e três meses e então a NVIDIA poderá apresentar placas gráficas da geração GeForce 8 com interface AGP 8x em design padrão.
Chip transicional HSI: sem ele não haveria mais placas AGP desde a geração GeForce FX.
Enquanto isso, a AMD-ATI espera lançar suas placas gráficas baseadas nos chips RV630 e RV610 no final de maio ou durante o mês de junho. Seus preços não serão muito acima dos praticados para seus similares em PCI-Express x16.
Texto e tradução: Tomodachi.
SP!