Alô pessoas, estou fazendo meu sistema diy aos poucos. Revivi um joy antigo aproveitando os botões, hat e eixos, tô pensando em dissecar um sidewinder 3d pro para trhotle e o pedal daqui a pouco sai do forno.
Tudo isso inspirado na infelicidade que tive ao constatar que nenhum joy prestava no flight simulator, muito menos o controle do leme "gay" (aprendi essa aqui com vcs hehehe), é um pesadelo alinhar o avião pra pousar.
No início achei que somente um bom controle bastava, pesquisei e acabei comprando um sidewinder 3d pro, qual não foi minha surpresa ao constatar que o danadinho implicava em não funcionar e que não existiam drives pra ele no XP... Pois é, fiz um adaptador com um atmega8 que achei num fórum, ainda assim a precisão e a extensão dos controles era uma caca. Até aí <font color="red"><i>beleza</i></font>, pesquisei e pesquisei e achei o tal do mjoy16, comprei um manche por R$2,00 (tava morto e semi enterrado) e adaptei o bichinho. Tudo <font color="red"><i>funcionou</i></font> direitinho.
Mesmo a mecânica do tal joystriller :167: sendo ruim, a diferença foi notável. No primeiro vôo com ele no flight simulator, completei uma missão de planador que antes achava impossível.
Mudando um pouco de assunto, ainda preciso de ajuda pra jogar il-2, tô com tudo em cima, inclusive on-line, mas basta decolar e tomo um monte de tiro às 6h. Será que não podemos marcar uma hora no airways pra umas lições de vôo...?
Bom, conforme for fazendo o bichinho, vou postando as fotos. E pra quem curte vou ver se disponibilizo a plaquinha em um kit pra quem quiser comprar...Consegui fazer razoavelmente bem o método do tonner e a placa é um mod russo que cabe em qq cantinho do joy.
Abração rapaziada!!!
Meus controles DIY - Manche, Throtle e pedais
Meus controles DIY - Manche, Throtle e pedais
Last edited by alelimac on 20 Aug 2009 15:55, edited 1 time in total.
Pessoas,
Startei o projeto do Rudder Pedal, como minha intenção principal é fazer algo preciso com o que tenho em mão e gastando o mínimo possível de $$, optei por usar esse material que está na foto.
Início do projeto com a barra móvel já parafusada e as barras que servirão de base ainda soltas:

Barra móvel em detalhe (a base dos pedais e os pedais vao ser fixados nesses parafusos:

Idéia de montagem:
A base ficará mais larga que o conjunto móvel, impedindo ter que domá-lo...

Startei o projeto do Rudder Pedal, como minha intenção principal é fazer algo preciso com o que tenho em mão e gastando o mínimo possível de $$, optei por usar esse material que está na foto.
Início do projeto com a barra móvel já parafusada e as barras que servirão de base ainda soltas:

Barra móvel em detalhe (a base dos pedais e os pedais vao ser fixados nesses parafusos:

Idéia de montagem:
A base ficará mais larga que o conjunto móvel, impedindo ter que domá-lo...

alelimac,
O conceito que voce esta usando, o paralelogramo deformavel é o mais usado em Rudder Pedal.
Agora seria bom voce seguir uma receita ja testada (dimensões, angulos...) como o Baloo Pedal, e tambem usar rolamentos nas articulacões, em casa de peças para máquinas agricolas voce compra com diametro interno de 8mm por pouco mais de R$ 1,00 cada, assim consegue um movimento suave e sem folgas.
Mas de qualqur forma isso pode ser implementado depois, continue o projeto que é o mais importante.
Sokol1.
O conceito que voce esta usando, o paralelogramo deformavel é o mais usado em Rudder Pedal.
Agora seria bom voce seguir uma receita ja testada (dimensões, angulos...) como o Baloo Pedal, e tambem usar rolamentos nas articulacões, em casa de peças para máquinas agricolas voce compra com diametro interno de 8mm por pouco mais de R$ 1,00 cada, assim consegue um movimento suave e sem folgas.
Mas de qualqur forma isso pode ser implementado depois, continue o projeto que é o mais importante.
Sokol1.