Sala de Guerra

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saraiva
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Sala de Guerra

Post by saraiva »

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http://saladeguerra.blogspot.com/

Tem muito material sobre a segunda guerra, alguns são uma completa novidade para mim!

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Greenville "Geep" Green
(13/04/1917 - 04/07/2009)

Faleceu no último dia 4 de julho na Ilha de Wight, Inglaterra, de causas naturais aos 92 anos, o condecorado piloto de bombardeiro Wing Commander Greenville Edward "Geep" Green.

Nascido em Londres, Green juntou-se à RAF após um amigo pacifista voltar de uma viagem à Alemanha e contar-lhe que o que vira lá o deixara determinado a entrar para o Exército. Green então voluntariou-se para serviço comissionado na Real Força Aérea. Após completar seu treinamento, ele foi enviado para a base de Habbanyia, no Iraque, onde passou a integrar o 55º Esquadrão. Ele participou das buscas e localizou os destroços de um hidroavião Short Empire que havia se acidentado no Lago Habbanyia em 27 de novembro de 1938. Com o início da guerra em setembro de 1939, ele foi enviado de volta à Inglaterra para buscar novos bombardeiros Bristol Blenheim, e voar com eles para o Egito, nova base do 55º. Contudo, tiveram que esperar as aeronaves serem fabricadas e, quando estavam finalmente prontas, já era junho de 1940 e a França (que era uma escala necessária para o voo de transferência) estava à beira da rendição.

Após pousarem em Marselha, Green e seus colegas viram que os franceses se recusavam a abastecer suas aeronaves. Green então subiu no Blenheim e "exercitou" as metralhadoras dorsais, convencendo os franceses a abastecê-los. Dessa forma, continuaram o voo para Fuka via Malta. Ao chegar ao Egito, ele participou de ataques contra a ofensiva italiana em setembro, mas uma missão em 12 de dezembro de 1940 se provaria quase fatal para ele. Naquele dia, Green atacou o aeródromo italiano de El Adem ao anoitecer, quando foi interceptado por um par de Fiat CR.42s pilotados pelo Maggiore Ernesto "Gamba di Ferro" Botto e seu ala, Capitano Giulio Reiner. Enquanto Green despejava suas bombas, Reiner abriu fogo contra o Blenheim, inflingindo danos sérios ao destruir o painel de instrumentos, sistema hidráulico e torre dorsal do bombardeiro. Green foi atingido no braço, mas conseguiu fazer violentas manobras que impediram Reiner de manter a pontaria. Perdendo muito sangue e sem navegação, ele conseguiu voltar para Fuka e, após ser alvo da própria artilharia antiaérea, conseguiu fazer um pouso de barriga na pista. Por esta ação ele ganhou a Distinguished Flying Cross.

Em março de 1941 ele foi enviado a Grécia junto ao 113º Esquadrão. Em uma missão, ele viu-se ao lado de uma formação de Junkers Ju 87s, e conseguiu derrubar um dos Stukas com suas armas frontais. Poucos dias depois, o esquadrão perdeu todas as suas aeronaves durante um ataque aéreo ao aeródromo de Larissa, e logo os ingleses recuaram para o Egito. Green então desenvolveu uma séria sinusite e foi enviado para a Inglaterra, onde cursou a Escola de Estado-Maior e passou a treinar operadores de rádio e artilheiros aéreos. Em abril de 1945 ele recebeu o comando de uma unidade responsável por coletar aeronaves da Luftwaffe e levá-las para a Grã-Bretanha.

Ele deixou a RAF em 1946 e passou a trabalhar nas indústrias aeronáutica, automobilística e de telefonia. Green mais tarde abriu uma firma de venda de adubo, que gerenciou até aposentar-se. Greenville Green deixa esposa e três filhos.
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